Odiá-los ou amá-los, e-mails são uma das formas mais utilizadas de comunicação, com mais de 205 bilhões de e-mails enviados todos os dias. Claro, a maioria deles acaba na pasta de spam, mas alguém tem que ler os que não são. Esse alguém é você. E se você é como nós, você faz a maior parte do seu e-mail lendo e escrevendo em seu smartphone Android. A boa notícia é que seu dispositivo provavelmente já vem com um excelente aplicativo de e-mail pré-instalado, o Gmail do Google, e que as alternativas são abundantes. Neste artigo, vamos cobrir os 5 melhores aplicativos de e-mail para smartphones Android, incluindo o Gmail, para ver quais são seus prós e contras.

Boxer para o gerenciamento de emails

O Boxer é uma alternativa valiosa para clientes de email Android mais estabelecidos. Ele suporta contas de e-mail do Gmail, Exchange, Outlook, Yahoo, Hotmail, iCloud, Office 365, IMAP e POP3, integra-se bem a serviços como Dropbox, Box e Evernote, e ainda vem com um recurso de lista de tarefas integrado.

Usando uma grande variedade de atalhos úteis, você pode deslizar para arquivar, mandar para a lixeira ou bloquear e-mails. E se isso não for suficiente, há um total de 12 opções para personalização adicional. Não há necessidade de digitar todas as respostas. Basta selecionar uma em uma longa lista de mensagens pré-configuradas e manter o foco no seu trabalho.

O Boxer está disponível em três versões: Boxer for Exchange, que adiciona suporte de troca via ActiveSync, Boxer Pro e Boxer Pro + Exchange. A versão Pro vem com suporte a múltiplas contas, respostas rápidas personalizadas e assinatura personalizada. A versão Pro + Exchange do que apenas lança o suporte extra do Exchange, porque ter quatro versões é aparentemente melhor do que apenas duas.

Gmail como organizador de email

O aplicativo começou como um serviço de e-mail gratuito patrocinado por publicidade fornecido pelo Google. O serviço foi lançado em 2004 como um lançamento beta somente para convidados e abriu suas portas ao público em 7 de fevereiro de 2007. O Gmail oferecia uma impressionante capacidade de armazenamento de 1 GB por usuário. Em comparação, o Hotmail, agora Outlook, oferecia apenas cerca de 5 MB de espaço de armazenamento. Agora, o Gmail oferece a todos os seus usuários 15 GB ou mais de armazenamento gratuito.

Como o Gmail tem mais de 1 bilhão de usuários, não é surpresa que ele tenha sido o primeiro aplicativo na Google Play Store a atingir um bilhão de instalações em dispositivos Android. Hoje, desfruta de uma excelente classificação nas lojas de aplicativos, e a popularidade do aplicativo está crescendo apenas à medida que suas características estão aumentando.

O problema é que a iteração atual do aplicativo do Gmail para Android pode fazer muito mais do que apenas conceder a você o acesso à sua conta do Gmail. Ele suporta endereços que não são do Gmail, como o Outlook.com, o Yahoo Mail ou qualquer outro serviço de email IMAP / POP. Adicionar outras contas de e-mail ao aplicativo do Gmail é indolor e novos e-mails são exibidos em uma única caixa de entrada unificada. Você pode marcar e-mails como spam, arquivá-los, classificá-los em pastas separadas, definir sua própria resposta automática de férias, silenciar os tópicos que não deseja seguir e fazer muito mais coisas úteis.

Embora seja possível usar um dispositivo Android sem uma conta do Google, apenas uma pequena fração de usuários do Android o faz. As chances são de que você não esteja entre eles e, se esse for o caso, você já tem um endereço do Gmail e está pronto para usar o aplicativo do Gmail. Infelizmente, seu endereço do Gmail provavelmente nem lembra remotamente seu nome real. Afinal, com mais de 1 bilhão de usuários ativos, a maioria dos nomes e suas várias versões foram registradas. Isso pode ser uma má notícia do ponto de vista profissional, já que o aplicativo do Gmail funciona melhor quando associado a uma conta do Gmail. Além disso, o Gmail é o principal cliente de e-mail para smartphones e tablets Android, e provavelmente permanecerá assim por muito tempo.

