A maneira mais fácil de assistir TV em um computador pessoal e a mais popular agora é visualizar a programação pela Web. As principais redes, vários canais a cabo e sites de streaming permitem que você visualize programas em seu navegador da Web. Se você quiser uma conexão mais direta com sua TV e sem precisar de internet, precisará de hardware extra, ou seja, um sintonizador de TV, também conhecido como TV tuner.

TV sem internet com TV Tuner

Um TV tuner essencialmente transforma um computador em um aparelho de TV. Normalmente, eles incluem software que permite gravar a programação no seu computador também, para que você possa assistir a programas no seu tempo e não dependendo do horário em que o programa passa. Se você tiver um PC do tipo media center, um sintonizador pode já estar embutido na máquina. Se você não tiver um sintonizador, pode adicionar um instalando uma placa sintonizadora em seu PC ou conectando um sintonizador externo.

Os sintonizadores externos têm várias vantagens. Conectar um é mais fácil do que abrir o computador e instalar uma placa sintonizadora. O sintonizador não ocupa um slot no seu PC. Você pode facilmente desconectá-lo quando não estiver usando. E alguns modelos têm o mesmo design que um pen drive USB. Eles não são apenas muito portáteis, como também são fáceis de usar com mais de um computador.

Embora as instruções para instalar um sintonizador externo possam variar ligeiramente de fabricante para fabricante, as etapas gerais são as mesmas, independentemente do modelo.

TV no computador

Você pode assistir TV no computador sem internet, mas vai precisar de um TV Tuner pra isso. (Foto: Broadband TV News)

Como configurar o computador para assistir TV sem net?

Com o computador executando o Windows, conecte o hardware do sintonizador a uma porta USB. Se o espaçamento for apertado entre as portas na sua máquina, você pode querer usar um cabo de extensão com o sintonizador USB. Na maioria dos casos, não é aconselhável conectar o sintonizador a um hub USB.

Conecte uma antena ou cabo de TV a cabo ao conector de TV a cabo da antena no sintonizador. O conector é rosqueado e se parece com o conector coaxial na parte traseira de uma TV ou caixa de cabo. Alguns sintonizadores incluem uma antena para receber transmissões de TV pelo ar. Se você quiser ver a TV sem fio, mas sua unidade não tiver uma antena, você terá que comprar uma. As antenas de telhado proporcionam uma melhor recepção do que as antenas portáteis. O cabo oferece melhor recepção do que qualquer outro tipo de antena.

Se o seu sintonizador suporta gravação de vídeo, você vai querer ligar o cabo A/V incluído com o dispositivo. O cabo terá plugues RCA de áudio e vídeo composto (vermelho, branco, amarelo) e talvez um conector S-Video no final dele que se conecte à sua TV ou outro dispositivo do qual você esteja gravando. Dependendo do design do sintonizador, a extremidade do cabo que cabe no sintonizador pode ser um único plugue ou outro conjunto de plugues compostos.

Quando você conecta o sintonizador ao seu computador, o Windows deve exibir um alerta de ‘dispositivo encontrado’. Se isso não acontecer, talvez seja necessário reinicializar sua máquina para ativar o Windows para o novo hardware que você instalou. De qualquer forma, o alerta é a sua dica para instalar o software fornecido com o seu sintonizador. Normalmente, esse será um processo de duas etapas: a primeira etapa instala os drivers para o dispositivo e a segunda instala os aplicativos para ele.

Uma vez instalado, o software irá levá-lo através dos passos para começar a ver TV no seu computador.

TV que não precisa de internet

Você vai encontrar inúmeros aplicativos e programas que prometem entregar TV sem internet. Sem o TV tuner ou se seu computador não tem a capacidade de receber as ondas de transmissão de TV, você não poderá assistir TV sem internet. E as chances são grandes desses apps ou programas instalarem vírus no seu computador. O mesmo vale para smartphones, pois apenas os modelos que tem capacidade para receber a TV digital podem ser usados para assistir TV sem internet. Todo cuidado é pouco.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)