Como proteger um celular contra roubo? App e onde esconder!
Manter seu smartphone em segurança é cada vez mais importante. Não estamos falando apenas de aplicativos e medidas de segurança para proteger seus dados e informações pessoais: estamos falando também de proteger seu celular fisicamente, contra furtos, contra assaltantes que podem querer enfiar a mão nos seus bolsos ou bolsas e levar o seu caro smartphone.
Claro, não estamos falando para você resistir a um assalto. Você NUNCA deve resistir a um assalto. Porém, é possível proteger seu celular melhor de pequenos descuidos, e os aplicativos são só apenas um dos pequenos passos nesse percurso.
Leia também
Como proteger seu celular contra roubo: bloqueio de tela e aplicativos
Seja a proteção pela impressão digital ou uma senha forte, quanto mais criptografado for seu celular, melhor. Ative todas as opções de segurança possíveis no seu aparelho, baixe aplicativos antivírus com bloqueio de arquivos e fotos, vá em Configurações/Ajustes do aparelho e nas opções de segurança, ative a Criptografia de seus arquivos. Tudo isso vai tornar seu aparelho mais seguro, caso ele venha a cair nas mãos de pessoas com más intenções. Use um bom aplicativo para esconder suas fotos, esconder seus arquivos, e colocar senha em todos os apps possíveis. Quanto mais segurança, mais difícil será para o ladrão utilizar o aparelho.
Proteja seu celular contra roubos instalando um aplicativo de rastreamento de dispositivo
GPS e WiFI de um dispositivo podem te ajudar a encontrar os melhores restaurantes, os melhores caminhos para um destino, e as melhores baladas. Esses mesmos dispositivos te ajudarão a encontrar o dispositivo, desde que você tenha instalado um rastreador nele.
Para celulares Apple, existe o Find My iPhone, que você precisa ativar o iCloud no seu dispositivo. Depois, basta ir em Ajustes -> Buscar iPhone, e tocar em ativar. Caso o celular seja roubado, acesse o iCloud e procure por onde ele está.
No Android, basta baixar o aplicativo Device Manager na Play Store, ou em Configurações -> Segurança -> Gerenciador de dispositivos. Ative todas as opções. Caso o aparelho seja roubado, acesse o site do Google para procurá-lo. Lembre-se que o dispositivo tem que ser conectado à internet para ser encontrado.
Anexe uma cartinha com seu endereço ao seu telefone
Parece bobo, mas não é. Pode ser no compartimento de bateria, na capinha do celular, ou em um pequeno adesivo. Mas coloque um endereço ou contato para quem encontrar o aparelho poder te encontrar, caso o celular seja encontrado. Muitas vezes, celulares perdidos não encontram seus donos não porque foram roubados, mas porque simplesmente foram perdidos e quem achou não tinha nem ideia de como encontrar o dono.
Faça backup de todas as suas fotos, vídeos, e documentos importantes
Aplicativos de armazenamento na nuvem disponibilizam os mais diversos tipos de ferramentas para que você possa fazer o Backup de todos os arquivos de seu dispositivo. Google Photos, OneDrive, Google Drive, iCloud, DropBox. É só escolher e você terá um serviço que pode armazenar seus arquivos na nuvem.
Garanta a segurança do seu celular registrando o IMEI do seu aparelho
Todo celular tem um IMEI (International Mobile station Equipment Identity). Ao contrário de outras informações stes números são gravadas em seus circuitos e difícil de alterar. Sua operadora de celular já tem esse número de 15 dígitos armazenado, e pode ser capaz de usá-lo para colocar o telefone sobre uma lista de telefones perdidos/roubados. Você pode encontrar o IMEI do seu telefone digitando * # 06 #. O número deve aparecer na sua tela. Ou você pode abrir o compartimento de bateria, e o número estará impresso.
Protegendo fisicamente seu celular: evite guardá-lo em seus bolsos
Celulares fazem volume nos bolsos, e são os primeiros lugares onde um ladrão vai olhar quando quiser roubá-lo. Mesmo os aparelhos mais finos, ainda formam algum volume em calças. O pior é que você pode deixar o aparelho cair ou ser puxado e nem sequer perceber.
A melhor opção é ter uma bolsa, pasta ou mochila com um compartimento onde o celular pode ficar o mais escondido possível, e usar um fone de ouvido Bluetooth pequeno. Essa é a forma mais segura.
Outra forma segura é usar o celular em um bolso dentro de uma blusa, com um fone de ouvido conectado a ele, com música tocando. Assim, você vai saber sempre quando o celular for desconectado, já que o fone vai parar de tocar imediatamente.
Faça um seguro do seu celular
Não reaja a um assalto, nunca. Faça um seguro do seu celular para que você possa ficar mais calmo, principalmente quando for um modelo mais caro (mais de dois salários mínimos). Seguros de celular não são tão caros, e vão te deixar mais tranquilo, ao invés de ter que ficar pensando trinta soluções diferentes para como se proteger de assaltantes.
Portanto, esperamos que tenhamos dado todos os avisos. Se você tem alguma dica que não colocamos aqui, deixe nos comentários. Queremos sua participação.
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
10 dicas sobre como manter seu smartphone como novo
10 recursos de proteção de privacidade dos celulares
Como bloquear celular pelo IMEI?
Como recuperar dados de um celular perdido ou roubado?