A única coisa com a qual você não quer se preocupar é um celular molhado. Em um esforço para salvar seu telefone molhado, você sempre pode se esforçar para encontrar uma maneira de tentar secar o telefone e salvá-lo da destruição total. Você provavelmente já ouviu falar de alguns métodos diferentes de secar o seu telefone molhado e um dos métodos mais comuns é colocar o telefone molhado no arroz.

Comprar uma sacola de arroz, despejar em um pote e deixar seu telefone molhado por dentro parece uma solução simples e barata. Arroz absorve a água, você quer a água fora do seu telefone. Parece simples, mas colocar o telefone no arroz realmente funciona?

Secar celular no arroz: uma questão de tempo

Um dos maiores problemas com esse método de salvar seu smartphone é que parece que as pessoas não tem certeza de quanto tempo deixar o telefone no arroz. A maioria das recomendações varia de 24 horas a 72 horas, embora não haja muita ciência por trás do prazo. Uma coisa é certa, no entanto: quanto mais tempo você deixar o telefone no arroz, maiores são as chances de poeira de arroz ficar dentro do seu smartphone. Com todo o tempo e dinheiro investidos na seleção de casos que prometem manter a poeira e a sujeira longe dos telefones, é difícil imaginar deixar um smartphone caro em uma substância com alto potencial para torná-lo empoeirado.

Outra questão que surge é quanto tempo o telefone funcionará após ser colocado no arroz? Se o arroz absorver um pouco de água do seu telefone, há uma boa chance de que ele só receba a água perto das entradas. A água que penetra mais profundamente no seu telefone não é absorvida pelo arroz, por isso, o telefone normalmente pára de funcionar dentro de algumas semanas depois de ser colocado no arroz.

Perigos do celular molhado no arroz

Como se a possibilidade de obter poeira de arroz dentro de seu smartphone não fosse assustadora o suficiente, também há uma chance de que o arroz absorva um pouco de água e fique mole o suficiente para ficar preso nas fendas, vincos e portas do seu telefone. O arroz é um alimento rico em amido, então pode ficar pegajoso, entrar no seu telefone e literalmente atrapalhar seus trabalhos.

Celular no arroz

Colocar seu celular no arroz pode não funcionar como esperado, e acabar piorando a situação do seu aparelho. (Foto: AurBataoKuch)

Colocar o celular no arroz é o método menos eficaz

Enquanto o arroz pode ser uma das maneiras mais recomendadas para secar um telefone molhado, a pesquisa mostra que o truque do arroz é na verdade um mito.

Um estudo testou sete materiais que a maioria das pessoas tem em suas casas para determinar qual deles é o mais absorvente. Depois de testar sílica gel, areia de gato, cuscuz, farinha de aveia instantânea, farinha de aveia clássica e arroz, os pesquisadores descobriram que o arroz seco e cru era a pior opção, absorvendo a menor quantidade de água em 24 horas.

Um estudo diferente descobriu que o arroz não era um agente de secagem eficaz. Na verdade, colocar um telefone no arroz era ainda menos eficaz do que deixar o aparelho ao ar livre para secar naturalmente por conta própria. O problema é que, a cada segundo perdido para colocar um telefone no arroz, ou permitir que ele seque naturalmente ao ar livre por um dia ou dois danifica mais o smartphone. Este mesmo estudo descobriu que os proprietários de smartphones tem a melhor chance de restaurar um telefone molhado se o fizerem em 48 horas ou menos. É claro que perder tempo com arroz pode fazer mais mal do que bem ao seu telefone molhado.

O que fazer com celular molhado?

Se o seu telefone ficar molhado, o tempo é essencial. Retire o celular da água imediatamente. Se você ou outra pessoa derramou seu telefone com água, ou se você derramou água nele, seque-o o mais rápido possível. Você também precisa remover a bateria do celular o mais rápido possível, se possível, para reduzir ou eliminar a quantidade de eletricidade no telefone. Certifique-se de remover o cartão SIM e quaisquer outros componentes externos que puder, para ajudá-lo a secar. Em seguida, seque seu celular com uma toalha.

Não force a toalha em nenhuma porta, porque você não quer empurrar a água ainda mais para dentro do telefone ou deixar pedaços da toalha presos dentro do telefone. Também não tente pressionar nenhum botão no telefone ou tentar ligá-lo. Isso poderia empurrar mais água para o telefone também. Em seguida, leve seu telefone para um local com uma máquina de secagem que possa secar seu telefone em menos de uma hora e, ao mesmo tempo, manter seus dados intactos.

Se você tem o conhecimento técnico adequado, desmonte o dispositivo e seque, usando também álcool isopropílico para ajudar na evaporação da água.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)