Tem como recuperar fotos do celular roubado? Bom, não é possível recuperar dados de um smartphone roubado ou que foi perdido. Mas você pode usar os dados armazenados em cache na nuvem, o que pode incluir contatos, papéis de parede, entradas na agenda, e algumas informações de conta. Um smartphone não faz backup automático de imagens, jogos, filmes e outros dados, para os quais é necessário configurar antes para salvar. Mas vamos deixar alguns pontos mais claros, para te ajudar a prevenir a perda de arquivos e aumentar a chance de recuperar seus dados.

Tem como recuperar fotos do celular roubado? E outros arquivos?

O primeiro passo para conseguir recuperar seus arquivos e dados se você perder o smartphone ou tê-lo roubado é ativar a sincronização de dados e backups automáticos. No Android, vá até Configurações, Contas, e toque em Google. Selecione a conta para a qual deseja fazer backup. Selecione Gmail, Contatos, e Agenda. Navegue até Configurações novamente e, em seguida vá para Backup. Selecione fazer backup dos meus dados. No iPhone, basta ir em Ajustes, iCloud, e ativar o backup.

Recomendamos que você baixe e instale aplicativos para fazer o backup de fotos, vídeos, e outros arquivos. Aplicativos como Google Drive, DropBox, Google Photos, Box, Cubby, OneDrive, são excelentes para essas finalidades.

Recuperando dados de aparelho roubado

Quando seu smartphone for roubado, há algumas ferramentas que podem ser usadas para recuperar o aparelho. É necessário, porém, um pouco de paciência para conseguir a tarefa. (Foto: VentureBeat)

Como recuperar fotos de celular roubado pelo Gmail ou conta da Apple?

Se você ativou um dos serviços acima, seja o iCloud, o Google Drive, ou qualquer serviço semelhante, reaver seus arquivos e dados perdidos está a apenas alguns cliques de distância. E mesmo quem não ativou esses serviços pode ter um pouco de esperança em reaver os arquivos e dados perdidos, pois pode ter ativado o backup automático sem querer.

Mesmo sem ter instalado os aplicativos de backup na nuvem no seu smartphone, alguns modelos podem fazer backup dos arquivos automaticamente para a nuvem. Acesse sua conta Google ou do iCloud para verificar se há algum backup do smartphone perdido ou roubado. Acesse o Contatos Google, e lá você vai encontrar os contatos que tiveram backup. Google Fotos, você pode encontrar suas fotos e vídeos. Google Drive, você pode encontrar documentos e outros arquivos que tinha no smartphone. No Google Agenda, sua agenda que estava no smartphone. No iCloud, é possível encontrar fotos, vídeos, contatos, agenda, etc.

Vale o lembrete: não é garantido que suas informações estejam salvas nesses programas, mas vale uma tentativa. Para recuperar esses dados, basta só inserir os dados de sua conta em um novo smartphone e acionar o backup e restauração automática, além da sincronização.

E se eu não ativei nenhum backup? Tem como recuperar os dados do smartphone?

Não. Só se você recuperar seu smartphone. Tente rastrear o aparelho com algumas ferramentas disponíveis. Tente ligar para o dispositivo e falar com quem está com o aparelho. Talvez você só tenha perdido o aparelho. Depois, tente bloquear o IMEI do dispositivo pela sua operadora, para que ninguém possa usar o dispositivo roubado. Depois desses passos, se você não conseguir recuperar seu aparelho, é melhor desistir e já partir para outro.

Você já conseguiu recuperar os dados de um dispositivo perdido ou roubado? Como você fez para recuperar? Quais aplicativos usou?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)