Está tendo problemas com o seu cartão SD? Os cartões SD podem falhar por vários motivos. Felizmente, existem etapas que você pode executar para solucionar o problema. Aqui estão algumas das ações que você pode fazer para recuperar seu cartão SD para condições de armazenamento e futuro uso fácil.

Verifique o leitor quando o cartão de memória não funciona

Você está colocando a culpa no seu cartão SD. Mas e se o problema estiver no leitor de cartões?

Se o cartão falhar apenas em um dispositivo específico, pode muito bem ser um problema no leitor de cartões. Às vezes, os leitores de cartão embutidos nos computadores precisam ser reparados ou substituídos. Inspecione e veja se há algum dano físico. Use um cartão SD sobressalente para testar se o leitor de cartões não consegue detectar nenhum cartão conectado.

Se você estiver usando um leitor de cartão externo, tente substituir os cabos por um substituto compatível. Cabos defeituosos podem fazer com que os leitores de cartão parem de funcionar corretamente.

Use uma porta USB diferente para o cartão de memória

Alguns computadores possuem mais de uma porta USB. Verifique as entradas e saídas do seu computador. Se houver portas USB nos painéis frontal e traseiro, tente fazer a troca.

Se o leitor de cartão funcionar em uma porta, mas não na outra, você pode estar com um problema na porta USB e não no cartão SD, como pensava originalmente.

Você também pode querer trocar o cabo USB por outro.

Reinicie o dispositivo

Antigo, mas bom, reiniciar o dispositivo é uma solução testada pelo tempo que resolve surpreendentemente a maioria dos problemas encontrados pelos usuários. Desconecte o leitor de cartão ou o cartão em si e reconecte-o após reiniciar. Veja se o problema persiste. Tente redefinir o smartphone para as configurações de fábrica.

Atualize os drivers no PC

A maioria dos leitores de cartões USB instala drivers automaticamente quando você os conecta pela primeira vez. No entanto, os fabricantes costumavam atualizar seus drivers para corrigir erros ou fazer melhorias em seus produtos. Essas atualizações são disponibilizadas publicamente para download, mas geralmente passam despercebidas.

Verifique com o fabricante do leitor de cartão se há atualizações disponíveis e instale, se houver. Veja se isso vai se livrar do problema.

Verifique seu computador

Se a unidade USB não for reconhecida e nenhuma letra da unidade for exibida em Meu computador, é possível que seu computador esteja com pouca memória. Tente fechar todos os programas e deixe-o em funcionamento por alguns minutos.

Como alternativa, você pode usar o Gerenciador de tarefas (Windows) ou o Monitor de atividades (Mac) para forçar a interrupção de aplicativos que consomem muita memória.

Se nenhuma nova letra de unidade estiver aparecendo ao conectar um leitor de cartão USB, talvez seja necessário fornecer uma letra manualmente à unidade usando o Gerenciamento de disco.

Recuperação de cartão SD

Recupere seu cartão SD para poder ter acesso aos seus dados. (Foto:
FoneDog)

Desative a proteção contra gravação no cartão de memória

Se o seu cartão SD for reconhecido, mas você estiver com dificuldades para modificar arquivos, você pode simplesmente ter a proteção contra leitura e gravação ativada. Os cartões de memória têm uma chave física localizada ao lado. Você pode ativá-lo acidentalmente durante o manuseio. Desative a proteção de leitura e gravação e veja se isso resolve o problema do cartão SD.

É preciso formatar o cartão de memória para o dispositivo certo

A formatação de um cartão SD ou micro SD removerá todo o seu conteúdo e restaurará de alguma forma o estado original. No entanto, existem configurações de formato que podem afetar quais dispositivos podem ler o cartão SD. É possível que você tenha formatado o cartão SD para funcionar em computadores e não em smartphones, por exemplo.

Para tornar um cartão legível no seu dispositivo preferido, você precisará reformatá-lo novamente. No entanto, lembre-se de que isso apagaria todos os arquivos que estão atualmente no seu cartão SD. A formatação só deve ser feita se você se sentir confortável com a perda de todos os seus dados. Caso contrário, você será forçado a usar o software de recuperação de dados.

Felizmente, uma das dicas acima permite que você acesse os dados no seu cartão SD. Se nada der certo, pode haver um problema com o próprio cartão SD. Experimente-o em diferentes computadores e dispositivos e, se nenhum deles puder lê-lo, talvez seja necessário usar um software de recuperação de dados de terceiros para obter dados.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)