Se você está olhando para a tela do celular agora e se pergunta por que tem uma mensagem que diz “SIM inválido” e possui um serviço de celular, há um problema. Você não pode fazer ligações, enviar mensagens de texto, twittar, postar ou até mesmo usar um app se você não tiver um SIM válido (a menos que tenha WiFi, é claro).

O que fazer quando o chip dá inválido?

O que significa “SIM inválido”? Essa é uma boa pergunta com várias respostas possíveis. Se o seu smartphone diz “SIM inválido” e apenas se recusa a trabalhar, pode ser por alguns motivos diferentes, e cada um desses motivos terá uma solução própria. Vamos esclarecer os possíveis motivos e soluções para o chip inválido.

SIM inválido por plano inválido, como resolver?

A primeira coisa que você vai querer verificar é o seu plano de celular. Você tem um plano celular ativo? Você esqueceu de pagar sua conta? Você gastou toda sua mesada e agora está sem dinheiro? Você pode verificar isso entrando em contato com sua empresa de celular por telefone, online ou pessoalmente.

SIM solto no celular

É possível que o SIM não esteja fazendo contato ou esteja solto por algum motivo. Você pode corrigir isso desligando o iPhone, removendo o SIM e substituindo-o. Você pode limpá-lo com um pano seco de microfibra, se quiser apenas garantir que algo não esteja atrapalhando a conexão. Em seguida, ligue o telefone novamente e verifique se ele está fixo. Principalmente para quem usa adaptadores para cartões SIM, pode ser necessário dar uma verificada.

O telefone precisa ser reiniciado

Às vezes, você só precisa reiniciar o telefone. Ele permite que o telefone e o SIM sejam atualizados, como tirar uma soneca. Desligue o telefone mantendo pressionado o botão liga / desliga e deslizando o controle deslizante. Depois aguarde pelo menos 30 segundos depois que estiver totalmente desligado e ligue-o novamente.

SIM inválido no celular

O problema de SIM inválido pode dar uma dor de cabeça, mas a solução pode chegar rápido. (Foto: Payette Forward)

Android ou iOS precisam de uma atualização

Pode ser necessário atualizar o seu sistema opracional. Você pode fazer isso em Configurações -> Geral -> Atualização de software, ou Configurações -> Sobre o telefone -> Atualizações do sistema. Se houver uma atualização aguardando, conecte-se ao WiFi e faça o download e instale a atualização. Isso pode levar alguns minutos, dependendo da velocidade da conexão WiFi.

As configurações da operadora foram alteradas

Se sua operadora tiver feito alterações nos serviços, talvez seja necessário atualizar o dispositivo para que esteja sincronizado com as configurações mais recentes da operadora. Você pode fazer isso acessando Configurações -> Gera -l> Sobre e, se houver alguma alteração, verá uma notificação esperando para ser confirmada.

SIM inválido por estar defeituoso

Se nada mais resolver o problema, é possível que você tenha acabado com um SIM ruim. Se for um novo SIM e não estiver funcionando, tente entrar em contato com o atendimento ao cliente e obtenha um SIM de substituição. Se for um SIM mais antigo, é possível que ele tenha sido danificado ou esteja na hora de substituí-lo. Você também pode entrar em contato com o atendimento ao cliente e ver o que precisa fazer para obter um novo SIM com o mesmo número de telefone. Ou você pode simplesmente comprar um novo SIM com um novo número.

Se você tem um SIM inválido no dispositivo, há vários motivos pelos quais isso pode estar acontecendo. A maioria dos quais requer correções simples. É possível que o SIM precise ser substituído, mas tente fazer disso a última opção, a menos que você queira substituí-lo e esteja procurando uma desculpa para fazê-lo.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)