Para muitos de nós, nossa lista de contatos é a parte mais importante de nossos iPhones e o que mais nos preocupa em fazer o backup. É fácil baixar aplicativos novamente e ajustar configurações, mas pode ser muito difícil reconstruir uma grande lista de contatos de nomes, endereços de e-mail e números de telefone, se você os perder.

Por esse motivo, convém ter certeza de que o backup do catálogo de endereços está sendo feito para que todos os seus contatos sejam preservados, caso seja necessário restaurá-los. Veja como fazer isso.

Backup de contatos no iTunes

Usuários de iPhone, além de fazer o backup no iCloud, devem também fazer o backup de contatos do iPhone com o iTunes, para ter mais uma garantia de que não perderá seus dados.

O iTunes fará backup dos contatos de um iPhone por padrão, a menos que você tenha desativado, você pode garantir que isso aconteça fazendo o seguinte:

Conecte o iPhone ao computador e inicie o iTunes

Selecione o dispositivo na lista do lado esquerdo e clique na guia “Informações”

Verifique se “Sincronizar contatos” está marcado

Ajuste quaisquer configurações específicas conforme necessário

Clique com o botão direito do mouse no nome do iPhone na lista de dispositivos e escolha “Fazer backup”

A etapa final executa um backup manual com o iTunes e armazena esse backup no computador local.

Backup na nuvem do iCloud

Faça o backup dos seus contatos no iCloud corretamente para não perder suas informações. (Foto: Computerworld)

Fazendo backup de contatos com o iCloud

Se você usa o iCloud como sua solução de backup, e realmente deveria, os contatos serão sincronizados e copiados para o iCloud automaticamente. Lembre-se de manter também um backup fora da nuvem, só por precaução, pois você ou alguém poderá deletar o backup sem querer.

O backup de contatos é ativado ao usar o iCloud por padrão, mas você pode verificar se ele está configurado e forçar um backup fazendo o seguinte:

Lançamento “Configurações” e toque em “iCloud”

Verifique se a conta do iCloud está configurada e se “Contatos” está ativado

Role para baixo e toque em “Storage & Backup”

Toque em “Fazer backup agora”

Isso inicia um backup manual para o iCloud, que contém contatos e todos os outros dados que você configurou. Geralmente, isso é considerado preferível ao uso de backups do iTunes, pois é possível fazer o backup de qualquer coisa armazenada no iCloud em praticamente qualquer lugar que tenha acesso à Internet e sem usar um computador.

Lembre-se de que, se você quiser apenas compartilhar um contato com outra pessoa, poderá enviar contatos do iPhone para outros dispositivos na forma de um vCard com muita facilidade.

Outras formas de fazer backup de contatos no iPhone

Aplicativos e programas de terceiros podem ser usados para fazer o backup de contatos no iPhone. Vários aplicativos de armazenamento na nuvem podem ser usados no iPhone, e basta você exportar sua lista de contatos para um formato específico e enviar para estes serviços. Outros serviços de backup já fazem isso automaticamente, poupando você do trabalho. Basta testar os programas de backup e escolher aquele que funciona melhor para você.

Ficou alguma dúvida sobre como usar o iCloud e outros programas para o backup de contatos no iPhone? Deixem nos comentários suas perguntas e sugestões para outras pessoas que queiram salvar seus contatos e não sabem como.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)