Se você encontrou o celular de alguém, a atitude correta a ser tomada é procurar o dono desse celular. Pode não ser muito fácil, mas a própria tecnologia vai te ajudar nessa atitude nobre, que muitas pessoas deveriam passar a tomar para fazer um mundo melhor.

Encontrar dono de celular: procure nos arredores

Não saia perguntando se alguém perdeu um celular, pois muitos espertinhos podem falar que perderam o aparelho e ficarem com ele. Ao invés disso, olhe bem para o modelo do dispositivo, aspectos dele, arranhões que ele possa ter, capinhas, adesivos, papel de parede (se a tela estiver acessível), etc. Veja se alguém está procurando um smartphone por perto e faça perguntas sobre o aparelho para a pessoa antes de mostrar o celular (qual a cor do aparelho? Qual a senha da tela? Qual o modelo do dispositivo?). Assim, você conseguirá, talvez, encontrar o dono do celular nos arredores.

Como achar o dono de um celular perdido: o Boletim de Ocorrência

Vá até um posto policial e registre um Boletim de Ocorrência, descrevendo todos os detalhes de como encontrou o dispositivo. Isso irá te proteger de qualquer problema legal que encontrar o celular possa causar. O policial que registrar a ocorrência também indicará os procedimentos cabíveis, desde entregar o celular aos policiais para que eles encontrem o dono, até auxiliar você a encontrar o dono do dispositivo. Não é obrigatório fazer isso, mas é uma precaução que pode fazer a diferença, mesmo que seja só para devolver um celular.

Entregando um celular para alguém

Para entregar um celular perdido a alguém, o primeiro passo é registrar um Boletim de Ocorrência para se proteger de qualquer acusação injusta ou problemas no futuro. (Foto: home.bt.com)

Como achar o dono de um celular: tela desbloqueada

Depois que o BO for registrado e o policial autorizar a busca pelo proprietário do celular, o procedimento com a tela do celular desbloqueado é bem simples. Você pode procurar por contatos com nomes de parentes (pai, mãe, irmão, etc) e ligar para falar que encontrou um celular modelo X da pessoa em lugar tal, explicar a situação. Para garantir que não é um golpe, fale com a pessoa para te encontrar em um posto policial ou perto de um, para que não haja problemas

Você pode também ver aplicativos de email e redes sociais para tentar encontrar algum contato ou o nome da pessoa, ou fazer uma postagem no nome da pessoa. Algo como “encontrei o celular dessa pessoa no lugar X no dia de hoje. Favor, quem conhecer pedir para que a pessoa ligue para o próprio número, para que eu possa devolver o aparelho o quanto antes”.

 

Encontrar o dono do celular perdido: o jogo da espera

Uma vez que alguém percebe que perdeu o telefone, a primeira coisa que eles vão fazer é ligar para o número. Faça questão de manter o dispositivo totalmente carregado e ligado. Há donos que podem bloquear o IMEI assim que percebem que perderam seus aparelhos, o que impossibilitaria essa ligação.

Se o telefone está bloqueado, encontrar o dono do celular pode exigir alguns procedimentos extras 

Para dispositivos protegidos por senha, o processo pode ser um pouco mais difícil, mas não impossível, exigindo um pouco mais de trabalho. Uma senha de tela, códigos PIN, entre outras ferramentas de segurança, podem ser um obstáculo para obter informações sobre o dono do aparelho, mas não é tão difícil assim.

No iPhone, para conseguir encontrar dados do proprietário do aparelho sem ter que desbloquear a tela, segure o botão Home para acessar o controle de voz, e faça uma ligação usando sua voz, ligando para Casa, Mãe, Pai, Irmão, Namorada, Filho, Filha, etc. A maioria das pessoas tem pelo menos um desses números memorizado no celular.

 

Em dispositivos Android, tem algumas estratégias para burlar a tela de bloqueio do Google. Há aplicativos e programas de computador que são feitos para burlar esses bloqueios, mas cuidado com quais você instala, pois muitos vem com vírus e cavalos de tróia. A melhor forma de obter alguma informação a partir do celular bloqueado é levando a uma assistência técnica e explicando a situação.

 

Use o cartão SIM do aparelho ou cartão microSD para encontrar informações sobre o dono do dispositivo perdido

Se o dispositivo tem um cartão SIM, você pode removê-lo e ligá-lo em um dispositivo compatível. Mesmo que o telefone está bloqueado, o cartão SIM e as informações sobre ele não estarão. Muitas vezes você poderá ter acesso a alguns números de celular no cartão SIM, para fazer uma ligação. Tente também discar para a operadora do smartphone, usando como referência o logotipo no cartão SIM. Comunique a um atendente que o aparelho foi encontrado, e peça para entrar em contato com o dono, explicando onde o aparelho será deixado (exemplo: distrito policial do bairro X), para que não soe como um golpe.

Se você tem mais alguma sugestão de como encontrar o dono de um celular perdido, deixe nos comentários. Quanto mais pessoas ajudarem, mais fácil ficará para que um celular perdido reencontre seu dono!

 

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)