Os smartphones Android e os tablets são projetados para serem atraentes e viciantes; seus números de vendas confirmam isso. Mas, muitas vezes, seria ótimo poder continuar jogando após a bateria ter acabado ou você se sentou em frente ao seu PC ou laptop. A resposta, claro, é continuar jogando seu jogo Android no seu PC. Mas como isso é possível?

Várias ferramentas estão disponíveis para que isso aconteça, desde emuladores e máquinas virtuais até plug-ins de navegadores. Mas qual é a melhor opção?

Emuladores que rodarão jogos para Android em um PC

Uma maneira popular de executar o software Android em um PC é executando um emulador ou uma máquina virtual. Três opções que valem a pena considerar neste caso são:

GenyMotion – Um projeto de virtualização executado com o Oracle VirtualBox. Inscrição gratuita é necessária.

Nox App Player – Emula o Android na área de trabalho do Windows. Provavelmente a mais simples dessas opções. Também é um favorito para pessoas que querem jogar Pokemon Go em seus computadores.

AMIDuOS [No longer available] – emulador de Android Lollipop projetado para rodar jogos (e aplicativos) no Windows 7/8/10.

Mas qual destes é o melhor? Se você está procurando um método de jogar qualquer jogo Android em um PC desktop ou laptop (ou até mesmo com um tablet Windows) com o mínimo de barulho, a melhor opção é o Nox App Player. Mas vamos ver todos os três em detalhes.

Jogando seu jogo de Android no PC

Há uma boa chance de que, se você estiver tentando jogar Android no computador, é porque há um título específico com o qual você quer se divertir. Claro, não sabemos qual jogo é esse, mas você verá que a maioria dos títulos será jogada sem nenhum problema.

Para ter uma ideia de como é fácil instalar um jogo com esses três sistemas, no entanto, tentei instalar um jogo em cada um deles. Mas é simplesmente um caso de instalar o jogo a partir da loja de aplicativos disponível e de jogar, como você faria com um dispositivo Android móvel?

Note, no entanto, que você pode precisar de algum tempo para configurar corretamente como você controla o jogo. Enquanto o teclado e o mouse podem ser uma opção, um controlador de jogo é provavelmente sua melhor aposta.

Android virtual com GenyMotion

Dois downloads estão disponíveis para o GenyMotion. O primeiro tem o pacote VirtualBox, para aqueles que ainda não usam a ferramenta de máquina virtual. Se você já tem o Oracle VirtualBox instalado no seu PC, escolha o download menor. Você precisa se inscrever para continuar, mas isso é gratuito para uso doméstico.

Estamos vendo a versão do Windows aqui, mas observe que o GenyMotion oferece downloads para Mac OS X e Linux.

Uma vez baixado, execute o instalador GenyMotion para começar. Durante a configuração, você será solicitado a inserir seus detalhes de login. Clique em Sim quando solicitado a adicionar um novo dispositivo virtual e selecione seu dispositivo Android virtual preferido na lista, clicando em Avançar para prosseguir e Concluir quando o processo estiver concluído.

Para executar o dispositivo virtual baixado, clique em Iniciar. O GenyMotion apresenta vários controles ao longo das bordas da janela, incluindo rotação e volume da tela. Você não encontrará nenhum jogo lá, então terá que instalar um pacote gapps (Google apps) para instalar o Google Play.

Jogos de Android no PC

Rode jogos de Android no PC para aproveitar a jogatina com mais conforto. (Foto: Twitgoo)

Emulador de Android Nox App Player

Uma opção menos demorada, o Nox inclui alguns recursos adicionais, como a gravação de tela. Para instalar, vá para o site e faça o download, em seguida, execute o arquivo EXE, seguindo as instruções. Depois de concluído, o Nox App Player estará pronto.

Este emulador é muito fácil de usar. Por exemplo, há uma coleção de botões ao redor da janela do aplicativo, que você pode usar para simular a interação com uma tela de toque, um dispositivo portátil. Também há mapeamento de teclado, que pode melhorar seu desempenho em jogos Android FPS, que, como qualquer outro, podem ser instalados no Google Play. Também é possível arrastar arquivos – incluindo APKs de jogos – do seu PC.

Para instalar um jogo do seu PC, você precisa primeiro ativar o root no aplicativo. Procure o cog Configurações no canto superior direito, clique nele e selecione Ativar no menu suspenso para Raiz. Você precisará reiniciar o Nox App Player para continuar. Uma vez reiniciados, os aplicativos podem ser instalados arrastando um arquivo APK da área de trabalho do seu PC para a janela do Nox App Player. Há também uma opção navegável por meio da barra de menu à direita.

Se você precisar de mais ajuda para configurar o Nox para rodar seus jogos Android no Windows, dê uma olhada neste artigo:

Jogue Android no computador com AMIDuOS

O AMIDuOS é uma instalação simples e, depois de executá-lo, você verá que pode instalar jogos na Amazon App Store (aplicativos de ações estão incluídos). Para instalar jogos do Google Play, você precisará de um pacote de lacunas (Google Apps), que você encontrará no site da AMIDuOS.

Basta escolher a atualização que corresponde à versão do AMIDuOS instalada e seguir as instruções exibidas para aplicá-la ao AMIDuOS. Depois disso, você pode começar a instalar aplicativos.

Estabilidade e problemas dos emuladores do Android

Apesar de todas as três ferramentas valerem a pena, na prática, os resultados são mistos. Por exemplo, o Nox App Player só funcionará com a GPU Intel básica no meu laptop. Da mesma forma, o AMIDuOS se recusa a instalar certos jogos. E depois há o GenyMotion, com seu ambiente livre do Google Apps e quase inútil navegador. É necessário muito esforço e alguma sorte para que os jogos sejam executados aqui.

Em resumo, embora essas ferramentas sejam todas viáveis ​​e possam lhe dar os resultados desejados, há uma falta de consistência. Isso pode ser um grande problema para você se quiser executar esse ótimo novo jogo para dispositivos móveis em seu computador ou laptop.

Então o que você deveria fazer?

Outras opções estão disponíveis para rodar apps e jogos de Android no seu computador:

Bluestacks – Este é provavelmente o emulador Android mais conhecido.

Projeto Android x86 – Um sistema operacional Android completo projetado para ser executado em computadores desktop (se, por alguma razão, você estiver interessado em versões mais antigas do Android em execução no seu PC).

Remix OS – Outra distribuição Android destinada a PCs desktop. O Remix OS é particularmente bom para rodar jogos Android de ponta.

Como você sem dúvida percebeu, fazer jogos Android rodarem no seu PC não é simples. Embora seja possível, você precisará dedicar um tempo para descobrir qual é o melhor aplicativo para você e seu PC. Depois de fazer isso, você terá que gastar ainda mais tempo experimentando os jogos que deseja executar no PC e esperando que o emulador ou a máquina virtual escolhidos estejam prontos para executar o jogo. Mesmo assim, você pode encontrar problemas com a falta de um controlador adequado.

Se for uma experiência do Android em tela grande que você está procurando, talvez prefira transmitir seu dispositivo Android para uma TV ou até mesmo investir em um console de jogos Android.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)