O WhatsApp pode ficar inativo inesperadamente a qualquer hora do dia ou da noite por conta de problemas na rede WiFi, no smartphone, roteador ou outras questões que iremos tratar abaixo em detalhes. Prepare-se então para conseguir usar seu WhatsApp mesmo nas redes sem fio mais problemáticas que você possa encontrar.

WhatsApp não conecta mesmo com internet: o que pode ser?

WhatsApp é um serviço online, o que significa que você deve ter uma conexão ativa com a internet para usá-lo. Abra o navegador em seu smartphone e tente navegar para uma nova página da Web ou abra e atualize outro serviço o-line, como o Facebook ou o Twitter. Se a sua conexão com a internet parece estar funcionando, passe para a próxima dica. Se você não pode ficar online, existem várias coisas que você pode tentar.

Se você estiver usando o Wi-Fi, primeiro tente ativar e desativar a conexão ou colocar e remover o telefone do modo de Vôo. Como alternativa, você pode tentar reiniciar seu telefone.

Verifique também se o seu telefone não está desligando a conexão Wi-Fi quando ele vai para o modo “sleep/adormecido”. Vá para Configurações, Wi-Fi, escolha Avançado no menu Opções e verifique se “Manter Wi-Fi ativado durante o sleep” está definido como Sempre.

Se tiver certeza de que o serviço de banda larga em si não está desativado, você também pode tentar reiniciar o roteador sem fio.

Se você estiver usando dados móveis, verifique se a conexão de dados móveis não está desativada no menu Configurações e se você tem sinal suficiente.

Você também deve verificar se não restringiu o uso de dados em segundo plano para o WhatsApp no ​​menu Uso de dados e se as configurações do ponto de acesso estão corretamente configuradas. Se você puder usar o WhatsApp por WiFi, mas não por conexão móvel, é provável que as configurações de ponto de acesso não estejam configuradas para permitir tráfego não relacionado à web. Verifique com sua operadora de celular ligando para o número de atendimento.

Por fim, verifique se você não ultrapassou o limite de dados móveis.

WhatsApp e WiFi

Conserte os problemas de conexão do WhatsApp no WiFi para poder usar seu app sem dores de cabeça. (Foto: divulgação)

WhatsApp não funciona com WiFi: atualize seu app

O WhatsApp obtém novos recursos o tempo todo, o que se traduz em uma boa quantidade de atualizações de aplicativos. Às vezes, o WhatsApp não funcionará a menos que você esteja executando a versão mais recente, e esse é certamente o caso se você tiver feito o download do aplicativo em um tablet ou outro dispositivo Android para o qual não está disponível no Google Play.

Em um telefone Android, você deve verificar as atualizações de aplicativos abrindo o Google Play, tocando nas três linhas no canto superior esquerdo e escolhendo Meus aplicativos e, em seguida, consultando a guia Instalado para ver as atualizações disponíveis.

Em um iPhone, abra a App Store e toque no ícone Atualizações na parte inferior direita da tela. O WhatsApp recomenda também garantir que você esteja executando a versão mais recente do iOS.

Um último recurso é desinstalar e reinstalar uma nova cópia do WhatsApp para testar novamente, e ver se ele está funcionando.

Antes de fazer isso, você provavelmente precisará fazer backup de suas conversas do WhatsApp, o que, em um telefone Android, exigirá que você também execute o aplicativo gratuito do Google Drive.

Backup do WhatsApp

Faça o download, faça login usando os detalhes da sua Conta do Google e, em seguida, no WhatsApp, escolha Configurações, Bate-papo, Backup de bate-papo e pressione o botão verde Backup.

Quando você reinstala o WhatsApp, ele pesquisa automaticamente no Google Drive por uma cópia de backup de suas conversas, para que, quando encontrar o backup, ele possa restaurá-lo.

Conseguiu conectar seu WhatsApp depois dessas dicas? Se não conseguiu, deixem nos comentários suas dúvidas e iremos tentar ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)