Provavelmente, o smartphone na sua mão não é o seu primeiro. E as chances são de que ele esteja carregando contatos de três, cinco ou até dez anos atrás e que você está migrando fielmente de um telefone para outro. Contatos em branco podem ser criados quando os telefones usam certos apps para enviar mensagens ou ligar para contatos. Permitir que as redes sociais sincronizem os contatos com a sua lista telefônica pode adicionar milhares de amigos que não são realmente amigos em seu telefone.

Mas a sua lista de contatos não é apenas para fazer chamadas. Ela também preenche aplicativos de mensagens. Ele alimenta seus contatos de e-mail e também se destaca no seu aplicativo de calendário. Vale a pena limpar a desordem na sua lista de contatos e, ao mesmo tempo, otimizar suas outras contas. Vamos ver como isso é possível.

Organizador de contatos sem redes sociais

Se a sua lista de contatos estiver sendo preenchida com contatos indesejados do Facebook, cujos lembretes de aniversários agora estão firmemente alojados em sua agenda, a organização é simples

iPhone: Configurações -> Facebook -> Permitir que esses aplicativos usem sua conta e deslize a guia para Desativado para Contatos. Para impedir que os convites para eventos do Facebook apareçam no seu calendário, deslize a guia para Desativado também no Calendário.

Android: Configurações -> Conta e sincronização -> Facebook e desmarque Sincronizar contatos.

Siga estas etapas para cancelar a sincronização de contatos de outros aplicativos sociais, como o LinkedIn e o Twitter.

Gerenciador de contatos de email

Se você é um usuário do Gmail com um telefone Android, talvez tenha notado entradas de contato que contenham apenas endereços de e-mail. Isso porque o Gmail tem um recurso que adiciona automaticamente novas pessoas para as quais você envia e-mails para Outros contatos em sua lista de contatos. O recurso é útil quando se trata de preenchimento automático de campos de remetente de e-mail, mas é irritante quando se trata de criar uma lista telefônica cheia de endereços aleatórios.

Embora o aplicativo do Gmail para iPhone não seja sincronizado com essa pasta, os usuários do Android podem descobrir que, sem saber, sincronizaram sua agenda telefônica com esses contatos. Para desativá-lo, acesse o aplicativo de contatos, toque em Agenda e, em seguida, as configurações para o Google e desmarque a caixa para Outros contatos como uma fonte de contatos.

Unificar contatos

Um dos seus amigos está na minha lista de contatos cinco vezes, com entradas separadas para o endereço de e-mail, o endereço de e-mail antigo, o perfil do Facebook e dois números de telefone? Você pode mesclar amigos clonados assim abrindo manualmente cada cartão de contato, mas se você tiver vários para mesclar esse processo será trabalhoso. Em vez disso, faça o download de um aplicativo de limpeza de contatos com eliminação de duplicados..

iPhone: confira o Cleanup Duplicate Contacts, que digitaliza seu telefone e apresentam uma lista de duplicados parciais e totais. Em seguida, revise a lista e pressione Mesclar para mesclar os contatos.

Android: telefones mais recentes contêm recursos do aplicativo Telefone para remover duplicatas e mesclar contatos vinculados. Se o seu telefone não tem, tente Contacts Phone Dialer: drupe, um aplicativo de contatos gratuitos que irá analisar o seu catálogo de endereços para contatos duplicados.

A limpeza de duplicatas é uma boa medida temporária, mas enganos e extras surgirão novamente se você tiver ativado a sincronização de contatos para mais de uma conta, como o iCloud, o Gmail e o Hotmail. Para minimizar a manutenção, crie um único catálogo de endereços baseado na nuvem.

Organizar contatos

Organize seus contatos para deixar sua lista muito mais fácil de gerenciar. (Foto: PCMag)

Passe a gerenciar seus contatos na nuvem

Escolha o serviço de e-mail que você mais usa como destino para fazer o backup do seu catálogo de endereços.

Exporte os contatos de qualquer outro serviço usado como arquivo CSV ou vCard. Para contas de e-mail, Microsoft Exchange ou iCloud, acesse o site relevante e a seção de contatos para gerenciar contatos, incluindo a exportação. Se você tiver contatos salvos somente no seu telefone, os usuários do Android poderão fazer isso usando o aplicativo de contatos. Os usuários do iPhone devem baixar um aplicativo como o My Contacts Backup para exportar contatos como arquivos CSV e vCard.

Entre no serviço de e-mail escolhido como sua central de backup de contatos, clique na seção de contatos e selecione a opção para importar contatos. Você será solicitado a fazer o upload dos arquivos CSV ou Vcard de suas outras contas, resultando na agenda telefônica universal com base na nuvem que sempre desejou.

Ajuste manualmente os contatos

Nem todo contato pode ser fundido em massa. Percorra sua lista de contatos recém ajustados e procure coisas que o software não consiga identificar. Exclua pessoas que você não conhece e números que você sabe que não estão mais em uso e atualize os números padrão para chamadas.

Limpe seu telefone de contatos

Agora que você tem um único repositório contendo todos os seus contatos essenciais selecionados, é possível limpar com segurança seu telefone de todos os seus números, sem excluí-los de suas contas online, antes de recarregar seu catálogo de endereços limpo e consolidado.

iPhone: experimente Groups. Não é o aplicativo mais bonito por aí, mas é gratuito e permite que você faça exclusões em massa rapidamente.

Android: faça o download do Contact Remover para excluir facilmente todos os contatos do seu telefone sem afetar as contas dos contatos.

Ressincronize seu catálogo de endereços

Agora, faça login novamente com seu endereço de e-mail e verifique se você ativou a sincronização para Contatos.

iPhone: vá para Configurações -> Mail, Contatos e Calendários -> [sua conta].

Android: acesse Contas e Sincronize [sua conta].

Mantenha seus contatos organizados

Com uma lista de contatos recém-limpa, você precisará ajustar as configurações do telefone para mantê-la assim. Se você tiver um endereço de e-mail usado principalmente para inscrever-se em boletins informativos ou contas de sites, evite que ele sincronize os contatos com seu telefone.

iPhone: Configurações -> Mail, Contato e Calendários

Android: Configurações -> Contas e sincronização

Por outro lado, para garantir que os novos contatos adicionados a suas contas de e-mail não principais sejam sincronizados com seu telefone, verifique as configurações acima para garantir que você tenha ativado a sincronização de contatos para essas contas.

Ao salvar um novo número em seu telefone, verifique se o tipo de contato está definido para a conta designada para seus contatos. Você vai querer que novos contatos sejam adicionados à sua agenda universal baseada na nuvem, mantendo-a atualizada.

iPhone: Configurações -> Mail, Contatos e Calendários -> Contatos -> Conta padrão

Android: escolha o tipo de contato.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)