Embora o WhatsApp tenha trabalhado para aprimorar sua criptografia e segurança, alguns usuários ainda não tem certeza se o WhatsApp pode garantir sua privacidade online. Se isso inclui você, este guia irá ensiná-lo a desinstalar o WhatsApp Messenger no Android e iOS e o que acontece depois que você faz essa desinstalação.

Desinstalar o WhatsApp e as políticas de privacidade

Como com qualquer outro serviço online, você deve entender os tipos de informações que o WhatsApp coleta de você. As informações que o WhatsApp coleta de você incluem Informações básicas da conta como seu nome, foto do perfil e número do celular; informações da lista de contatos, como os nomes e números de celular de seus contatos no WhatsApp; informações sobre dispositivo e conexão como o modelo do dispositivo, sistema operacional, informações do navegador e endereço IP que você usa ao acessar o serviço; informações de uso como quando você está online, quando atualizou sua mensagem de status pela última vez e quando você usou seus serviços pela última vez; informações de cookies para saber como você usa seus serviços e páginas (por exemplo, a página de perguntas frequentes do WhatsApp) e informações do suporte ao cliente, quando você pode fornecer detalhes pessoais ou cópias de suas mensagens para o WhatsApp. O WhatsApp pode reter e usar essas informações para melhorar seus serviços.

Se desinstalar o WhatsApp, como ele usa minhas informações?

Depois de coletar suas informações, o WhatsApp pode usá-las das seguintes maneiras, mesmo depois de você ter desinstalado o dispositivo. Afinal, seus dados continuarão no banco de dados do WhatsApp.

O WhatsApp usa as informações que coleta de você para ajudá-lo quando você entra em contato com o suporte ao cliente. Eles também usam as informações para melhorar o serviço existente e desenvolver novos.

O WhatsApp pode usar as informações que coleta de você para enviar comunicações de marketing sobre eles mesmos ou outras empresas da família de empresas do Facebook.

Com quem o WhatsApp compartilha minhas informações?

À medida que você se comunica com seus contatos no WhatsApp, eles podem armazenar e reter qualquer mensagem que você enviar para eles.

O WhatsApp trabalha com uma variedade de provedores de serviços. Se suas informações forem compartilhadas com eles, o WhatsApp exigirá que esses provedores usem suas informações de acordo com a política de privacidade do WhatsApp ou com o seu consentimento expresso.

O WhatsApp permite que você se comunique diretamente com empresas de terceiros. Assim, você pode receber, por exemplo, uma confirmação de pedido via WhatsApp de um revendedor que você comprou recentemente. E se você usar um serviço de backup de dados integrado ao WhatsApp, o provedor de serviços poderá coletar e reter informações sobre o que você está armazenando. Essas empresas de terceiros não são regidas pela política de privacidade do WhatsApp.

Deletando WhatsApp

Aprenda a remover o WhatsApp sem ter problemas para seu dispositivo. (Foto: InfoInspired)

Se eu desinstalar o WhatsApp o que acontece com as minhas mensagens?

O WhatsApp exclui suas mensagens assim que elas são enviadas na maior parte das vezes. Se uma mensagem não for enviada com sucesso para um destinatário, ela será retida por 30 dias, pois o WhatsApp tentará reenviá-la. Se a mensagem ainda não for entregue após 30 dias, ela será excluída dos servidores do WhatsApp. Você pode escolher fazer um backup das suas mensagens no seu dispositivo e aí, suas mensagens passarão a ficar armazenadas.

É seguro usar o WhatsApp?

Desde que lançaram a criptografia de ponta a ponta ), o WhatsApp se tornou um serviço de mensagens muito mais seguro e é uma boa opção para mensagens do dia a dia. Dito isto, sempre fique atento ao enviar mensagens para seus amigos e familiares. Tente não compartilhar material extremamente confidencial via WhatsApp. É bom também atualizar para a versão mais recente do WhatsApp sempre que possível. Use uma VPN para maior segurança e privacidade.

Como remover o WhatsApp no Android?

Vale lembrar que se você deletar o WhatsApp do celular, você poderá voltar a usá-lo novamente depois com seu mesmo número. Para deletar o WhatsApp no Android, siga os passos abaixo:

Etapa 1: na tela inicial, acesse a Google Play Store tocando no ícone da loja.

Etapa 2: na Google Play Store, pesquise “WhatsApp Messenger”.

Etapa 3: Toque no WhatsApp a partir dos resultados da pesquisa para abrir a página da Play Store da aplicação.

Etapa 4: na página da Play Store do WhatsApp Messenger, toque em DESINSTALAR.

Etapa 5: você será solicitado a confirmar a exclusão. Toque em OK. O WhatsApp Messenger será desinstalado do seu telefone.

Como excluir o WhatsApp no iOS?

Siga as etapas abaixo para desinstalar o WhatsApp em dispositivos com iOS como iPads e iPhones.

Etapa 1: na tela inicial, toque e segure o ícone do WhatsApp até ver os ícones começarem a tremer.

Etapa 2: Toque no pequeno “x” no canto superior esquerdo do ícone para desinstalar o aplicativo WhatsApp Messenger.

Etapa 3: você será solicitado a confirmar a exclusão. Toque em Excluir. O WhatsApp Messenger será removido do seu telefone.

Faça mais para proteger sua privacidade na Internet

Desinstalar o WhatsApp não é o único passo que você pode tomar para garantir sua privacidade. Aqui estão alguns passos que você pode seguir.

Use um VPN: embora a “pausa” do Histórico do aplicativo e da Web do Google impeça o Google de coletar dados sobre você, isso não impede que o seu provedor rastreie o que você está fazendo online e, potencialmente, o compartilhe com corporações e governos. Para ocultar sua atividade online do seu provedor, use um servidor VPN.

Use o Navegador Tor que esconde sua localização e atividades online de qualquer pessoa que esteja fazendo uma análise de rede ou de tráfego, portanto, é difícil rastrear sua atividade na Internet. É uma das suas melhores apostas para manter o anonimato online.

Delete sua conta no WhatsApp através do menu do aplicativo. Acesse e vá para a opção “Conta” e “Deletar minha conta”. Dessa maneira, se você quiser voltar para o WhatsApp, precisará criar uma conta nova.

Como vocês usam o WhatsApp? Tem alguma dica para quem quer ter mais segurança no mundo online?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)