Anúncios e propagandas são um mal necessário. Muitos sites e aplicativos oferecem serviços gratuitos, conteúdo gratuito e software gratuito porque alguém os paga para mantê-los atualizados. Assim, o provedor de serviços deve veicular anúncios para você em troca da receita que os mantém em atividade e em desenvolvimento. Como usuário, você aproveita o benefício de usar o produto gratuitamente.

No entanto, às vezes, os canais de anúncios podem ser realmente irritantes, contribuindo para uma experiência do usuário não tão atraente. Nesta postagem, veremos métodos para impedir a exibição de anúncios no Android. Você pode impedir a exibição de anúncios em aplicativos e jogos ou apenas em navegadores.

Os métodos aqui podem funcionar para dispositivos com e sem root. Será especificado para cada método. Antes de começar, você precisa de um Gerenciador de arquivos, por exemplo Gerenciador de Arquivos Astro. Qualquer outro gerenciador de arquivos funcionará bem.

Aviso: tente bloquear o anúncio por sua conta e risco. Não podemos ser responsabilizados por quaisquer efeitos no seu dispositivo resultantes destes métodos.

App para bloquear propagandas: Adblock Plus (ABP)

Esse método usa bloqueadores de anúncios (apps) para bloquear todos os anúncios no seu dispositivo, incluindo os anúncios exibidos em vários aplicativos e jogos. Existem muitos bloqueadores de anúncios para o Android, graças aos desenvolvedores do Android em constante crescimento. Os dois principais seriam Adblock Plus (ABP) e AdAway; discutiremos o primeiro, mas você poderá instalar o AdAway, se essa for sua preferência.

Estamos indo com o Adblock Plus, pois é um projeto de código aberto e tem a opção de permitir anúncios não intrusivos. Esse método funciona para dispositivos com e sem raiz. Instalar um aplicativo bloqueador de anúncios requer que seu dispositivo permita aplicativos de fontes desconhecidas.

O Sideloading é necessário porque o Google removeu aplicativos de bloco de anúncios da Google Play Store. É preciso sideloadar qualquer bloqueador de anúncios, por exemplo, instalar bloqueadores de anúncios usando o arquivo APK e não da Google Play Store.

Siga os passos indicados para definir esta configuração:

Vá para Configurações -> Segurança no seu dispositivo Android.

Navegue até a opção Fontes desconhecidas.

Se desmarcada, toque na caixa de seleção e, em seguida, toque em OK no menu de confirmação.

Seu dispositivo Android está pronto para instalar bloqueadores de anúncios.

Instalando e configurando o Adblock Plus

Abra um navegador no seu dispositivo e baixe o Adblock Plus para Android. Seu dispositivo receberá o arquivo APK.

Navegue até onde seus arquivos baixados são mantidos, então toque no arquivo e instale. Se você abrir o arquivo APK usando um gerenciador de arquivos, selecione Abrir o App Manager e clique em Instalar.

Em dispositivos com root, após a instalação, abra o Adblock Plus. Ele solicitará permissões de superusuário. Permitir permissões de superusuário para o Adblock Plus e você está pronto para ir.

Agora, o Adblock Plus começará a bloquear anúncios. Você pode definir mais opções no Adblock Plus, como listas de filtros de anúncios, anúncios não intrusivos, etc. em Configurações.

Propagandas nos aplicativos

Bloqueie as propagandas nos aplicativos do smartphone para ter uma experiência com o app com menos interrupções. (Foto: DroidHolic)

ABP Plus como aplicativo que impede propaganda no navegador

O Adblock Plus também está disponível como uma extensão de navegador para o Firefox. Com esse método, somente os anúncios exibidos em páginas da Web dentro do navegador são bloqueados. Anúncios em aplicativos ou jogos não são afetados. Esse método funciona para dispositivos com e sem root.

Se você ainda não usa o Firefox como navegador no seu Android, baixe na Play Store. Execute o navegador no seu dispositivo e vá até o complemento Adblock Plus aqui. Adicione-o ao Firefox e instale-o.

Reinicie o Firefox e navegue sem anúncios. Você pode definir mais opções no Adblock Plus indo ao Menu -> Adblock Plus e passando pelas opções que você pode configurar.

Como bloquear propagandas no android com o arquivo “hosts”?

Esse método usa o arquivo “hosts” para bloquear anúncios. Este método bloqueia todos os anúncios no seu dispositivo, incluindo os apresentados em várias aplicações e jogos. Este método funciona apenas para dispositivos com root.

O arquivo “hosts” é um arquivo de texto simples em um sistema operacional para mapear nomes de host (como nomedosite.com) para seu endereço IP. Sempre que você tentar iniciar um site usando seu nome de host, o sistema operacional geralmente pesquisará o arquivo “hosts” para encontrar o endereço IP correspondente primeiro.

Se a busca for bem sucedida, então seu endereço IP mapeado é usado; caso contrário, uma consulta é enviada ao DNS (Domain Name Service) para localizar o endereço IP desse nome de host.

No computador, abra o MVPS (ou pgl.yoyo.org ou hostfile.mine.nu) no seu navegador. Uma página de texto simples será aberta. Salve esta página como o nome hosts no computador.

Usando Bluetooth ou uma conexão USB, copie esse arquivo hosts do seu computador para o seu dispositivo Android. Observe o local do arquivo.

No seu Android, abra o gerenciador de arquivos no seu dispositivo e copie o arquivo hosts para /etc ou /system/etc. O acesso a esse local pode exigir que você “permita permissões de superusuário” ao gerenciador de arquivos.

Renomeie o arquivo hosts original (se presente) para uma extensão .txt ou .bak. Cole o arquivo de hosts salvos aqui. Reinicie seu Android e seu Android agora está livre de anúncios.

Embora os anúncios sejam irritantes, eles também são uma ótima maneira de experimentar novos aplicativos, produtos ou sites. Permitir anúncios não intrusivos é uma maneira de ficar exposto a esses novos e, às vezes, ótimos aplicativos por meio de anúncios. Como alternativa, muitos aplicativos oferecem a opção de comprar uma versão sem anúncios do aplicativo, para que você possa oferecer suporte aos seus aplicativos favoritos sem se incomodar com os anúncios.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)