Como entrar no Facebook?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

O Facebook mudou bastante desde que me inscrevi para uma conta pela primeira vez. Desnecessário dizer que o Facebook evoluiu a uma velocidade vertiginosa desde os meus anos de ensino médio e continuará se adaptando em um ritmo rápido enquanto existir.

Se você precisa de uma atualização sobre como usar o Facebook hoje ou deseja se inscrever para uma conta, verifique esta explicação detalhada de como usar a rede de mídia social mais popular do mundo.

Como entrar no Facebook?

Para se inscrever em uma conta do Facebook, siga estas três etapas fáceis.

Visite o site do Facebook.

Na página inicial, preencha seu nome, sobrenome, número de celular ou e-mail, senha, aniversário e sexo.

Pressione “Inscreva-se”.

Definição de suas configurações de privacidade

Depois de se inscrever para uma conta do Facebook, você pode ajustar suas configurações de privacidade para controlar quem pode ver seu perfil e informações. Siga estas quatro etapas simples para alterar suas configurações de privacidade.

Clique na seta apontando para baixo que está localizada no canto superior direito de qualquer página do Facebook.

Clique em “Configurações”.

Na barra lateral esquerda, pressione “Privacidade”.

Defina quem tem permissão para ver suas postagens anteriores e futuras. Você também pode controlar como as pessoas podem encontrá-lo e contatá-lo.

Como personalizar perfil do Facebook?

As chances são de que provavelmente haja alguém no Facebook com o mesmo nome que você. Para se diferenciar dessas pessoas e ajudar seus amigos e familiares a encontrá-lo no Facebook, personalize seu perfil adicionando uma foto de perfil, uma foto de capa e algumas informações pessoais.

Começando a trabalhar no Facebook

O Facebook é uma rede social de ampla atuação, e saber como começar pode te ajudar muito no início da Rede Social. (Imagem: Dreamshala)

1. Escolha uma foto do perfil para Facebook

Vá para o seu perfil e clique na foto do seu perfil.

Para escolher sua foto de perfil, escolha uma foto que você já tenha marcado no Facebook, uma que você tenha carregado no Facebook ou uma foto do seu computador. Você também pode adicionar uma moldura à sua foto de perfil.

2. Escolha uma foto de capa para Facebook

Clique no botão da câmera em sua foto de capa, que está em seu perfil. Para escolher sua foto de capa, você pode escolher uma foto de seu perfil do Facebook, uma seleção da arte da capa do Facebook, criar uma colagem ou fazer upload de uma foto de seu computador. Você também pode reposicionar ou excluir sua foto de capa atual.

3. Atualizar o perfil do Facebook

Clique na seção “Sobre” na página do seu perfil.

Nesta seção, você pode preencher informações sobre seu trabalho e educação, os lugares em que morou, informações de contato e básicas, família e relacionamentos, detalhes sobre você e eventos da vida.

4. Curtir e seguir páginas públicas no Facebook

No Facebook, você pode acompanhar e obter atualizações de suas marcas, celebridades, times esportivos e publicações favoritas. A melhor maneira de fazer isso é pesquisando por eles no Facebook e curtindo ou seguindo sua página pública, que terá uma marca de seleção azul ao lado de seu nome. Depois de curtir ou seguir sua página, você começará a ver suas atualizações em seu feed de notícias.

Linha do tempo do Facebook

Sua linha do tempo é um registro digital de sua atividade no Facebook em ordem cronológica reversa. Suas atualizações de status, fotos e vídeos enviados e as fotos em que você foi marcado aparecerão em sua linha do tempo. Você pode personalizar quem pode visualizar sua linha do tempo e mais detalhes, bem como quem pode visualizar suas informações.

Como adicionar amigos no Facebook?

Existem três maneiras de adicionar amigos no Facebook. Você pode procurá-los, localizá-los na guia “Encontrar amigos” ou importar uma lista de contatos do seu e-mail, iCloud ou telefone.

Para encontrar amigos no Facebook, vá até seu perfil, pressione a guia “Amigos” e clique no botão “Encontrar amigos”. Você verá uma lista de pedidos de amizade de outras pessoas e uma lista de pessoas que talvez você conheça e que pode adicionar como amigo no Facebook.

Se você carregar uma lista de contatos no Facebook, poderá adicionar seus amigos enquanto classifica cada um de seus contatos.

Como postar no Facebook?

O principal objetivo do Facebook é ajudar amigos e familiares a se conectarem. E a melhor maneira de se conectar com seus amigos e familiares é atualizando-os sobre sua vida com atualizações de status. Para compartilhar um status do Facebook, vá para a caixa de texto na parte superior da sua página de feed de notícias ou na página de seu perfil.

