Você conectou seu telefone ou tablet horas atrás para carregar, e a bateria ainda está nos 10 por cento de carga ou, talvez, a a carga sequer aumentou. A conexão entre o cabo e o dispositivo parece normal, conectado ao carregador, e o indicador de bateria diz que seu dispositivo está carregando. O que deu errado?

É provável que seja um destes três problemas (ou uma combinação deles): você pode estar usando o tipo errado de tomada de energia, o tipo errado de tomada de parede, ou o tipo errado de cabo USB. Em cada caso, o carregamento lento tem a ver com os amperes, ou seja, a taxa na qual os elétrons de energia estão fluindo para o seu gadget.

O que são os amperes dos cabos de energia?

A maioria dos dispositivos móveis tem carregadores de 5 volts, mas eles ainda irão carregar o seu dispositivo em velocidades diferentes dependendo desses amperes. Smartphones geralmente vem com carregadores de 1 ampère. Tablets e telefones maiores geralmente vêm com carregadores de 2 ampères. É por isso que os carregadores de tablet também são conhecidos como carregadores de 10 watts, já que Amperes × Volts = Watts. Então, efetivamente, carregadores 1 ampere são carregadores de 5 watts e carregadores de 2 amperes são carregadores de 10 watts. Se você está carregando diretamente da porta USB no seu computador, a amperagem pode ser tão baixa quanto 0,5 ampères.

Assumindo a mesma tensão, a diferença entre um 0,5 ampere, 1 ampere, e um carregador de 2 amperes é como a diferença entre uma rodovia de uma pista, de duas pistas, e uma rodovia de quatro pistas: Em cada etapa, duas vezes mais quantidade de carga será entregue na mesma quantidade de tempo.

Escolher cabos certos para carregar seu aparelho

Você pode ter vários cabos, mas verifique a amperagem deles para não ter problemas com a lentidão do carregamento. (Foto: www.xtrememedia.co.ke)

A capacidade da bateria e a amperagem dos cabos carregadores

A amperagem do carregador que vem na caixa com o dispositivo depende em grande medida da capacidade de sua bateria. Como uma bateria de menor capacidade irá recarregar mais rapidamente, a maioria dos telefones vêm com um carregador de 1 ampere na caixa. Mas muitos dispositivos tem uma bateria de maior capacidade e, por isso, grandes smartphones, iPads e outros tablets virão com um carregador de 2 amperes para acelerar a carga.

O primeiro possível problema: carregando os aparelhos de uma porta USB 2.0 no computador

Evite a carga de grandes dispositivos a partir de uma porta USB 2.0 no computador. Se é uma porta USB 2.0, você provavelmente vai ficar entre 0,5 e 1 ampere. USB 3.0 suporta até 5 ampères durante o carregamento, então você vai provavelmente estar tranquilo com uma porta USB 3.0 para carregamento. O mesmo desempenho mais lento se aplica a muitos hubs USB, que podem carregar dispositivos muito lentamente, já que eles correm em baixa amperagem.

O segundo possível problema: carregando os aparelhos de um carregador impróprio pro seu aparelho

Só porque o plug se encaixa na parede não significa que é apropriado para as necessidades de carregamento do seu dispositivo. O melhor exemplo aqui é usar uma tomada de parede iPhone (1 ampere/5 watts) para recarregar um iPad (2 amperes/10 watts). Na maioria dos casos, os adaptadores AC de 1 ampere são fisicamente menores do que adaptadores AC de 2 amperes. Se modo geral, você pode julgar quantos amperes você está obtendo com base no tamanho do adaptador. Se não tiver certeza, a amperagem também estará impressa em todos os plugues de tomada e adaptadores, embora em letras muito pequenas.

O terceiro possível problema: usando o cabo errado para seu aparelho

Este é mais complicado para identificar, porque todos os cabos USB geralmente têm a mesma aparência. No interior, no entanto, eles podem suportar mais ou menos a mesma amperagem, e pouca informação importante é listada no cabo USB em si. Neste ponto, você provavelmente vai ter uma coleção cada vez maior de cabos USB de vários dispositivos em uma gaveta em algum lugar. É difícil manter o controle de quais cabos combinam com cada um dos diferentes aparelhos mas, realmente, faz a diferença, mesmo se todos os cabos parecem idênticos.

