Algumas marcas de smartphones estão agora divulgando a proteção IP67 no lançamento de seus produtos. Mas o que são as classificações IP e o que elas realmente significam para smartphones?

Ingress Protection – IP

As classificações Ingress Protection (IP) que se aplicam aos smartphones foram originalmente elaboradas pela Comissão Eletrotécnica Internacional, uma organização de padrões (como a ABNT no Brasil), em uma tentativa de dar definições quantitativas a termos vagos como “à prova d’água” ou “resistente à poeira”, particularmente onde os bens elétricos estavam envolvidos. Então, ao receber uma classificação IP, o produto eletrônico (não apenas smartphones e tablets) foi testado e aprovado para um certo nível de resistência a água e poeira

O que é a classificação IP55?

O primeiro algarismo de 55 aplica-se às partículas de poeira sólidos. 5 significa essencialmente que o dispositivo é à prova de pó. Ou, para citar o texto oficial: “A entrada de poeira não é totalmente impedida, mas não deve entrar em quantidade suficiente para interferir com o funcionamento satisfatório do equipamento; proteção completa contra contato”.

O segundo 5 na classificação IP 55 reflete seu “proteção a líquido ingresso!e 5 significa que ele está protegido contra jatos de água ou mangueiras. O teste envolve jatos de água usados contra o aparelho com uma pressão de 30 kPa pulverizando o dispositivo durante 15 minutos, a uma distância de três metros. Isso essencialmente significa que você pode lavar o dispositivo com sua mangueira de jardim, apesar de não recomendarmos isso.

O que é a classificação IP58?

A classificação IP 58 mostra que o dispositivo tem um nível adicional de proteção da água. O 8 significa que o aparelho foi testado totalmente imerso em água doce, submergindo o aparelho a uma profundidade predefinida (geralmente 1,5 m) e testando o tempo que de funcionamento sem ser prejudicado (geralmente um mínimo de 30 minutos).

O que é a classificação IP67? Como ela se compara com a classificação IP58?

A classificação IP 67 indica um maior nível de proteção à poeira do que a IP 55 ou 58. A redação exata é que o dispositivo é “selado contra poeira” em oposição a “à prova de poeira”. Isto requer que a porta micro USB tenha uma proteção fixada firmemente. Isto significa que o celular com proteção IP67 pode ser utilizado com segurança na praia, ao contrário e outros modelos que podem ter seu funcionamento prejudicado pela umidade ou areia.

O segundo dígito 7 significa que o aparelho foi testado imerso em até 1 metro de água por até 30 minutos. Este não é tão compatível com a integridade profundidade da classificação 8, quando os aparelhos são testados a uma profundidade de 1,5 metros. Apesar disso, no uso diário, as diferenças são mínimas.

Cuidado com a proteção IP 67

Não vá tentar usar seu celular dentro da água só por conta da proteção IP 67, ok? (Foto: www.gadgetreview.com)

Então, isso significa que eu que eu nunca vou ter danos causados ​​pela água no meu dispositivo?

Não, isso certamente não significa que que seus dispositivos não podem ser danificados pela água ou que as empresas tenham que pagar a substituição de aparelhos. Geralmente a garantia deixa claro que se líquido é detectado dentro do dispositivo, por exemplo, debaixo de uma das capas, a garantia será anulada. Talvez isso mude no futuro, mas por enquanto é assim.

Os dispositivos eletrônicos hoje tem fitas de detecção de água dentro de suas capas. Se estes são submersos em água por um período de tempo, estes indicadores irão ficar vermelhos e, teoricamente, anulam a garantia, porque, presumivelmente, você não tinha fechado as abas corretamente para evitar a entrada de água.

Claro, isso assume que as abas estão funcionando adequadamente e que o telefone é de outra forma resistente de acordo com a classificação IP referente.

Muitos usuários de smartphones com estas proteções tiveram problemas com seus telefones após a submersão em água. Problemas incluem alto-falante perdendo volume, a condensação que aparece na lente da câmera e os botões de hardware cada vez menos responsivos. Na maioria dos casos, os problemas desaparecem quando o telefone seca.

E há alguns relatórios dos smartphones sendo completamente queimados depois de ser mergulhados e é aí que há um conflito em potencial. Afinal, se os sensores de água são ativados, mas o usuário insiste em que todos as portas foram bem fechadas, talvez a proteção não seja uma garantia tão boa assim.

Então por que buscar a proteção IP67?

Mesmo com os problemas, a proteção IP67 mostra que o celular é resistente a diferentes ambientes. Não significa que você poderá usar seu aparelho debaixo da água, por exemplo. Mas você poderá ir para a praia ou perto da piscina mais sossegado com seu grande investimento. Além disso, vale também comprar uma capa para proteger o celular de arranhões.

Com certeza alguns de vocês tem histórias de celulares que se estragaram por conta de uma queda em uma poça de água ou até por ter apanhado chuva. Compartilhem suas histórias nos comentários abaixo. Assim, ajudamos mais pessoas a entender que a proteção contra poeira e água é importante para que seu smartphone dure mais tempo.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)