Vai vender seu dispositivo, doar, trocar por um novo, perdeu seu aparelho, ou simplesmente quer tentar melhorar o desempenho do seu celular. Saber como apagar os dados do seu dispositivo por completo evita que informações sensíveis possam cair na mão de terceiros. Apagá-las é mais simples do que você poderia imaginar.

Como apagar dados do seu celular: cartão microSD

A primeira parte a ser apagada deve ser o cartão microSD. Sempre comece fazendo um backup das informações presentes no cartão, seja usando um serviço de armazenamento na nuvem (Google Photos, Google Drive, OneDrive, Dropbox, etc), ou removendo o cartão microSD e transferindo os arquivos para um computador com um adaptador. Lembrando que para remover o microSD seguramente, é necessário desligar o celular e remover o microSD.

Feito o backup, há duas formas de limpar o cartão microSD:

  • Pelo celular: vá em configurações -> armazenamento. Toque em cartão SD e em apagar. Confirme, colocando sua senha ou código de desbloqueio para confirmar
  • Pelo computador: se você conectou seu SD ao computador, abra o menu “Meu Computador” ou o drive correspondente ao seu SD no sistema operacional. Clique com o botão direito e escolha a opção “formatar”. Selecione a opção “formatação completa” e clique e “OK”, e “OK” na tela de confirmação para apagar os dados.
Por que apagar dados de um celular

Apagar os dados de um celular impedirá que suas informações suas informações sejam usadas por outras pessoas, e possam causar algum dano pessoal à você ou sua família. (Foto: www.softwarert.com)

 

Backup dos dados do telefone antes de apagar tudo

Mesmo quem está apagando um celular remotamente, você precisa garantir que o backup de suas informações está em dia antes de apagar os dados remotamente. Isso significa fazer login no Google/Gmail ou no iCoud/iTunes e verificar se seus contatos, agenda, e informações sensíveis estão todos lá. Se não estiverem e seu telefone foi roubado, não há muito o que fazer, mas se você ainda estiver com seu aparelho, você pode fazer o seguinte, com o aparelho conectado em uma rede sem fio:

  • No Android: abra configurações -> backup e redefinir. Ative a opção fazer backup de meus dados. Depois, toque em voltar e vá para a opção contas nas configurações. Vá até sua conta Google. Toque nela e certifique-se que a sincronização de todos os serviços estão ativas. O mesmo procedimento das contas (tocar na conta e verificar a sincronização) deve ser realizado para outros apps que precisem de sincronização.
  • No iOS: vá para ajustes e toque em iCloud. Toque em backup e ative o serviço. Toque em efetuar backup agora.

Você pode usar o iTunes para fazer o backup dos dispositivos da Apple em computadores, ou um programa de backup de Android para PC. O serviço na nuvem, porém, é mais prático e simples de fazer. Outros aplicativos individuais podem exigir programas específicos para que sejam feitos os backups das configurações, preferências, e bate-papos salvos, por exemplo. No Android, você pode usar o Titanium Backup e o Helium para fazer esses backups. No iPhone, o próprio backup do iCloud já faz todo esse trabalho.

Como apagar dados do celular: tudo!

Se você desceu o texto até aqui com pressa, volte até o começo e leia tudo de novo. O que ninguém quer é deletar arquivos para depois esquecer que não fez backup de informações importantes. Vá com calma nesse dedo nervoso pra apagar os seus dados, ok? Só o cartão microSD é mais seguro apagar, e mesmo assim você viu que fizemos o backup antes. Então agora, mãos à obra.

No Android, uma simples redefinição às configurações de fábrica vão apagar seus dados, mas eles podem ser facilmente recuperados. Portanto, antes de fazer isso, você tem que garantir a segurança das suas informações, se o seu aparelho disponibiliza essa opção.

  1. Vá em Configurações -> Segurança
  2. Ative a opção criptografar telefone. Pode não funcionar na primeira vez, e ser necessária uma segunda tentativa. Demora um bom tempo para terminar.

Esse processo irá proteger os seus dados. Ninguém disse que a segurança das suas informações pessoais era fácil. Feita a criptografia, vem a parte fácil

  1. Vá em Configurações -> Backup e redefinir.
  2. Toque em restaurar padrões de fábrica. Marque todas as opções, lembrando que é importante já ter feito o backup do dispositivo.
  3. Confirme o procedimento e aguarde. O dispositivo vai reiniciar e voltar para a tela como se fosse a primeira configuração do Android.

No iOS, o procedimento:

  1. Vá para Ajustes
  2. Toque em Geral -> Redefinir -> Apagar conteúdo e Ajustes
  3. Insira seu código de acesso e toque em apagar

 

Apagar dados do celular remotamente

Ao ter um dispositivo roubado ou perdido, mesmo apagando seus dados, eles podem ser recuperados se não tiverem criptografia. Por isso é importante registrar um Boletim de Ocorrência, avisar sua operadora, e seguir todos esses procedimentos para não ter dor de cabeça depois. É importante também bloquear o IMEI do aparelho, para impedir que ele possa ser usado em qualquer rede de telefonia móvel.

Dito isso, para apagar remotamente dispositivos Android, acesse o Device Manager, preferencialmente a partir de uma aba anônima de seu navegador. Selecione o dispositivo perdido e você verá a localização do mesmo, informação que poderá compartilha com as autoridades responsáveis. Você pode escolher bloquear e limpar, e a opção apagar, para limpar os dados remotamente.

Para dispositivos iOS, acesse o iCloud e vá até buscar iPhone, Toque em todos os dispositivos e selecione os que deseja apagar. Digite a senha da Apple ID.

Esperamos ter solucionado suas dúvidas. Se ainda ficou alguma pergunta, o espaço de comentários está aberto às suas questões!

 

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)