Como resolver o problema do carregamento lento do meu aparelho celular?

Uma solução é para rotular ou marcar todos os seus cabos assim que você pegá-los. Mas o que acontece se um cabo ou dois faltarem? Se você deseja substituir um cabo para carregar o seu tablet sem pagar a mais por um substituto fornecido pelo fabricante, a sua melhor aposta é a de olhar para um cabo universal com a especificação AWG 28/24. Este é um cabo que tem uma bitola mais larga do que os cabos 28/28 fornecidos com carregadores de 1 ampere, e mais fios dos cabos são dedicados para transferência de carga. Estes cabos são fáceis de encontrar em lojas online.

Não se preocupe com quaisquer problemas ao usar um carregador de 2 ampere com um dispositivo projetado para ser usado com um carregador de 1 ampere. Em alguns casos, pode até acelerar o carregamento do dispositivo menor. Em outros casos, o dispositivo menor irá limitar o seu poder, absorvendo apenas 1 ampere do carregador. Em geral, se você quiser ter apenas um único cabo para recarregar todos os seus equipamentos móveis, a melhor aposta é trazer ao longo de uma tomada de 2 amperes com um cabo de 28/24. Ele deve funcionar bem com celulares e tablets similares.

Outros possíveis motivos para demora na carga dos aparelhos celulares

Cabos velhos, mal contato nos fios, mal contato na porta do carregador, bateria viciada, defeito na leitura da carga da bateria pelo software. Estes são alguns problemas que podem causar a demora na  carga do aparelho celular, mas muito mais incomuns. Cabos velhos, mal contato dos fios e mal contato na porta do carregador podem ser solucionados com a compra de novos cabos e tomadas. Bateria viciada precisa de troca e defeito na leitura da carga da bateria pelo software pode ser solucionado por atualizar o sistema operacional de seu aparelho.

Tem outras sugestões de soluções para o carregamento lento do seu celular? O que você sugere? Já teve cabos com problemas?

28 comentários para “Celular demorando a carregar! USB e tomada!”

  1. Lucas

    Valeu, me ajudou muito!

    Responder
  2. Ricardo

    Muito bom sei post parabéns

    Responder
  3. Cindy

    Já troquei de carregador, de bateria mas não deu jeito. Com um app vejo que a corrente usb mostra 1500mA, vai caindo pra 900mA e vai caindo até chegar em 500mA em apenas 1 minuto, quando chega em 500mA não carrega mais, deixo na tomada de 1 dia pro outro e não aumenta 1% não sei mais o que fazer.

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Leve para uma assistência técnica, Cindy. E compre uma bateria original, não falsificada.

      Responder
  4. Nilton

    Meu lg desde a primeira recarga demora 3hs para uma recarga completa no carregador original, agora demora cerca de 6 hs para completar a recarga carregador e bateria original 8 mese de uso. Apois recarga completa mesmo no wifi demora 8 hs para descarrega, no dados movel descarrega em 7hs. Sempre respeitei as recargas. Recarrego quando pedi recarga e retiro do carregador quando 100% de recarga.

    Responder
  5. Glauber

    Tenho um Asus Zenphone 6 e comprei um cabo USB de 2 metros (desses que vende em comércio popular) para ter mais facilidade de uso do celular enquanto carrega, pois o original tem pouca mais de meio metro, porém a indicação no celular do tempo necessário para completar a carga da bateria é de 10 hs, enquanto com o cabo original é de 2 hs. Pelo seu post acredito que esse cabo que comprei seja incompatível… A pergunta é? Se eu utilizar esse cabo de 2 metros posso comprometer a vida útil da bateria? Pode haver algum dano no próprio smartphone também?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Não há risco de dano, desde que as especificações estejam de acordo com o que o manual do celular exige.

