Transferir fotos, vídeos, documentos, músicas e outros arquivos entre smartphones próximos deve ser simples, mas não é. Há uma variedade de maneiras diferentes de fazer isso e qual é o melhor depende de quais tipos de smartphones você está transferindo arquivos entre eles. Será que é preciso um aplicativo de transferência? Dá pra transferir arquivos via WiFi? Se você tem essas dúvidas, vamos te ajudar a entender como transferir arquivos entre dispositivos Android com faclidade.

Transferir arquivos entre Androids usando o NFC

Qualquer dispositivo Android com um chip NFC dentro pode enviar arquivos via NFC usando o Android Beam. Basta abrir a foto ou arquivo, encostar os telefones e você será solicitado a “transmitir” o arquivo sem fio para o outro telefone. Isso funciona muito bem para enviar fotos rapidamente, mas não pode enviar todos os tipos de arquivos. Vale lembrar que ambos os dispositivos devem ter o Android Beam instalado ou algum app de transferência de arquivos via NFC, além de ambos os dispositivos possuírem os chips NFC.

Transferências de arquivos via Bluetooth

Os smartphones geralmente possuem hardware Bluetooth integrado, e o Bluetooth pode ser usado para transferir arquivos entre dispositivos próximos sem fio. Isso parece ser uma solução que funcionaria em todas as plataformas de smartphones.

No Android, você precisará abrir o arquivo que deseja compartilhar como por exemplo, uma foto no aplicativo de galeria, tocar no botão Compartilhar e, em seguida, selecionar a opção Bluetooth. Você será solicitado a configurar o emparelhamento Bluetooth entre os dois dispositivos. Ambos os dispositivos devem estar com o Bluetooth ligado e a opção de descoberta ativada.

Transferir arquivos Android

Transferir arquivos entre dispositivos Android é bem fácil, e não vai demorar nem um pouco para aprender. (Foto: Guiding Tech)

Use um app de transferência de arquivos

Há uma boa chance de você já usar o Dropbox, Google Drive, OneDrive, Box Sync, Google Photos ou algum serviço de armazenamento na nuvem. Se você enviou o arquivo para um desses serviços de armazenamento na nuvem, você pode então compartilhar um link para o arquivo para que a outra pessoa possa baixá-lo diretamente da sua conta. Basta acessar o app, ver as opções do arquivo e escolher a opção de compartilhar o link. É possível fazer isso pelo computador, se o aplicativo tiver disponível a opção de acessar pelo site ou programa do computador.

Transferir arquivos do celular pelo email

Qual é a única maneira de enviar um arquivo sem fio para o smartphone de outra pessoa sem precisar de um aplicativo especializado, independentemente do smartphone que estejam usando? Através do email, é claro. Enviar um arquivo por e-mail é a única maneira de compartilhar um arquivo com qualquer pessoa usando qualquer smartphone, e não é necessário qualquer aplicativo de terceiros.

Basta ativar o aplicativo de e-mail em seu telefone, anexar o arquivo e enviá-lo para o endereço de email da outra pessoa, e eles receberão o arquivo na caixa de entrada de email em seus telefones. Vale lembrar que alguns programas de email tem limitações no tamanho do arquivo.

Transferência de arquivos via WiFi Direct

O WiFi Direct é um recurso que permite que dois dispositivos compatíveis com WiFi se conectem sem a necessidade de passar por um ponto de acesso sem fio, o que permite que o telefone transfira arquivos muito mais rápido. O Wi-Fi Direct é como conectar diretamente dois dispositivos, sem a necessidade de um roteador sem fio ou um ponto de acesso. Usando este mecanismo, aplicativos utilizam o WiFi Direct dos seus dispositivos Android para compartilhar instantaneamente seus arquivos.

Para compartilhar arquivos com o WiFi Direct, vale lembrar que os dispositivos tem de ser compatíveis com a tecnologia. Depois, basta baixar um app na Play Store que disponibilize essa opção. A partir daí, você só precisa clicar no arquivo que deseja compartilhar, escolher a opção de compartilhamento e escolher o aplicativo de transferência via WiFi Direct.

Conhece outro método para transferir arquivos entre dispositivos Android? Qual? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)