Tirar as pessoas do seu WiFi é muito fácil; é a parte de detecção que é difícil. Infelizmente, se alguém está roubando seu WiFi, você pode nem perceber até que coisas estranhas começam a acontecer. Se você acha que alguém está usando seu WiFi, verifique primeiro se isso está acontecendo e, em seguida, decida como deseja impedir que essa pessoa use seu W-Fi no futuro.

Algumas razões pelas quais você pode suspeitar que as pessoas estão no seu Wi-Fi sem a sua permissão é se tudo estiver funcionando lentamente, você vê telefones estranhos ou laptops conectados ao seu roteador, ou a sua empresa de internet está relatando um comportamento estranho na sua rede.

Como bloquear o WiFi para outros usuários?

Bloquear alguém do seu WiFi é tão fácil quanto alterar sua senha WiFi para algo muito mais seguro, de preferência com criptografia WPA ou WPA2.

No momento em que o roteador requer uma nova senha que os dispositivos conectados não sabem, todos os aproveitadores serão automaticamente iniciados em sua rede, impossibilitados de usar sua Internet – a menos, é claro, que eles possam adivinhar ou hackear sua senha WiFi novamente .

Como uma precaução adicional para ajudar a proteger-se contra hackers WiFi, você deve não apenas evitar senhas fracas, mas também alterar o nome de WiFi (SSID) e, em seguida, desativar a transmissão de SSID.

Essas duas ações farão com que a pessoa não apenas acredite que sua rede não está mais disponível, porque o nome da rede mudou, mas também não conseguirá ver sua rede na lista de WiFi nas proximidades porque você a desativou aparecer.

Se a segurança é sua principal preocupação, você poderia implementar a filtragem de endereço MAC em seu roteador para que apenas os endereços MAC que você especifica (aqueles que pertencem a seus dispositivos) possam se conectar.

Da mesma forma, você pode limitar o DHCP ao número exato de dispositivos que você usa regularmente, para que nenhum novo dispositivo receba um endereço IP, mesmo que consigam passar pela senha do Wi-Fi.

Lembre-se de reconectar seus próprios dispositivos após alterar a senha do WiFi para que eles possam usar a Internet novamente. Se você também desativou a transmissão de SSID, siga o link acima para saber como reconectar seus dispositivos à rede.

Expulsar pessoas do WiFi

Expulse intrometidos da sua rede WiFi para eles não roubarem sua velocidade de conexão. (Foto: shutterstock.com)

Como ver quem está usando seu WiFi?

Entre para o seu roteador usando o endereço IP que está nele ou seguindo às isntruções do manual.

Encontre as configurações do DHCP, a área “dispositivos conectados” ou uma seção nomeada de forma semelhante.

Olhe pela lista de dispositivos conectados e isole os que não são seus.

Essas etapas são muito vagas, mas isso ocorre porque os detalhes são diferentes para cada roteador. Na maioria dos roteadores, há uma tabela que mostra todos os dispositivos para os quais o DHCP alocou um endereço IP, o que significa que a lista mostra os dispositivos que estão usando atualmente um endereço IP fornecido pelo roteador.

Todos os dispositivos nessa lista estão conectados à sua rede por meio de um fio ou estão acessando sua rede via Wi-Fi. Talvez você não saiba quais estão conectados por Wi-Fi e quais não estão, mas você deve poder usar essas informações para ver quais dispositivos, especificamente, estão roubando seu Wi-Fi.

Por exemplo, digamos que você tenha um smartphone, um Chromecast, um laptop, um videogame e uma impressora conectados ao WiFi. São cinco dispositivos, mas a lista que você vê no roteador mostra sete. A melhor coisa a fazer neste momento é desligar o WiFi em todos os seus dispositivos, desconectá-los ou desligá-los para ver quais deles permanecem na lista.

Qualquer coisa que você vê na lista depois de desligar seus dispositivos de rede é um dispositivo que está roubando seu WiFi.

Alguns roteadores mostrarão o nome que os dispositivos conectados usam, portanto, a lista pode indicar “Chromecast da Sala”, “Telefone Android do João” e “Videogame da Maria”. Se você não tem ideia de quem é João ou Maria, é provável que seja alguém roubando seu WiFi.

Dicas e mais informações sobre como desconectar alguém do WiFi

Se você ainda suspeitar que alguém está roubando o WiFi de você mesmo depois de completar tudo que leu acima, algo mais pode estar acontecendo. Existem programas que monitoram sua rede WiFi e podem ser usados para excluir dispositivos da sua rede sem ter que acessar a configuração do modem ou roteador.

Por exemplo, se a sua rede é realmente lenta, embora seja verdade que alguém a esteja usando, também há uma boa chance de que você esteja usando muitos dispositivos que consomem pouca largura de banda ao mesmo tempo. Consoles de jogos, serviços de streaming de vídeo e afins podem contribuir para uma rede lenta.

Uma estranha atividade de rede pode, a princípio, parecer que alguém pegou sua senha de WiFi e está fazendo coisas sem escrúpulos, mas tudo, de torrents, sites obscuros e malwares, pode ser o culpado.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)