      Responder
  6. Priscila

    Tenho um Asus Zenfone 5, de uns tempos pra cá ele esta demorando muito para carregar, hoje mesmo coloquei o celular para carregar as 7h40 da manhã (na tomada mesmo) com o carregador original e agora no momento as 16h55 carregou 60%. O que eu faço?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Tente deletar alguns aplicativos, fotos, e vídeos. Teste e veja se melhora um pouco.

      Responder
  7. Solange Stanquini

    Olá. Eu e meu marido compramos dois aparelhos Lenovo idênticos. Mas só um carregador é bom, o outro é lento em casa, no trabalho, em qualquer outro lugar que conectarmos. É Lento nos dois aparelhos, enquanto que o outro carregador faz a carga muito rápido em qualquer lugar que é conectado e em qualquer aparelho. Nesse caso, observa-se que o carregador lento é que veio com defeito de fábrica. Só queria acrescentar essa observação. Abraço e obrigada pelo artigo!

    Responder
  8. Lucas

    Tenho um iphone 4s cloco ele pra carrega na tomada ele não carrega mais quando carrego ele pelo cabo USB pelo PC ele carrega normalmente

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Lucas, pode ser um problema no seu carregador, experimente usar outro para carregar.

      Responder
  9. Leonardo

    Nossa, valeu mesmo, ajudou muito, nunca achei que ia ter tanta poeira dentro do meu celular rs

    Responder
  10. Michele

    Tenho um motog4, posso deixar a noite toda na tomada que não carrega completamente…agora C eu uso o carregador velinho do meu motog2 ele carrega num instante, porque será?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Michele, pode ser algum problema no seu carregador. Teste em outro aparelho para ver se vai haver a demora também.

      Responder
  11. Tulio

    Quando espeto o carregador no meu LG volt TV aparece a seguinte mensagem, “carregamento lento, conecte um carregador” mas já testei vários carregadores inclusive o TURBO, e mesmo assim persiste o problema, por favor me ajude pois já não sei mais oq fazer?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Tulio, pode ser alguma alteração na entrada de energia do seu aparelho.

      Responder
  12. Douglas

    Tenho um s4 e ele no começo carregava normalmente, agora ele demora demais pra carregar, tem vezes que ele abaixa a carga do celular, já troquei de bateria e de carregador, o que fazer

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Douglas,

      Pode ser um problema crônico do seu aparelho. Envie para a assistência técnica para que testes sejam efetuados.

      Responder
  13. Renata

    Queria saber se alguém já usou as tomadas de parede da Pial com saída USB. Funciona be p recarregar iphones e ipads?
    Obrigada
    Renata

    Responder
  14. Letícia

    Eu tenho um motog2, ele sempre carregou normal. Mas eu usei um carregador emprestado de um colega e o celular dele está com defeito, o celular dele não carrega totalmente e quanto mais mexe mais ele descarrega… Eu usei e estou com o mesmo problema, deixei uma noite toda carregando e ele ao fica com 35% o que eu faço?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Leticia, pode ser por vários motivos. Já usou outro carregador, em outra tomada? E a bateria, já experimentou trocar?

      Responder
  15. Jefferson

    Prezados, gostaria muito de saber se posso ligar algo que se alimenta por USB na saída USB da TV para que ele permaneça ligado somente enquanto a tv está ligada. Eh um decodificador. Funciona assim? Qdo ligo a TV ele liga, e qdo desligo a TV, ele desliga?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Jefferson, algumas vezes o aparelho continua ligado, pois a TV ainda está conectada a energia.

      Responder
  16. Leticia

    Tenho um cel da microsoft ele não estava funcionando, levei para um técnico concertar, ele disse que era problema na entrada e na bateria…até então concertou…mas depois de um tempo meu celular não funciona muito bem…demora muito pra carregar… O que será que faço? Será problema na bateria de novo? Ou por que coloco o cabo no PC pra carregar o celular?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Leticia, experimento trocar o carregador e a forma de carregar.

      Responder
  17. Mariana

    Meu celular sempre carregou bem e agora do nada de uma semana pra cá ele descarrega na velocidade da luz e demora no minimo 2 dias para chegar a 100% sem eu sequer encostar nele neste tempo. Uso mesma tomada, mesmo carregador de sempre.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)