O Google Now agora também aceita comandos em português. Mas você sabe o que é o Google Now? O que são esses comandos de voz e como eles funcionam? Vamos devagar explicar um pouco sobre esta ferramenta do gigante das buscas.

O que é o Google Now?

O Google Now é um assistente pessoal inteligente desenvolvido pelo Google e disponível para smartphones Android, iOS e também para computadores utilizando o Google Chrome como navegador.

O Google Now utiliza uma interface de linguagem natural para responder perguntas feitas pelo usuário, fazer recomendações e também performar ações a ele solicitadas. O Google Now também entrega informações prevendo o que o usuário irá querer baseado em seus hábitos de pesquisa.

Se você usa o Siri, mecanismo da Apple para seus aparelhos, o Google Now é basicamente um Siri mas com muitas outras ferramentas agregadas, além de ser possível utilizá-lo em mais plataformas.

O que são os comandos de voz do Google Now?

Além de aceitar perguntas digitadas, o Google Now também consegue escutar suas perguntas e respondê-las. Os comandos são simples e nem sempre te darão os resultados corretos. Porém, a qualidade dos resultados e respostas está sendo constantemente trabalhada pelo Google, melhorando a cada nova atualização do Google Now.

Como usar os comandos de voz no Google Now?

Para usar o Google Now, você deve ativar o microfone do seu computador, smartphone ou tablet, clicar no ícone que se assemelha a um microfone no Google Chrome ou no aplicativo Google Now e dizer o comando. Ou você pode abrir o aplicativo e dizer “OK Google” para então dizer o comando.

Cartões do Google Now com com várias informações

Os cards ou cartões do Google Now são bem simples, limpos e dão todas as informações que você precisa para seu dia a dia. (Foto: androidguys.com)

Comandos de voz do Google Now em Português

O Google disponibiliza uma lista completa de comandos no seu site. Destacamos alguns destes comandos que são essenciais e provavelmente serão mais usados por você. Vale lembrar que os comandos não precisam ser completos e que podem ser definidos faltando uma ou outra informação como horário ou algo do tipo. Você ainda pode também editar o que cria depois de executados os comandos.

Abrir (nome do aplicativo)

Com os aplicativos populares, o Google faz um ótimo serviço para abri-los. Já aplicativos pouco usados, ele tem um pouco de dificuldade em abrir. Mesmo assim, bem útil e prático este comando.

Exemplo de uso: “Abrir WhatsApp”

Alarme para (x) horas

Funciona perfeitamente e é bem prático. Cuidado para não falar “definir” ou “defina” no começo, pois o Google Now pode acabar te levando para uma pesquisa ao invés de definir seu alarme.

Exemplo de uso: “Alarme para 7 horas”

Criar evento (descrição do evento + dia + horário)

Este evento será criado diretamente no Google Agenda. Cuidado para não dar um evento muito complicado pro Google Now interpretar.

Exemplo de uso: “Criar evento: almoço em São Paulo, sábado, 19 horas”

Lembre-me/Me lembrar (alguma coisa que você precisa lembrar + dia + horário)

Este comando criará um alarme com uma descrição simples. Você pode dizer a data ou dia da semana para marcar o lembrete, bem útil para lembrar, por exemplo, de colocar roupas para lavar ou algo que você tenha que comprar quando estiver na rua.

Exemplo de uso: “Lembre-me comprar papel higiênico no sábado, dia 23 de janeiro, às 19 horas”

Anotação (frase, pensamento, letra de música etc)

Uma anotação será salva no aplicativo padrão de anotações de seu aparelho. Pode ser o Gmail, Google Keep, Evernote, entre vários outros. Na primeira vez, pode ser que o aparelho te peça para definir o aplicativo padrão.

Exemplo de uso: “Anotação joão e maria foram para a casa da avó antes de serem perseguidos pela bruxa”

Horários de cinema (cidade ou nome do filme)

Escolha ou a cidade ou o nome do filme. Os dois comandos juntos não funcionam, mas isso pode mudar com atualizações do programa. Este comando vai te dar os filmes, horários e locais de cinema na cidade.

