Como testar a bateria do seu celular?

Escrito na categoria "Aplicativos para celular" por André M. Coelho.

Infelizmente, mesmo se você cuidar bem da bateria do seu smartphone, ela irá se degradar com o tempo, e perder um pouco de sua capacidade de carga. Para saber se sua bateria ainda está em bom estado, você pode adotar alguns procedimentos e testes, para garantir que ela ainda esteja 100%.

Teste de bateria: inspeção visual

Se a bateria do seu telefone é removível, basta tirá-la com cuidado, depois de desligar o telefone, e procurar por sinais se estufamento, corrosão perto dos terminais metálicos, e manchas verde ou brancas. Estes são os sinais de que a célula está prestes a explodir ou acabar com a vida útil.

Caso encontre manchas suspeitas ou se o seu celular tem desenvolvido uma parte “estufada”, no entanto, é uma boa ideia pedir a substituição da bateria por uma original, em uma assistência técnica autorizada. E não se esqueça de levar a bateria velha para essa assistência, onde eles poderão fazer o descarte e reciclagem apropriados.

Teste manual de bateria: rotação

Baterias à base de lítio degradam com cada ciclo de descarga. Eventualmente, uma bateria pode inchar se não for tratada com cuidado. Este inchaço acontece lentamente, geralmente ao longo de semanas e até meses, e uma corcova se forma no lado da bateria, que pode ser muito difícil de perceber.

Para verificar se a sua célula de bateria está boa, tentar girar sobre uma superfície plana. Se ela ficar rodando, significa que um dos lados já tem ondulações.

Baterias para smartphones em testes e escolha

As marcas mais conhecidas de smartphones fabricam suas próprias baterias. Porém, procure informações sobre como encontrar os modelos originais, e não ser enganado pelas baterias falsificadas. (Foto: www.androidauthority.com)

Observe a rapidez e frequência de descarga da bateria

Você pode diagnosticar a saúde de sua bateria de celular monitorando o quão rápido seu nível de carga de bateria cai. Perder 1% a 2% da bateria a cada 10/20 minutos, pode ser um sinal de que a bateria já não está boa, e a vida útil dela já acabou.

Teste de bateria por aplicativos e comandos

Você pode usar um aplicativo, como Battery Doctor, para monitor a saúde da sua bateria. Usuários do Android tem ainda a função extra de informações sobre a saúde da célula de bateria através do código * # * # 4636 # * # *o telefone também armazena dados sobre a saúde de sua célula de bateria. Informações como temperatura, saúde da bateria, e outras, são informadas nessa tela.

Teste de bateria com multímetro

Você pode testar a voltagem e carga de uma bateria através de um multímetro, usando as pontas do aparelho nos pólos da bateria. Basta verificar se a voltagem está como especificado na bateria, conferindo. Faça isso com a bateria completamente carregada. Se a diferença for mais de 20%, é sinal de que está na hora de trocar a bateria.

Fuja de baterias falsificadas. Elas não tem controle de qualidade e podem explodir, literalmente, colocando em risco sua vida e de outras pessoas.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário