Como limpar a tela do celular ou tablet? Produto e película!

Escrito na categoria "Manutenção de celulares" por André M. Coelho.

A limpeza de tela de um smartphone ou tablet é simples. O que é preciso entender não é exatamente o que deve ser feito durante a limpeza, mas o que não deve ser feito e que pode danificar o seu dispositivo, tais como usar produtos químicos na limpeza da tela. Vamos entender e procurar as melhores soluções, produtos, e limpeza para as telas e películas desses dispositivos.

Produtos para limpar tela de celular: o que não usar?

Antes de sair comprando um kit milagroso de limpeza de telas de celulares, cabe dizer coisas que não devem ser feitas por quem quer limpar a tela de um tablet ou smartphone sem danificá-la.

Produtos químicos não devem ser utilizados. A única combinação aceita é uma combinação de uma parte de água para uma parte de vinagre e mesmo assim, essa combinação é questionável. Existem soluções recomendadas pelas fabricantes de dispositivos eletrônicos que podem ser usadas com segurança, mas nada substitui a boa e velha água filtrada (porque filtra partículas que poderiam arranhar a tela).

Não use toalhas de papel, panos abrasivos, lenços de papel, ou qualquer outro tipo de pano que não seja a microfibra. Este tipo de pano foi criado especificamente para as superfícies delicadas das telas.

Na hora de usar a água ou o produto de limpeza, não exagere na quantidade. O paninho tem que estar ligeiramente umedecido, e a tela tem que estar desligada durante a limpeza.

Não seja bruto na hora da limpeza, ou você vai arranhar seu dispositivo. Se uma sujeira é persistente, prefira leves passadas várias vezes e suavemente. Caso a tela tenha uma película protetora, o método poderá ser um pouco diferente.

Limpar celular sem arranhar a tela

A limpeza da tela de um celular ou tablet é fácil, mas exige cuidados para não provocar arranhões ou outros tipos de danos aos dispositivos. (Foto: www.digitalcitizen.life)

Como higienizar celular: começando pelo pano de microfibra

O pano de microfibra é o mesmo que vem com vários um óculos para limpeza. É um pano com um tecido especial, produzido de forma a evitar os danos às telas de dispositivos eletrônicos. São fibras muito pequenas que não atraem poeira e óleos. Com isso, não esfregam essas partículas no seu dispositivo, evitando os arranhões.

Limpando a tela: procedimentos

Agora que você tem o pano apropriado para limpar a tela, o processo é muito simples:

  1. Sempre desligue o dispositivo.
  2. Passe o pano seco da esquerda para a direita e depois de baixo para cima. Não faça círculos com o pano. Repita a operação de movimentos horizontais e verticais, se o dispositivo estiver muito sujo, mas sujeiras mais persistentes são para a próxima etapa.
  3. Umedeça parte do pano com água filtrada ou uma solução de limpeza específica. Faça o mesmo processo de limpeza que foi realizado com o pano seco.
  4. Seque a tela com a parte do pano que está seca.

Para limpar o pano de microfibra, molhe o pano em água morna e sabão neutro, lave bem, e deixe secar. Não use quaisquer produtos químicos para limpar o pano, também. Estes podem danificar o tecido.

E para limpar película suja?

A película protetora de um celular ou tablet pode ser limpa usando os mesmos procedimentos de limpeza da tela. Se a película não ficou limpa dessa forma, pode ser que a sujeira sejam já arranhões e danos diretos à própria película, sendo necessária a troca da película protetora. O uso de uma capa protetora de qualidade pode ajudar também a melhorar a proteção à película, evitando danos e claro, a sujeira.

Pode limpar a tela do celular com álcool, pasta de dente…

Não. A não ser que você queira um celular arranhado ou danificado.

Kits de limpeza para celular e tablets valem a pena?

Você pode comprar kits de limpeza e soluções de limpeza, mas o pano de microfibra com água é uma solução barata e eficiente. Lembre-se de lavar as mãos regularmente para manter a tela do dispositivo limpa, pois menos óleo nas mãos significa menos sujeira na tela dos seus dispositivos.

Como você faz a limpeza do seu dispositivo touchscreen? Tem algum procedimento diferente do nosso? Qual?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário