O bug “sem rede” é um problema bastante comum nos dispositivos Android em todas as marcas e operadoras. O lado positivo é que, sendo um problema bem conhecido, as respostas se tornaram muito fáceis de encontrar no caso de surgir alguma vez. Para qualquer pessoa cujo aparelho Android não tenha serviço, não se preocupe pois a solução é simples.

Se seu celular não acha rede, tente reiniciar

Sempre que surgir um problema com um smartphone Android, o primeiro e mais simples passo é apenas começar de novo. Para fazer isso, mantenha pressionado o botão liga / desliga até que um prompt apareça para reiniciar o telefone, selecione-o e aguarde enquanto o dispositivo lida com o restante.

Isso limpará a RAM do dispositivo e permitirá que o sistema operacional seja reiniciado em uma página nova. Na maioria das vezes, isso corrige os problemas encontrados no dispositivo.

Meu celular não pega rede, então faça um ciclo nele

Se a reinicialização do dispositivo não funcionar, outra solução comum para o erro sem rede é deslizar para baixo na parte superior da tela do telefone para abrir a aba de notificações e selecionar Modo Avião na barra de ações rápidas. Uma vez selecionado, pode haver um prompt confirmando a seleção – pressione OK e aguarde alguns segundos, depois volte para a barra de ação e desative o Modo Avião novamente.

O que isso faz é desconectar o telefone da torre de celular e reconectá-lo novamente. Quando esse método corrige o problema, normalmente ocorre porque o telefone não conseguiu saltar com êxito do sinal de uma torre para outra, resultando em um rádio celular ativado, mas que se comporta efetivamente como se estivesse desligado. Esse problema é frequentemente encontrado ao dirigir pela cidade ou por áreas onde não há sinal.

Celular sem rede, então escolha manualmente uma

Às vezes, o telefone precisa ser direcionado manualmente para localizar sua operadora de rede. É muito parecido com procurar uma conexão e selecioná-la manualmente quando o telefone tenta fazê-lo automaticamente. Tente o seguinte:

  • Abrir configurações
  • Selecionar a opção Redes móveis
  • Selecionar Operadores de rede e aguarde enquanto verifica a área em busca de conexões celulares
  • Selecionar o operador de rede relevante na lista
  • Verificar se o problema foi corrigido
Celular sem rede

Quando seu celular não tiver rede, pode ser uma questão simples como reiniciar o celular. (Foto: Wilson Amplifiers)

Verificar o cartão SIM do celular

Não importa a operadora, há boas chances de um smartphone empregar um cartão SIM, que o usuário pode acessar abrindo a tampa traseira do telefone e localizando o que parece um cartão microSD inserido em um slot próximo à bateria.

Se houver um cartão SIM no aparelho, desligue o telefone e remova-o com cuidado. Inspecione-o quanto a sinais de danos. Se tudo parecer bom, reinsira-o firmemente no slot. Às vezes, o cartão também é deslocado devido a impactos como queda do telefone.

Disque para o modo de serviço

Às vezes, o rádio celular acaba desativado. Isso não é algo que normalmente se pode reativar dentro das configurações, então tente o seguinte:

  • Abra o discador
  • Digite * # * # 4636 # * # * e ligue para entrar no Modo de Serviço
  • Localize e selecione Informações do telefone ou Informações do dispositivo
  • Selecione Executar teste de ping
  • Depois, verifique os dados do rádio na parte inferior da tela e ative o rádio se estiver desligado
  • Reinicie o telefone

Verifique APKs sideloaded e ROMs personalizadas

Ocasionalmente, um aplicativo que foi instalado no dispositivo pode ter acesso administrativo para lidar com comutadores de hardware e software que podem afetar adversamente a conexão do telefone às torres. Além disso, as ROMs personalizadas podem não funcionar bem com o rádio celular, o que pode ser resolvido reiniciando o telefone no menu de inicialização e selecionando Redefinição de fábrica para atualizar a ROM originalmente pretendida de volta à partição de trabalho do telefone. O menu de inicialização geralmente pode ser acessado enquanto o dispositivo está desligado, mantendo pressionado o botão liga / desliga com a tecla de diminuir volume até que um menu seja exibido.

Verifique se há ESN nulo ou corrompido

Às vezes, o ESN pode ser desalojado ou anulado. É uma questão complicada de explicar o porquê, mas corrigi-la é uma questão relativamente simples.

Abra o discador e digite (* # 06 #) para ver o ESN

Se o ESN ler como nulo, poderá estar corrompido, o que exigirá reconfiguração para corrigir

Se o ESN parecer bom, abra o discador novamente e digite (* # * # 197328640 # * # *) ou (* # 197328640 #) para iniciar o Modo de Comando

Selecione a opção Comum e, em seguida, Opção 1 para Modo de teste de campo (FTM)

Se o FTM reportar como LIGADO, será necessário DESLIGAR – pressione a tecla Menu antes de sair da tela de Comando e siga as próximas etapas para desativá-lo.

Retorne à entrada de chave e agora selecione a Opção 2 para desativar o FTM

Remova o cartão SIM e a bateria do dispositivo, aguarde dois minutos e reinsira a bateria apenas

Ligue o telefone novamente e abra o discador mais uma vez para inserir (* # 197328640 #) desta vez

Selecione Depuração, Controle do telefone, Controle Nas, RRC e, em seguida, Revisão RRC, que corrigirá o problema nulo do ESN

Selecione a opção 5

Desligue o telefone e reinsira o cartão SIM finalmente, ligue-o novamente e verifique se está tudo bem

Descarga estática do cartão SIM

Aqui está uma solução ímpar que funciona garantindo que o sistema esteja 100% limpo de todos os dados e qualquer interferência elétrica. Comece acessando a Rede móvel (localizada em Configurações) e mantendo pressionadas as teclas liga / desliga e home simultaneamente para desligar o sistema.

Remova a bateria lentamente (é uma questão elétrica) e pressione os botões liga / desliga e home cerca de 20 a 30 vezes cada. Depois disso, mantenha os dois botões pressionados por cerca de dois minutos para expulsar completamente toda a energia elétrica latente dentro do dispositivo.

Agora, reinsira a bateria e ligue o dispositivo novamente com o cartão SIM ainda inserido. Mantenha o compartimento da bateria desligado enquanto faz isso, pois o próximo passo é remover e reinserir lentamente o cartão SIM três vezes enquanto o dispositivo estiver ligado. O telefone fornecerá confirmação e solicitará que o usuário o reinicie. Quando tudo voltar a funcionar, o dispositivo deverá ter serviço novamente. Ir para o topo

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