“Perdi todos os meus contatos” é uma reclamação muito comum mesmo na era dos smartphones e do armazenamento na nuvem. Mas, embora pareça bobo e até inacreditável às vezes, o fato é que, se você ou até mesmo seu filho acidentalmente apertar os botões errados na tela, você pode acidentalmente excluir todos os seus contatos.

Se você mudou para um novo telefone, perdeu o telefone ou ele parou de funcionar de repente, você enfrenta o mesmo problema. Aconteceu com quase todos nós e continuará a acontecer aos outros. O melhor que você pode fazer é garantir que todos os seus contatos sejam copiados para que você possa recuperar sua vida rapidamente. Veja como fazer isso em qualquer smartphone.

Backup de contatos no iPhone

Você pode fazer backup de seus contatos do iPhone para o iCloud ou no seu computador via iTunes. O método do iCloud é mais simples, mas precisa de acesso à Internet.

Vá para Configurações -> iCloud.

O interruptor ao lado dos contatos deve estar na posição verde. Esta única etapa garantirá que todos os seus contatos sejam constantemente copiados para o iCloud. Se você formatar seu telefone, basta fazer login na conta do iCloud para restaurar todos os contatos. Se você não tiver acesso à Internet, ainda poderá fazer backup de contatos pelo iTunes.

Baixe e instale a versão mais recente do iTunes.

Conecte seu iPhone ao computador via USB.

Abra o iTunes.

Toque no ícone do iPhone no canto superior esquerdo, logo abaixo da barra de menus.

Toque em Informações na barra lateral esquerda.

Verifique a sincronização de contatos.

Selecione o serviço com o qual você deseja sincronizar contatos no menu suspenso. Em uma máquina Windows, podíamos sincronizar com o Outlook ou com os Contatos do Windows. Este último leva um backup local em sua máquina Windows.

Depois de selecionar Contatos do Windows, clique em Alternar no pop-up para iniciar um backup. Isso fará backup de seus contatos do iPhone para o seu computador.

Backup de contatos

Faça o backup dos seus contatos e evite que eles sejam perdidos se algo acontecer com seu dispositivo. (Foto: 3nailsrome.com)

Backup de contatos do Google Android

Se você tiver uma conexão com a Internet, siga estas etapas para fazer backup dos seus contatos no Android.

Vá para Configurações -> Contas -> Google.

Toque no nome da conta no topo.

Certifique-se de que haja uma marca de verificação para Contatos. Todos os seus contatos serão copiados para sua conta do Google continuamente. Observe que os nomes exatos dos menus podem variar entre diferentes fabricantes e versões do Android. Se você não tiver acesso à Internet em seu telefone, siga estas etapas.

Abra o app de Contatos.

Toque nos três pontos verticais no canto superior direito.

Selecione Importar/exportar.

Toque em Exportar para armazenamento.

Uma pop-up informará onde seus contatos serão exportados. Toque em OK.

Abra o aplicativo gerenciador de arquivos no seu telefone. Se você não tiver um, faça o download do ES File Explorer. No gerenciador de arquivos, navegue até a pasta onde os contatos estão armazenados. Se você não tiver certeza, procure por vcf e o arquivo de contatos será exibido. Copie este arquivo e armazene-o em algum lugar seguro. Se você quiser obter esse conjunto de contatos, precisará usar a função de importação nos contatos para importar os dados desse arquivo.

Como salvar contatos no Google com outros apps?

Outras formas de salvar seus contatos são através de apps de terceiros. Vários podem fazer o backup automático dos seus contatos, sincronizando seus dados com a nuvem. Sempre que for fazer o backup de seus contatos, seja no Google ou em qualquer outra plataforma, lembre-se de ligar a opção de fazer o upload dos contatos para um servidor na nuvem. Assim, se algo acontecer com seu aparelho, você ainda estará segurado de não perder suas informações.

Como vocês fazem o backup dos seus contatos? Quais aplicativos usam para isso?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)