A cada dia são lançados novos aparelhos celulares. Uma das tendências do mercado mais presentes é a do aumento do tamanho das telas. Algumas pessoas estranham as telas grandes. Outras, ficam impressionadas com as cores e tamanhos. Já para outras, o tamanho da tela é algo indiferente. Seja qual for seu perfil, uma coisa devemos admitir: o tamanho e definição da tela hoje se tornou um dos principais critérios para a escolha de um novo smartphone. Em época de celulares que quase parecem tablets e tablets tão pequenos quanto celulares, a tela grande não é pra todo mundo. Entender para quem a tela grande realmente faz a diferença pode te ajudar a escolher.

Tela grande e definição de tela

Contudo, cabe lembrar que uma tela maior não significa melhor qualidade de imagem. Você pode ter um celular com uma tela de mais de 4 polegadas e uma resolução baixa. A resolução é definida pelos pixels que formam as imagens na tela. A exemplo, uma tela Full HD tem 1080 linhas horizontais e 1920 linhas verticais. Cada ponto onde estas linhas de cruzam forma uma cor diferente que juntas, formam uma imagem.

Além da resolução, a densidade de pixels por polegadas (DPI) é traduzida como a densidade de pontos por polegadas. Quanto maior o número, maior a quantidade de pontos formando uma imagem na tela.

Por isso, na hora de comprar um celular com tela grande, pense também na resolução ou você poderá trocar os pés pelas mãos.

Usos possíveis para as telas grandes dos celulares

A tela grande de um celular tem um propósito principal: o consumo de mídia. Em mídia incluímos vídeos, livros, fotos e jogos.
Tirar fotos e filmar com estes aparelhos é uma experiência muito melhor, principalmente em aparelhos com melhor resolução. Quando você coloca os vídeos e fotos em um computador maior, até parece que o vídeo ou foto perdeu resolução e cores. Editar estas fotos e vídeos também fica muito mais fácil, pois você consegue visualizar muito mais detalhes. É quase como ter uma câmera semi profissional em suas mãos com uma mega tela para edição embutida. Para isso, você também precisa de um celular com uma boa câmera.

Celular com tela grande ou tablet

Uma dúvida muito comum de quem busca celulares de tela grande é decidir: compro um celular ou tablet? (Foto: androidauthority.com)

Já jogos, fica muito mais fácil executar comandos com a tela maior. Resumindo, fica bem mais divertido jogar com a tela maior e dá pra aproveitar muito melhor os detalhes de cada jogo.

Para assistir vídeos e filmes, é também boa a possibilidade de assistir vídeos e filmes de alta definição. Quem nunca fez isso, deveria. Você percebe mais detalhes nas cenas, os movimentos ficam mais fluidos, você admira mais a beleza das imagens e cenários. Isso vale até para vídeos no YouTube e outros sites de compartilhamento.

Quem gosta de imagens bonitas também pode aproveitar bem do recurso da tela maior. Você pode dar zoom em obras de arte em alta definição, escolher belos papéis de parede e descansos de tela para seu aparelho e deixá-lo bem atrativo para os olhos.
E livros, é quase como ter um livro de papel em mãos. As fontes ficam maiores, assim como as imagens. Você também tem mais texto na tela, tornando mais fácil a leitura e com uma fonte que facilita o processo de ler o material.

É mais fácil digitar usando celulares com telas grandes. Mas não recomendo a tela maior para este uso.

Para quem os celulares de tela grande foram feitos?

Resumindo bem o que já falei acima, celular de tela grande foi feito para quem quer consumir mídia e quer um misto entre tablet e smartphone. Quem quer o celular para usar como câmera e/ou filmadora deve considerar também a qualidade da câmera do aparelho.

Você tem que ter claro que o consumo de mídia é seu foco no momento em que compra seu celular de tela grande. Se você não pretende utilizá-lo para os fins aqui descritos, vale mais comprar um aparelho no mesmo preço, com outras vantagens tecnológicas, mas com uma tela melhor. Se você quer mesmo a tela grande, não esqueça de olhar a definição e DPI da tela (acima de 200 é ótimo).

Eu comprei o Galaxy Note II, que tem uma tela enorme, uma ótima câmera e uma ótima definição. Não me arrependo nenhum segundo e já até assisti filmes no aparelho. Leio bastante e meus olhos não ficam cansados. A bateria precisa ser recarregada uma vez por dia. Em consumo intenso, talvez mais vezes. Mas valeu o investimento e estou feliz com a experiência do consumo de mídia com meu Note II. Meu próximo celular terá tela semelhante ou até maior, tenho certeza disso.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)