Com as atualizações de status, você pode compartilhar texto com 15 fundos de cores diferentes, fotos, vídeos, GIFs, adesivos e links.

Você também pode compartilhar outros tipos de postagens, como:

Sentimento / Atividade: compartilhe como você está se sentindo ou o que está fazendo no momento.

Check-in: quando você visitar uma cidade, local ou lugar, faça check-in e diga a seus amigos onde você está.

Marcar amigos: se você estiver saindo com seus amigos, marque-os em seu status e compartilhe o que está fazendo.

Identificar evento: se você estiver em um evento, poderá marcá-lo em seu status e compartilhar de qual evento você participará.

Peça recomendações: se você acabou de se mudar para algum lugar ou está prestes a visitar um local, pode pedir recomendações a seus amigos do Facebook sobre onde ir.

Enquete: pergunte a seus amigos do Facebook qual a opinião deles sobre um determinado assunto.

Apoiar organizações sem fins lucrativos: escolha uma organização sem fins lucrativos de sua escolha e compartilhe-a por meio de seu status. Seus amigos do Facebook podem pressionar o botão de doar para apoiar a organização escolhida.

Responder a uma pergunta: escolha uma pergunta predeterminada para responder ou crie sua própria pergunta para responder e compartilhe-a com seus amigos do Facebook.

Listas: escolha um tópico predeterminado para fazer uma lista ou crie seu próprio tópico e compartilhe com seus amigos do Facebook.

Stories do Facebook: todo o conteúdo que você pode compartilhar por meio de uma atualização de status pode ser compartilhado por meio de sua história do Facebook. Você também pode carregar conteúdo para suas histórias clicando no botão Adicionar à sua história na barra lateral direita. Além disso, você pode assistir às histórias de todos os seus amigos no Facebook clicando em suas fotos na seção Histórias, que também está localizada na barra lateral direita de sua página inicial.

Como adicionar fotos e vídeos no Facebook?

No Facebook, você pode adicionar fotos, vídeos, álbuns e transmissões de vídeo ao vivo ao seu perfil para que todos os seus amigos vejam.

1. Upload de fotos ou vídeos:

Para fazer upload de fotos ou vídeos para o seu perfil, siga estas quatro etapas simples:

Vá para o seu perfil.

Pressione a guia “Fotos”.

Pressione “Adicionar fotos / vídeo”.

Faça upload de fotos ou vídeos do seu computador.

2. Criação de álbuns de fotos ou vídeos

Para criar um álbum de fotos ou vídeos, siga estas quatro etapas simples:

Vá para o seu perfil.

Pressione a guia “Fotos”.

Pressione “Criar álbum”.

Faça upload de fotos ou vídeos do seu computador.

Como fazer uma live no Facebook?

Para fazer uma transmissão ao vivo em sua conta do Facebook, siga estas três etapas simples.

Na caixa que diz “O que você está pensando?”, Pressione “Vídeo ao vivo”.

Depois de pressionar “Vídeo ao vivo”, você pode escrever uma descrição sobre sua transmissão, marcar pessoas nela, adicionar um sentimento ou atividade, fazer check-in em um evento, apoiar uma organização sem fins lucrativos ou adicionar uma votação. Você também pode dar um título à sua transmissão ao vivo ou marcar um videogame se estiver transmitindo ao vivo alguém ou a si mesmo jogando videogame.

Pressione “Go Live” ou “Ao Vivo” quando terminar de descrever sua transmissão ao vivo.

Conectando-se com amigos no Facebook

Em seu feed de notícias, você verá atualizações de seus amigos, familiares ou páginas públicas que você segue. Para interagir com eles, você pode curtir e reagir às suas postagens, compartilhar conteúdo em seus cronogramas e se comunicar com eles por meio de texto ou chat de vídeo.

1. Gostar, comentar ou compartilhar

Se você gostar da postagem de alguém, dê um like, comente ou compartilhe.

2. Outras Reações

Se a postagem do seu amigo do Facebook evocar uma reação mais forte em você do que um curtir, você também pode expressar que ama, riu, está surpreso, triste ou zangado com a postagem dele, mantendo pressionado o botão “Curtir”.

3. Compartilhando conteúdo na linha do tempo de seus amigos

Qualquer coisa que você pode postar em seu status, você também pode postar na linha do tempo de seu amigo.

Como usar o Facebook Messenger?

Para bater papo com seus amigos ou páginas públicas no Facebook, use o Facebook Messenger. Você pode acessá-lo clicando no botão “Mensagens” no canto superior direito de qualquer página do Facebook ou pressionando o botão “Mensagens” na barra lateral esquerda da página inicial.

