O que é chip não aprovisionado?

Escrito na categoria "Planos e operadoras de celular" por André M. Coelho.

Problemas para fazer seu novo cartão SIM funcionar? A mensagem de erro “SIM não provisionado” é frustrante, mas simples de corrigir. Mas o que significa? Neste artigo, explicamos como corrigir esse erro do cartão SIM e garantimos que você pode evitar que isso aconteça novamente no futuro em seu dispositivo.

O que é SIM ou chip não aprovisionado

Os cartões SIM contêm certas informações que ajudam na identificação da sua conta de telefone celular.

O SIM permite que o telefone seja identificado como seu na rede móvel (graças ao número IMEI). Isso permite que você faça chamadas e se conecte à Internet móvel.

O erro “SIM não provisionado” deve afetar apenas os usuários que precisam registrar um novo cartão SIM. Se ocorrer em qualquer outro momento, pode significar um problema com o cartão SIM, que precisará ser substituído.

Quando o erro “SIM não provisionado” aparece, você pode rastreá-lo até um dos seguintes:

Você comprou um novo telefone com um novo cartão SIM.

Você está transferindo contatos para um novo cartão SIM.

O servidor do seu provedor de rede móvel não está disponível (se você estiver usando um iPhone, o servidor da Apple também precisa estar online).

Há um problema com o posicionamento do cartão SIM.

Outras mensagens de erro do SIM podem ocorrer, dependendo da sua situação. Por exemplo, se o cartão SIM estiver bloqueado para um determinado telefone, ao inseri-lo em um novo dispositivo, você poderá ver a mensagem “SIM inválido”. O desbloqueio do SIM permitirá que você o use em qualquer telefone compatível.

Provisionamento de SIM Card

O erro de cartão SIM não provisionado pode ser solucionado com passos simples. (Foto: Tokyo Cheapo)

O que é o erro “SIM não provisionado para voz”?

Um erro que está crescendo em frequência é “SIM não provisionado para voz”. Geralmente ocorre em dispositivos conectados à rede Google Fi (uma combinação de redes móveis e WiFi).

Na maioria dos casos, esse erro significa que você não pode fazer chamadas de voz. As etapas abaixo devem ajudar a resolver isso.

O que significa o erro “SIM 2 não provisionado”?

Se o erro “SIM não provisionado” especifica um número, é quase certo que você está usando um telefone com SIM duplo. Cada slot é numerado, então você pode ver os erros “SIM 1 não provisionado” e “SIM 2 não provisionado”.

Não é muito para se preocupar. Significa simplesmente que, ao seguir a etapa dois abaixo, você executa o processo duas vezes, para cada cartão SIM.

Como consertar erro de chip não aprovisionado?

Algumas soluções simples podem resolver seu problema.

1. Reinicie o seu telefone

Pode parecer improvável, mas simplesmente desligar o telefone pode resolver a falha do SIM não provisionado.

Siga as etapas normais para reiniciar o telefone e aguarde. Alguns momentos depois, você verá que a mensagem de erro não aparece mais e seu cartão SIM está ativado.

2. Insira corretamente o cartão SIM

Se o problema não for com a ativação do cartão SIM ou com a rede, então pode ser simplesmente um SIM mal ajustado. Isso pode ser devido a problemas com o formato do próprio SIM ou um slot de cartão SIM mal projetado.

Para verificar se o SIM está encaixado corretamente, desligue o telefone e encontre o cartão SIM:

Se você tiver um telefone mais antigo ou mais barato, encontre o cartão SIM abrindo o painel traseiro. Pode ser necessário remover a bateria para acessar o slot do cartão SIM.

Com os telefones principais ou sem baterias removíveis, o slot do cartão SIM geralmente fica na lateral do aparelho. Normalmente é um caddy sobre o qual fica o cartão SIM – você precisará de uma pequena ferramenta de ejeção do SIM para abri-lo. Procure um pequeno orifício na lateral do telefone e empurre a ferramenta para ejetar o SIM.

Nota: certifique-se de remover o cartão SIM e não o cartão de armazenamento microSD.

Remover o cartão SIM pode ser complicado. Pode ser necessário usar uma pinça ou arrancá-la por baixo se houver uma bateria removível envolvida. Com o cartão SIM removido, aplique uma pancada e, talvez, limpe rapidamente com um pano sem fiapos.

Substitua o cartão SIM limpo, tendo o cuidado de posicioná-lo conforme as instruções. Geralmente, há um adesivo próximo ao slot do cartão SIM ou uma gravura ilustrando a orientação correta do SIM.

Substitua o cartão SIM do telefone e ligue-o novamente. O erro “SIM não provisionado” não deve mais aparecer. Se isso acontecer, tente o SIM em outro telefone.

3. Ative seu cartão SIM

Na maioria dos casos, um cartão SIM será ativado automaticamente dentro de 24 horas após ser inserido em um novo telefone. Se isso não acontecer, geralmente três opções estão disponíveis para permitir a ativação:

Ligue para um número automatizado

Envie um SMS

Faça login na página de ativação no site da operadora

Todas essas opções são rápidas e simples, mas dependem do suporte da operadora. Na maioria dos casos, seu SIM deve ser ativado e o erro “SIM não provisionado” resolvido.

4. Entre em contato com sua operadora ou provedor de rede

Se o SIM não ativar, é hora de fazer uma chamada (de outro dispositivo) para sua operadora ou rede. Explique a eles a mensagem de erro e as etapas que você executou até agora.

Conforme observado acima, pode haver um problema com o servidor de ativação, o que pode impedir a ativação do cartão SIM. Isso causaria a mensagem de erro “SIM não provisionado”.

Sua operadora normalmente o manterá na linha enquanto investigam o problema. Se for um problema com o servidor de ativação, pode haver algum atraso na ativação do SIM. No lado positivo, você terá um motivo para o erro e uma possível data para a resolução.

5. Obtenha um novo cartão SIM

Ainda sem alegria? É hora de solicitar um novo cartão SIM, talvez até um eSIM, se o seu telefone o suportar.

Você poderia ligar para sua rede para isso, mas provavelmente descobrirá que é mais rápido ir a uma loja de telefones local. Melhor ainda, uma filial de sua rede ou uma loja franqueada.

Eles serão capazes de executar diagnósticos no cartão SIM e, com sorte, resolver o erro “SIM não provisionado”. Não se preocupe se eles repetirem algumas das etapas que você já tentou, pois isso faz parte do processo de diagnóstico.

Se isso significa que você precisa de um novo cartão SIM, isso não deve ser um problema. A loja terá as ferramentas adequadas para gerenciar a troca e associar o novo SIM à sua conta.

O erro “SIM não provisionado” foi corrigido?

Observe que esse erro afetará apenas dispositivos móveis que usam cartões SIM. Desde que o SIM seja compatível e se encaixe no slot, essas correções funcionarão.

Nesse ponto, você deve entender por que seu telefone está exibindo a mensagem de erro “SIM não provisionado”. Lembre-se de que você tem cinco opções para corrigir esse erro:

Reinicie o seu telefone

Verifique se o SIM está encaixado corretamente

Ative seu SIM corretamente

Contate sua operadora para obter ajuda

Obtenha um novo cartão SIM

Se nada disso funcionar, você precisará entrar em contato com sua operadora / provedor de rede para solicitar a substituição do cartão.

Depois de ter tudo organizado, o cartão SIM deve funcionar sem problemas. mas se você tiver dúvidas, deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário