Toda a literatura médica diz que utilizar aparelhos eletrônicos como computadores, celulares e tablets antes de ir pra cama pode causar problemas no sono, afetando sua qualidade. Existe um aplicativo que testei por mais de 1 mês e hoje uso com alguma frequência, é o Electric Sleep. Este aplicativo Android faz uma estatística do seu sono se baseando na quantidade de movimentos que você faz durante a noite e na avaliação que você faz do seu sono logo quando acorda.

O funcionamento é bem simples: você coloca o seu celular sobre a cama com o programa rodando e através do acelerômetro ele mede as vibrações causadas pelo seus movimentos noturnos. Existe uma relação comprovada entre os movimentos das pernas durante a noite e a qualidade do sono. Ao acordar você irá pegar o telefone e informar se acordou bem ou não e baseando-se nos movimentos que fez e nas suas respostas o aplicativo dará um score para o seu sono. Pode parecer idiota mas você consegue sim melhorar a qualidade do seu sono tentando repetir as vezes em que dormiu melhor. Fiz e realmente funciona bem.

Ao marcar pela manhã como se sente o score aumenta e você saberá com facilidade a média de tempo dormido, quanto tempo demorou para dormir e coisas assim. Com o tempo o aplicativo saberá o momento em que você está pronto para acordar e, caso não tenha compromissos diários pela manhã, pode programá-lo para despertar no momento oportuno, quando seu sono já estiver leve. Legal não é?

Monitor de sono para Android

Aplicativo para monitorar o sono e medir a qualidade do mesmo

Ao utilizar é bom manter o telefone ligado á tomada pois a bateria pode se descarregar ao ficar toda a noite lendo o acelerômetro e processando as informações. Eu fiz isto ligando o telefone ao carregados e deixando abaixo do lençol, logo sobre o colchão, evitando assim a chance de chutar o telefone pra fora da cama durante a noite.

Viste a página do Electric Sleep no Android Market e saiba mais detalhes sobre o Aplicativo. Instalei num Motorola Milestone 1 e funciona perfeitamente. Depois de utilizar, conte aqui as suas impressões para outros leitores.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)