Um novo tipo de fraude de telefone está em ascensão. Em vez de roubar telefones diretamente de você, os ladrões se passam por você para obter novos smartphones da sua operadora de celular e pagar a conta. Por isso, tem se tornado importante monitorar quais os números de telefone que estão abertos em seu CPF. Como descobrir quais números estão no seu CPF e onde encontrá-los é que vamos ajudar com os passos abaixo.

Fraudes com número de celular

O roubo de smartphones está ficando cada vez mais difícil e menos lucrativo. Temos mais cuidado com nossos telefones do que costumávamos e cada vez mais smartphones oferecem criptografia e ferramentas telefônicas perdidas imediatamente. Assim, alguns criminosos adotaram uma nova tática. Em vez de mexer com telefones roubados e se preocupar com problemas de ativação, eles se apresentam como você e pedem novos números de telefone em seu nome.

O golpe funciona bem por várias razões. O criminoso aproveita todas as transações telefônicas pelas quais sua conta é elegível, pagando o mínimo possível antecipadamente (talvez até mesmo nada), e você pode não perceber até que seja tarde demais. Atualizar suas linhas existentes é o método mais perceptível, porque seus telefones param de funcionar; portanto, alguns criminosos adicionam novas linhas. Com essa rota, você pode não perceber o que aconteceu até a próxima fatura. E, se sua conta telefônica estiver configurada para pagamento automático, você poderá perdê-la por mais tempo.

Em alguns casos, o objetivo não é roubar telefones. Os criminosos podem atualizar suas linhas como um meio de obter seu número através da troca de SIM. Seu número de telefone é transferido para um telefone que eles possuem, que podem ser usados ​​para sequestrar qualquer conta que dependa do seu número de telefone como uma opção de recuperação.

Linhas no sue CPF

Saiba quais são os números de celular que estão no seu CPF para manter o controle de suas linhas. (Foto: NonPub.com)

Como os criminosos fazem o roubo de contas de telefone?

Nesse ponto, você pode se perguntar como um criminoso pode estar com a conta de outra pessoa. Às vezes, o autor rouba sua identidade, cria uma identificação falsa com seu nome e a foto dele e depois vai a uma loja de varejo para comprar telefones em sua conta. Você pode pensar que esse método só poderia ocorrer perto de onde você está, mas esse não é o caso. Pode acontecer até em outros estados. E isso pode dar início ao phishing, que é o meio pelo qual os golpistas podem roubar suas informações pessoais.

Como saber quantos números de celular tem no meu CPF?

Não há uma ferramenta central para pesquisar isso. E não é um processo rápido, mas é necessário para encontrar todos os números de telefone que possam estar em seu nome. Você precisará entrar em contato com todas as operadoras de telefonia celular para saber se há números cadastrados no seu CPF. Tenha em mãos seus documentos antes de fazer as ligações.

Para as principais operadoras do país, os seguintes números podem ser contatados para saber quais linhas estão registradas em seu CPF:

Vivo: *8486 de um número Vivo e 1058 de qualquer telefone

Oi: *144 do seu número Oi ou 1057 de qualquer telefone

Claro: 1052 ou 106 99

TIM: *144 do seu número Tim ou 1056 de qualquer telefone

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)