O que acontece se você tiver seu telefone Android molhado? Você entra em pânico? Você joga num pote cheio de arroz? Você joga seu aparelho fora? Acontece que todas essas respostas estão erradas. As chances são boas se você apenas derramou algumas gotas de água na sua tela, e nada de ruim acontecerá. Então, vamos apenas falar sobre o que acontece se você realmente exagerou, e deixou seu celular cair na água, na privada, na máquina de lar ou tomou um banho de chuva enquanto estava com o dispositivo no bolso. Bem, há uma pequena chance de você não precisar fazer nada se o seu telefone for resistente à água o suficiente para evitar danos. Para todos os outros, aqui estão algumas coisas para tentar.

Lembramos que nenhuma desas opções vai garantir que sue dispositivo volte a funcionar. Se você estiver inseguro, tente buscar os serviços de um técnico especializado para o reparo.

Celular caiu no vaso ou molhou? Desligue imediatamente!

Não basta desligar a tela. Desligue o smartphone completamente. Desconecte-o se estiver no carregador (e não volte a ligá-lo). Mantenha pressionado o botão liga/desliga até que esteja desligado e, se possível, abra e remova a bateria. Faça isso imediatamente.

Geralmente, os telefones não morrem apenas por causa da água. Eles morrem porque a água causa um curto na fiação. Para que isso aconteça, você precisa ter energia. Se você pode desligar o telefone e secá-lo dentro de 48 horas após a exposição à água, as chances são boas de que seu telefone vai viver para ver outro dia.

Meu celular caiu na água? Remova a capinha

Se você tiver uma capinha no seu telefone, remova neste momento. Você quer ter o máximo de seu telefone exposto ao ar quanto for possível. Separe a capinha para limpeza também. Lave ela e deixe secar, longe do seu dispositivo, preferencialmente.

O que fazer quando o celular cai na privada: a importância da limpeza

Você poderia tentar um serviço se eles estiverem disponíveis perto de você. Geralmente lojas autorizadas de manutenção de smartphones disponibilizam esse serviço essencial, principalmente se o seu celular caiu na privada cheia de bactérias e germes. Faça essa limpeza profissional antes de tentar os reparos para aumentar suas chances do smartphone funcionar.

Aparelho celular molhado

Quando seu smartphone cair na água, aja com rapidez para evitar problemas e garantir uma tentativa de recuperação. (Foto: RVCJ Media)

Remova a bateria do celular que caiu dentro da água

O cenário do pior caso é se você tem um telefone Android que não foi projetado para substituições fáceis de bateria e está falhando quando você tenta desligá-lo. Você pode ter que abrir a traseira do telefone com ferramentas especializadas para remover a bateria. Se você não tiver um conjunto de ferramentas de reparo do telefone, a melhor opção seria colocar o telefone em posição plana e esperar que a bateria drene antes de qualquer coisa entrar em curto circuito.

Lavar seu telefone?

Se você o deixou cair no oceano, lave-o. A água salgada irá corroer o interior. Mesmo se você deixou cair na sopa ou outros materiais com partículas de sal, ou uma privada suja. Sim, lave-o em uma corrente de água limpa. No entanto, não mergulhe em uma tigela ou pia de água. Deixe o telefone desligado enquanto faz isso. Evite balançar, inclinar ou agitar seu telefone. Se houver água dentro do seu telefone, você não quer piorar, deixando-a correr em novos lugares. Lembrete: faça isso por sua conta e risco. Não nos responsabilizamos por qualquer dano ao seu aparelho.

Não use arroz

Sabemos que a primeira coisa que todo mundo lhe diz para fazer é colocar o telefone em uma vasilha de arroz. No entanto, colocar o seu telefone em uma jarra de arroz é mais provável que, acidentalmente, coloque grãos de arroz em seu telefone do que ajudar o processo de secagem do dispositivo. O arroz não é um agente de secagem. Não use arroz. Outras coisas para não usar incluem um secador de cabelo, forno ou microondas. Você não quer aquecer seu telefone já em perigo.

Em vez disso, use agentes de secagem reais, como gel de sílica embalada. Seque suavemente o telefone com uma toalha e depois coloque-o sobre algumas toalhas de papel. Coloque o telefone em algum lugar onde não seja “perturbado”. Se possível, coloque o telefone e as toalhas de papel em um recipiente com os pacotes de gel de sílica ou outro agente secador.

Espere após deixar seu celular cair na água

Dê o seu telefone pelo menos 48 horas para secar. Mais tempo se você puder. Você pode querer equilibrar seu telefone na posição vertical e incliná-lo, para que a porta USB fique apontada para baixo após cerca de 24 horas para garantir que a umidade restante escorra para baixo e para fora do seu telefone.

Faça uma limpeza completa do dispositivo

Se você é um aventureiro que não liga para garantias e tem as ferramentas corretas, você também pode tentar desmontar o telefone o máximo possível antes de secá-lo. Use um kit apropriado e faça a secagem do dispositivo e limpeza usando álcool isopropílico. Se você usou um serviço de limpeza profissional, essa etapa não será necessária.

Procure pelos sensores de água no dispositivo

Como as empresas de reparos ou de telefonia sabem que o telefone está molhado? Seu telefone possui sensores de água que podem detectar se alguma vez houve entrada de água. Os sensores na maioria dos telefones realmente apenas se parecem com pequenos pedaços de papel ou adesivos. Eles são brancos quando secos e ficam vermelhos permanentemente quando se molham. Então, se você tirar o gabinete do telefone e você vê pontos de papel vermelhos brilhantes no interior do seu telefone, provavelmente é um sensor de água que foi ativado.

Revestimento impermeável com capinhas especiais

Isso pode vir muito tarde para você se você já mergulhou seu telefone, mas empresas podem acomodar os telefones que normalmente não seriam resistentes à água. Basta escolher a capinha ideal e você terá um excelente dispositivo à prova d’água.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)