Como criar email pelo celular?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

Não se sinta excluído se todos que você conhece já estão enviando emails. Pois você poderá criar seu próprio email com alguns passos simples, até mesmo usando seu celular. Mas como fazer um email pelo celular? Como abrir meu email no meu dispositivo? Aprenda os passos necessários para poder criar sua conta de mail.

Como criar um novo email pelo celular?

Um endereço de email é exclusivo para você – só você pode ver os e-mails que são enviados para ele. Você loga em sua conta de e-mail de forma segura com uma senha que você cria.

Você pode acessar a mesma conta de email em um computador, tablet ou telefone e fazer login em qualquer lugar do mundo. Com o webmail, que discutiremos a seguir, tudo é mantido ‘em sincronia’, então as alterações em um dispositivo são refletidas quando você faz login em sua conta de e-mail em outro.

A criação do seu email pode ser feita usando o app da provedora de email como Outlook, Gmail, Bol, Yahoo Mail, entre outros. Basta baixar o app pela sua loja de aplicativos, e escolher a opção “Criar nova conta” ou algo do tipo. É possível também digitar o nome do serviço de email no Google e ir direto ao site, mesmo pelo seu dispositivo eletrônico, para fazer a criação de nova conta. Só digitar o nome do serviço no Google e ao lado, “Criar nova conta”. Simples, não?

Quero fazer outro email, onde ir?

É fácil e grátis configurar um novo endereço de e-mail. A melhor maneira de fazer isso é configurar algo chamado conta de webmail. Este é um tipo de conta de email que você pode acessar de qualquer computador, entrando na sua conta com segurança.

Os serviços de webmail típicos incluem Gmail do Google (gmail.com) e Outlook.com da Microsoft (outlook.com). Ambos são opções confiáveis ​​e livres.

A grande vantagem do webmail é que você pode acessar seus emails de qualquer dispositivo, fazendo login com segurança. Você não está preso a usar apenas um computador. O webmail funciona extremamente bem em smartphones e tablets – Gmail e Outlook.com têm seus próprios aplicativos gratuitos, ou você pode conectar uma conta de webmail ao aplicativo de e-mail integrado em um tablet ou smartphone com algumas etapas simples.

Há ainda muitos outros serviços, cada um com suas respectivas vantagens e desvantagens. Compare e escolha o que melhor atende às suas necessidades.

Criando email

Criar um email segue alguns passos simples, podendo ser feito por app ou por um site mobile no seu celular. (Imagem: i.workana.com)

Como escolher um endereço de email?

Até certo ponto, você é livre para inventar o endereço que quiser. Normalmente, você usa seu próprio nome e o restante do endereço é fornecido pelo próprio serviço de e-mail.

Por exemplo, seu novo endereço de e-mail seria [email protected] se você optou por criar uma conta do Google Gmail.

No entanto, um nome comum pode já ter sido escolhido, então você pode precisar adicionar um número ou um nome do meio para distinguir o novo endereço como um endereço único. Você não pode criar o mesmo endereço de e-mail que qualquer outra pessoa no mundo, mesmo se eles tiverem exatamente o mesmo nome que você!

O sistema irá avisá-lo se um endereço de e-mail já estiver em uso e até mesmo sugerir variantes que você pode usar.

Como escolher uma senha de email?

É muito importante configurar uma senha segura para seu endereço de email e não é uma boa ideia torná-la algo que seja fácil de adivinhar.

Embora seja improvável que um indivíduo ataque sua conta, existem sistemas de hacking automatizados que tentam hackear contas de e-mail em massa. Depois de entrar, eles podem criar confusão, como enviar e-mails de spam.

Temos algumas dicas sobre como criar uma senha segura, mas, de maneira geral, não use algo que um hacker possa adivinhar facilmente, como o nome do seu animal de estimação, seu local de nascimento, seu time de futebol favorito, etc. Uma frase secreta simples feita até três ou mais palavras, como “guarda-chuva gatinho rosa”, é fácil de lembrar e muito mais difícil para os sistemas automatizados dos hackers quebrarem.

Melhor ainda, use um gerenciador de senhas como o LastPass ou Dashlane para gerar senhas muito seguras e gerenciá-las para você. Temos mais informações sobre gerenciadores de senhas aqui.

Evite usar seu próprio sobrenome, sua data de nascimento, a palavra ‘senha’ ou combinações de números simples como ‘12345’ ou ‘0000’. Todos esses são fáceis de hackear.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário