O seu botão de ligar e desligar do smartphone parou de funcionar. Ou o botão de volume, de voltar, o botão Home. Seja qualquer que for o botão do seu smartphone que tenha parado de funcionar, tenha certeza de que há alguma forma de consertar sem muita dificuldade. As formas mais simples envolvem aplicativos, e as mais complexas envolvem a troca da parte danificada. Seja qual for a opção, tenha certeza que seu problema terá uma solução.

Botões virtuais no Android ou Apple: criando botões com aplicativos

Existem centenas de aplicativos que lhe permitem substituir os botões físicos defeituosos por versões com a mesma função, mas que aparecem na tela do smartphone. Há também aplicativos através dos quais você pode criar gestos para ter acesso às funções dos botões. Easy Touch, Button Savior, My Home Button, são apenas alguns poucos exemplos de aplicativos que substituem os botões principais do Android. Notadamente, cabe lembrar que o botão de liga/desliga não irá funcionar após desligar o smartphone, e você precisará de outra estratégia para religar seu smartphone.

Como consertar seu smartphone Android

Você tem várias soluções para consertar seus botões do Android. Nossa dica é tentar ir direto para a assistência para um reparo permanente, ao invés de fazer gambiarras. (Foto: divulgação)

Botão power não funciona: trocando para o botão de volume

O botão de liga/desliga é mais importante que outros botões Android, já que os outros botões podem ser simulados virtualmente após o smartphone ser ligado. Procure um aplicativo que se chama “Power Button to Volume Button”, ou “Botão de Energia para Botão de Volume”. Há outras opções, mas vamos usar esse aplicativo só para simplificar o exemplo. Ele vai colocar o botão de liga/desliga no lugar do botão de volume. Mas de novo, se sua bateria acabar, pode ser que você não consiga religar o aparelho.

Botão home não funciona: Android ou Apple

Se botões virtuais não são uma opção para você, é possível usar um fone de ouvido como controle do smartphone. Pode ser necessário fazer uma ou outra configuração no próprio sistema operacional, mas são configurações simples, que aparecem no campo de notificações do aparelho assim que você conecta um fone de ouvido. Para essa opção de troca do botão Home funcionar, será necessário que o fone tenha botões físicos de controle. Existem alguns acessórios de smartphone, inclusive, que se conectam a entrada de fone de ouvido do smartphone e adicionam um botão extra ao celular, e você pode configurar esse botão como bem entender. Mas vai gastar um pouquinho pra isso.

A tecla voltar do meu celular não funciona? E a tecla home? E o botão power?

Se algum dos botões do seu celular não está funcionando, e nenhuma das soluções acima funcionou, o problema pode ser sujeira ou mesmo, o dano no botão físico.

Para o primeiro caso, uma limpeza completa do smartphone com álcool isopropílico resolve. Se você manda o smartphone para uma assistência, eles já incluem a higienização. A sujeira pode estar afetando os contatos do smartphone, e prejudicando o funcionamento dos botões físicos.

No segundo caso, de dano em um dos botões, só a substituição do mesmo resolve, mas é um reparo barato, em comparação com outros tipos de reparos em um smartphone. Inclusive, vale a pena essa opção em qualquer caso de botão não funcionando, pois ao invés de ficar fazendo gambiarras no aparelho, você já vai direto para a solução do problema.

Teve problemas em consertar os botões do seu aparelho? Como você para consertar seu smartphone? Tem mais alguma sugestão de possível reparo para os botões que não funcionam em um smartphone?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)