Apps de email

Use bons apps de email para seu celular e gerencie melhor sua caixa de entrada. (Foto: Fossbytes)

Leitor de emails K-9 Mail

Muitos dos fãs do Android que usam o sistema operacional móvel desde a infância gostam do aplicativo K-9 Mail, já que ele é um dos clientes alternativos originais de e-mail no Android. O aplicativo também é popular entre a multidão de código aberto, até porque é um projeto completamente desenvolvido pela comunidade. Todos podem participar e contribuir de várias formas. Este esforço comunitário nos proporcionou um grande cliente de e-mail de código aberto com pesquisa, suporte a e-mail IMAP, suporte ao Exchange 2003/2007 (com WebDAV), sincronização multi-pasta, sinalização, arquivamento, assinaturas, autoatendimento, PGP, email no SD e outros recursos úteis.

O suporte ao PGP é provavelmente a característica mais interessante, considerando o clima atual em torno da privacidade e segurança pessoal na era digital. Conforme descrito pelo security-in-a-box, um projeto da Tactical Technology Collective e Front Line Defenders, o K-9 Mail integra-se perfeitamente ao Android Privacy Guard, que é um aplicativo gratuito e de código aberto que permite criptografar, descriptografar e assinar arquivos , mensagens ou e-mails usando criptografia de chave pública (como OpenPGP) ou criptografar / descriptografar arquivos ou mensagens com criptografia simétrica, protegendo-os com uma senha.

Com suas chaves OpenPGP importadas para o APG, tudo o que você precisa fazer para ativar a criptografia de e-mail é marcar a caixa de seleção “criptografar” localizada no campo do destinatário. Esta é uma característica imprescindível para jornalistas, pessoas que vivem em países governados por governos opressivos e todos aqueles que não gostam da idéia de o governo bisbilhotar e-mails.

A desvantagem é que o K-9 Mail, como muitos outros aplicativos de código aberto, não tem o grau de polimento e coesão a que o usuário moderno está acostumado. Mas supere o problema inicial e você será recompensado com um cliente de e-mail completo do Android que sabe como manter sua comunicação pessoal privada.

Gerenciador de email Microsoft Outlook

O Microsoft Outlook rastreia sua origem para um serviço de e-mail de Sabeer Bhatia e Jack Smith, que o nomearam HoTMaiL. Ele foi adquirido pela Microsoft em 1997 por cerca de US$400 milhões e renomeado imediatamente para o Windows Live Hotmail, mas substituído pelo Outlook.com em 2013. O Outlook representa a resposta da Microsoft ao Gmail e todo o paradigma de aplicativos elegantes baseados na Web acompanhados por aplicativos móveis igualmente capazes.

O aplicativo do Outlook para Android suporta o Microsoft Exchange, o Office 365, o Outlook.com, o Gmail, o Yahoo Mail e até mesmo contas antigas do Hotmail. Seu principal ponto de venda é chamado Caixa de entrada focalizada. O objetivo desse recurso é manter as mensagens importantes perto da parte superior da tela para garantir que você não sentirá falta delas.

A Microsoft facilitou muito o acesso a calendários e arquivos diretamente da caixa de entrada, tornando a produtividade em trânsito mais agradável. Além disso, o pacote de aplicativos da Microsoft é uma alternativa muito atraente aos produtos do Google, especialmente para pessoas que estão usando o Microsoft Windows e jogando no Microsoft Xbox.

WeMail para gerenciar email

O mais estranho na maioria dos clientes de e-mail é que esses clientes não correspondem à maneira como nos comunicamos uns com os outros. Quando nos comunicamos com nossos amigos, lojas on-line ou parceiros de negócios, organizamos nossas conversas em torno de tópicos e pessoas. No entanto, a maioria dos clientes de e-mail exibe e-mails como pensamentos individuais.

O WeMail organiza e-mails em uma experiência de bate-papo, prometendo reduzir o tamanho da sua caixa de entrada em mais de 50%. Isso significa que você não precisa mais rolar para baixo várias páginas apenas para encontrar uma resposta de ontem apenas porque você também trocou várias dúzias de e-mails com outras duas pessoas.

Além disso, o WeMail apresenta uma das funcionalidades de pesquisa de e-mail mais rápidas e avançadas, permitindo que você encontre instantaneamente o que está procurando. Todos os seus documentos e fotos podem ser acessados ​​com um único toque e você nem precisa digitar para redigir um e-mail, bastando ditá-lo ao aplicativo e o WeMail o converterá automaticamente para você.

Qual serviço de gerenciamento de email você usa? Qual prefere usar?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)