Exemplo de uso: “Horários de cinema Belo Horizonte” ou “Horários de cinema Senhor dos Anéis”

Ajuda

Este comando vai ser muito usado por você, já que é meio complicado decorar tantos comandos. Este comando te dará uma lista de comandos possíveis através do Google Now.

Quando é meu/minha próximo/próxima (evento, reunião, trabalho, academia)

De acordo com sua Agenda do Google, este comando te informará o próximo evento que você deseja saber.

Exemplo de uso: “Quando é minha próxima academia?”

Ir para/Abrir (nome ou endereço do site da web)

Abra o site no navegador padrão de seu aparelho.

Exemplo de uso: “Abrir Estadão”

Gravar um vídeo/Tirar uma foto

Estes comandos abrem o aplicativo padrão de câmera de seu aparelho para gravar vídeos ou tirar fotos.

Ligar para (nome da pessoa)

Abre o aplicativo padrão de ligação para efetuar uma chamada para a pessoa.

Exemplo de uso: “Ligar para casa da mãe”

Enviar mensagem de texto para (nome do contato + mensagem)

Você pode enviar mensagens pelo programa padrão incluindo também o corpo da mensagem.

Exemplo de uso: “Enviar mensagem para o Carlos avisando que vou viajar e não poderei ir no encontro do trabalho”

Ouvir/Tocar (nome da banda ou música)

Auto explicativo. Cuidado na hora de usar o inglês Joel Santana, pois o Google Now pode acabar não te entendendo muito bem.

Exemplo de uso: “Tocar Charlie Brown Jr.”

Navegar para/Rotas para (nome da rua ou lugar)

Com este comando, você utilizará o Google Maps ou o programa padrão de navegação para te dar as direções e/ou rotas possíveis para um local.

Exemplo de uso: “Navegar até a Torre de Pisa”

Considerações Finais

Você ainda pode ouvir a resposta do Google Now ativando a saída de voz do aplicativo indo para as configurações no menu e ativando a Saída de Voz. Se você tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários que faremos de tudo para ajudá-lo!

8 comentários para “14 Comandos de Voz do Google Now em Português”

  1. Rozeli F N Santos

    Os celulares moto-g, não possuem android interno para passar músicas, por exemplo? Esse modelo aceita os comandos de voz descritos? As atualizações que alteram configurações ocorrerão?

    Responder
  2. Suzana

    Adorei! Porém não consegui efetuar o comando de voz para ligar ou abrir o aplicativo. Tenho um iPhone, pode me ajudar?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      O que você diz para o celular e que retorno recebe?

      Responder
  3. Victor

    Estou penando com o google now. Alguns comandos ele simplesmente ignora. Por ex: se digo “ok google” e anotação blablablabla ele abre uma busca com as palavras que disse e não transforma as mesmas em anotação no google keep. Mas se digo apenas “anotacao” ele abre um card para que eu possa digitar algo. O mesmo bug acontece na opcão “somar 4 mais 4”. Os sites dizem que ele daria o resultado falado. No meu aparelho ele abre sites com o conteudo 4+4… Meu aparelho eh um Samsung Galaxy Alpha e está atualizado. Por favor peço ajuda, pois estou ao máximo tentando aprender a usar porque minha irmã eh deficiente visual 100% e pediu um celular de natal. Nós demos e a ideia era a gente aprender a usar esses aplicativos de voz e ensinar pra ela. Grato pela atenção.

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Victor, sotaque pode influenciar, bem como o próprio microfone do aparelho. Tente usar um fone com microfone para dar os comandos. Talvez ajude melhor o Google Now a entender o que você quer que ele faça.

      Responder
    • Ilisandro

      Victor, depende o celular muda o comando de voz, já testei vários e tem alguns que é preciso reformular a pergunta ex: Quanto é 4+4. Enviar mensagem para fulano dizendo “frase desejada” pausa, Sim para confirmar. Me acorde em 15 minutos. Lembre-me de comprar leite amanhã às dez horas, pausa Sim. Que horas são? Que hora é agora? Que hora é? Hora? Tempo em Estância Velha? Previsão do tempo para amanhã em Estância Velha?… Espero ter ajudado.

      Responder
  4. Liliane

    Quais são os aparelhos que já vem com o google now atualmente?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Liliane, todos os aparelhos mais recentes vem com o Google Now.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)