Em seguida, pressione “Nova Mensagem” e digite o nome do seu amigo ou marca com a qual deseja se conectar. O Facebook Messenger também permite criar bate-papos em grupo clicando em “Novo Grupo”. Depois disso, tudo o que você precisa fazer é nomear seu grupo e adicionar os amigos que deseja incluir no grupo.

Ao enviar mensagens para seus amigos ou grupo no Facebook Messenger, você pode enviar fotos, vídeos e arquivos do seu computador, bem como adesivos, GIFs, emojis e tirar fotos e vídeos da câmera do seu computador ou telefone.

Você também pode ver o Messenger em sua própria página, onde pode pesquisar conversas anteriores e gerenciar suas configurações. Para visualizar o Messenger em sua própria página, clique no botão “Mensagens” no canto superior direito de qualquer página do Facebook e pressione o botão “Ver tudo no Messenger”. Ou você pode pressionar o botão “Mensagens” na barra lateral esquerda da página inicial.

Para enviar mensagens instantâneas aos seus amigos que estão conectados ao Facebook ao mesmo tempo que você, pressione o botão “Bate-papo” na parte inferior de qualquer página do Facebook e inicie uma conversa com seus amigos que estão online.

Telefone, videochamada e notícias pelo Facebook

Quando o Messenger está aberto em sua própria página, você pode pesquisar qualquer um de seus amigos ou grupos, clicar em seu nome e pressionar o botão de telefone ou chat de vídeo para ligar para eles.

Seu feed de notícias é um feed com curadoria de postagens de seus amigos, familiares e páginas públicas que você segue e que o algoritmo do Facebook acredita que você terá interesse. Você também verá anúncios de marcas que acham que você gostará de consumir seu conteúdo ou produtos .

Para personalizar o seu feed de notícias, pressione a seta apontando para baixo no canto superior direito de qualquer página do Facebook e clique em “Preferência do feed de notícias”.

A partir daí, você pode priorizar as postagens que verá primeiro, parar de seguir pessoas e grupos para ocultar suas postagens, reconectar-se com pessoas e grupos que você deixou de seguir, descobrir páginas públicas que correspondem aos seus interesses e ocultar aplicativos de seu feed de notícias.

Outros recursos úteis no Facebook

O Facebook não é apenas uma plataforma para conteúdo viral e conexão. É também um centro de comunicações da comunidade, streaming de vídeo, mercados e jogos.

1. Eventos

A página Eventos no Facebook mostrará os próximos eventos que são populares entre seus amigos do Facebook ou que foram configurados pelos grupos aos quais você pertence. Você também pode encontrar eventos com base em sua data, localização e categoria.

Para encontrar a página de eventos, pressione o botão “Home”. Em seguida, na barra lateral esquerda, você verá a seção Explorar, onde pode clicar em “Eventos”.

2. Grupos

A página Grupos no Facebook mostrará quais grupos você gerencia e aos quais pertence. Você também pode descobrir grupos para participar com base nas sugestões do Facebook e uma tonelada de outras categorias.

Para acessar a página Grupos, pressione o botão “Página inicial” e, em seguida, na barra lateral esquerda, você verá a seção Explorar, onde pode clicar em “Grupos”.

3. Facebook Watch

Em 2017, o Facebook lançou seu serviço de streaming de vídeo, Facebook Watch. Na plataforma, você pode assistir a vídeos dos programas que está acompanhando e pesquisar outros programas e vídeos.

Para acessar o Facebook Watch, pressione o botão “Home”. Em seguida, na barra lateral esquerda, você verá o botão “Assistir” logo abaixo do botão “Messenger”.

4. Marketplace do Facebook

O Facebook não compete apenas com a Netflix na indústria de streaming, mas também com o eBay na indústria de mercado. Com o Facebook Marketplace, você pode navegar por todos os tipos de produtos, ingressar em grupos para comprar e vender produtos com pessoas em sua área ou que compartilhem interesses semelhantes, comprar produtos vendidos em lojas diferentes, comprar por categoria e vender seus próprios produtos.

Para acessar o Facebook Marketplace, pressione o botão “Home”. Em seguida, na barra lateral esquerda, você verá o botão “Marketplace:” logo abaixo do botão “Assistir”.

5. Jogos no Facebook

Jogos do Facebook é um dos melhores recursos do Facebook. Eles hospedam uma enorme coleção de jogos extremamente populares, e você pode navegar pelos jogos mais populares na plataforma pelas tabelas e categorias principais. Você também pode jogar a maioria dos jogos com seus amigos.

Aí está. Esperamos que este mergulho profundo no uso do Facebook ajude você a construir uma presença na mídia social e permita que você se conecte melhor com seus amigos, família e marcas favoritas.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário