Como desativar TalkBack com a tela bloqueada?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

TalkBack é um dos recursos mais importantes para pessoas com deficiência, ele ajudará a ler qualquer informação na tela o mais informativa possível. O recurso TalkBack está disponível no menu Acessibilidade de smartphones e tablets Android, e pode ser também uma ferramenta para auxiliar quem apenas precisa de um recurso facilitador de uso dos dispositivos.

O que é talkback?

Um dos principais recursos de acessibilidade do Android é uma ferramenta chamada “TalkBack”, que fornece feedback falado para qualquer coisa na tela para que usuários com deficiência visual possam navegar nos dispositivos. O Google renomeou o serviço assistivo para Android Accessibility Suite ou Suíte de Acessibilidade do Android.

O Android Accessibility Suite é composto pelo TalkBack, Switch Access e Select to Speak. Com o leitor de tela TalkBack, o feedback falado, audível e vibratório ajuda os cegos ou com baixa visão a navegar em dispositivos sem precisar olhar para a tela de um telefone, tablet e vestível.

O acesso com Switch permite o controle do dispositivo com um dispositivo auxiliar de troca, enquanto o Select to Speak permite que os usuários selecionem algo na tela e o leia ou descreva em voz alta. Todas essas configurações estão disponíveis no menu Acessibilidade em Configurações do Android e atualizadas por meio do aplicativo Google TalkBack.

Correção para o talkback

Se tiver problemas com o uso do talkback, corrija com alguns passos simples no seu dispotivo. (Foto: divulgação)

Como ativar o TalkBack no Android?

Siga estas etapas para fazer o TalkBack funcionar em nosso Android e, claro, também temos que saber como parar o TalkBack em nosso Android. Porque muitas pessoas não têm ideia de como interromper facilmente o recurso de acessibilidade do TalkBack.

Para ativar o Talkback no Android, os pssos necessários são os seguintes:

Vá para o menu de configuração do Android

Escolha acessibilidade

Em algum dispositivo Android, você pode ver o TalkBack diretamente e podemos ligá-lo para ativar o TalkBack

Em algum dispositivo Android, temos que escolher Vision e, em seguida, TalkBack

O TalkBack funcionará imediatamente após a ativação. Será possível ouvir um som de ativação quando pressionarmos qualquer posição na tela.

Observação importante: o TalkBack ainda permanece ativo ou habilitado, embora reiniciemos / reinicializemos nosso smartphone Android. Se quisermos desativar o TalkBack, siga as etapas para Desativar TalkBack facilmente abaixo.

Como desligar ou desativar o Talkback no Android?

Desligue / Supenda / Pare o TALKBACK usando a tecla de combinação dos botões disponíveis no seu dispositivo.

Pressione juntos Aumentar volume + Diminuir volume para suspender o TalkBack

Não ouviremos mais nenhuma voz quando a tela for pressionada (temporário)

Se quisermos desligar o TALKBACK para sempre, desative o TalkBack no menu Configuração -> Acessibilidade -> desligue o TalkBack
Não ouviremos mais nenhuma voz do TalkBack.

Observação: alguns menus não serão 100% exibidos como o escrito acima, porque algumas marcas e versões terão seus próprios locais para ativar ou desativar o TalkBack.

Programar um aplicativo Android acessível não é tecnicamente difícil, mas costuma ser ignorado na pressa de um prazo. Com as ferramentas certas, ignorar a acessibilidade é um compromisso que muitas empresas não precisam fazer, mas que são compensadas pelas configurações de acessibilidade de dispositivos Android. Garantir que a acessibilidade seja adicionada e parte do teste de seu produto final é essencial para as empresas de tecnologia, e você pode se beneficiar disso.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário