O que fazer quando aparece a mensagem rede móvel indisponível?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

Se você possui um smartphone Android, provavelmente sabe que sua rede móvel pode ficar indisponível nos momentos mais inconvenientes. Há uma série de razões pelas quais isso pode acontecer mas na maioria das vezes, a questão não é tão complexa e pode ser resolvida imediatamente seguindo os passos simples.

Se você receber uma mensagem de “Rede móvel não disponível”.o problema pode ser causado por um sinal fraco ou totalmente ausente na sua área, pelo esgotamento ou extravio do cartão SIM ou se você esqueceu a configuração do modo avião ativada. O que você pode fazer?

Desativar o Modo Avião quando aparecer rede móvel indisponível

Encontre a opção Modo Avião em Configurações ou puxando a gaveta de notificações, desativando a opção. Em algumas situações, você pode acabar ativando o modo avião sem perceber, o que desconecta seu dispositivo de toda e qualquer rede. Você pode até acabar esquecendo o smartphone no modo avião se estava com a bateria baixa e queria economizar.

Rede móvel não disponível por problemas no hardware do celular

Pode ser que sua bateria esteja superaquecida ou danificada de alguma outra forma, portanto, alterá-la pode ajudar a solucionar o problema. Desligue seu smartphone, remova a bateria e insira uma nova. Depois de ligar o telefone novamente, você não verá a mesma mensagem de erro.

Como alternativa, você pode tentar desligar o dispositivo para remover a bateria e o cartão SIM, aguardar alguns minutos e colocá-los de volta. Em seguida, ligue o telefone e verifique se funciona corretamente ou não.

Às vezes seu smartphone pode ignorar uma configuração que, por sua vez, causa o erro de indisponibilidade de rede. Nesse caso, você deve instalar um economizador de bateria ou um aplicativo de longa duração da bateria para Android. Depois de acessar o aplicativo, desligue a rede móvel e clique para ativar a economia de bateria. Em seguida, volte para a rede móvel e, finalmente, desinstale o economizador de bateria.

Rede móvel indisponível

Conserte o problema de rede móvel indisponível para poder usar seu smartphone normalmente. (Foto: YouTube)

Como resolver rede móvel indisponível encontrando automaticamente?

Navegue pelas configurações do seu telefone Android, vá para “redes móveis” em suas configurações “Rede sem fio”, clique em “operadores de rede” e selecione “automaticamente”. Essa configuração vai buscar a operadora automaticamente, disponibilizando o acesso à rede com facilidade e sem o problema.

Teste seu sinal para verificar o erro de rede

Se você ainda não conseguir resolver o problema, seu sinal de rádio pode ser transmitido incorretamente. Abra um menu de teste discando *#*#4636#*#*. Quando o menu ficar visível, selecione “informações do telefone” e execute o teste de ping. Em seguida, selecione GSM Auto (PRL) na lista suspensa e, por fim, “desligue o rádio” e, em seguida, reinicie.

Atualize seu smartphone para evitar problemas com a rede

Se você ainda não recebeu a mensagem de rede móvel, tente atualizar o software do seu smartphone. Tente acessar a seção “Sobre o dispositivo” nas configurações e selecione “Atualização de software” e “Verificar atualização”. Atualizações podem melhorar também o desempenho do seu dispositivo e até ajudar na economia da bateria.

https://youtu.be/9WbLnKwoZHY

Restaure seu celular para as configurações de fábrica

Uma alternativa para a atualização é fazer uma redefinição de fábrica: vá novamente ao menu de configurações, clique em “backup e redefinição” e selecione “redefinição de dados de fábrica”. Observe que executar uma redefinição de fábrica excluirá todos os programas e aplicativos que você possui em seu telefone celular. Portanto, recorra a esse método apenas como último passo para solucionar qualquer problema com seu Android.

Você já teve o problema de rede indisponível? Como solucionou?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário