Se você possui um tablet ou smartphone, você provavelmente faz a maioria de seu trabalho real em um computador de mesa ou laptop, e usa o seu tablet/smartphone, principalmente para navegação na Web casual e consumo de conteúdo. Mas você pode usar o seu aparelho para melhorar sua produtividade também. Como um tablet ou smartphone é essencialmente uma tela portátil, por que não redirecioná-lo durante o horário de trabalho como uma segunda tela?

Aplicativos para transformar smartphone ou tablet em segunda tela

Para usar seu smartphone ou tablet como segundo monitor, é necessário que você use algum aplicativo para isso. Existem vários, em diferentes faixas de preço e para diferentes aparelhos, incluindo gratuitos. Os aplicativos funcionam nos sistemas Android, Windows Phone ou iOS. Os mais conhecidos são o SplashtopXD, AirDisplay Free, iDisplay, REDFLY ScreenSlider, MaxiVista, cada um oferecendo diferentes vantagens e desvantagens, além de limitações para versões gratuitas.

Todos os aplicativos vão precisar seguir os mesmos passos para configuração que vamos descrever em detalhes.

O que você precisa fazer para transformar seu smartphone ou tablet em segunda tela?

Para usar o seu tablet ou smartphone como monitor extra você precisa de algumas coisas. Em primeiro lugar, você precisa de um tablet ou smartphone compatível com o aplicativo e um sistema operacional no seu PC ou Mac que seja compatível com a versão para seu computador do aplicativo. Vale lembrar que, salvo alguns casos, será necessário conexão Wi-Fi, para que o seu aparelho e computador estejam conectados à mesma rede sem fio em casa.

Depois de ter baixado os aplicativos necessários, e você está certo de que o tablet e PC estão conectados à mesma rede, os processos de instalação e configuração são bastante simples. Tenha em mente que os processos são muito parecidos em todos os aplicativos. Normalmente você tem que baixar o aplicativo no seu tablet/smartphone, o download de um “app” para o seu computador, emparelhar os dois dispositivos, e depois ajustar algumas configurações ao seu gosto.

Melhorando a produtividade com uma segunda tela

Use qualquer computador e um tablet ou smartphone como segunda tela para uma melhor produtividade. (Foto: www.amongtech.com)

 

Passo 1: instale o aplicativo e dê um nome ao seu tablet/smartphone

O primeiro passo é instalar o appque você pode baixar da loja de aplicativos para seu smartphone ou tablet. Depois de instalar, execute o aplicativo. A primeira vez, geralmente o aplicativo pedirá que você digite um nome exclusivo para o seu aparelho. O nome pode ser qualquer coisa que você gosta, ele serve apenas para identificar o gadget durante a fase de configuração inicial para o aplicativo que você instalou no seu computador. Depois de inserir um nome, deixe o aplicativo ainda funcionando.

Passo 2: instale o aplicativo no seu computador

Com a configuração do tablet/smartphone quase completo, é hora de passar para o seu computador. O programa que vai conectar os dois aparelhos está disponível no site oficial do aplicativo. Instale sempre usando as opções de configuração padrão. Quando o procedimento terminas, um ícone aparecerá na bandeja do sistema.

Passo 3: conecte-se aos seu tablet ou smartphone

Depois de abrir o aplicativo no seu computador, clique em procurar dispositivos. Uma caixa de diálogo será aberta, e o aplicativo irá digitalizar sua rede para o tablet ou smartphone. Se o parelho e o PC estão na mesma rede e sub-rede, e se o app está rodando, depois de alguns instantes o gadget deve aparecer na lista de dispositivos disponíveis, com o seu endereço de IP eo nome inserido na primeira etapa. Clique duas vezes no nome do seu aparelho na lista de dispositivos. Uma janela deve aparecer na tela do tablet com um número exclusivo. Você precisa digitar este número na janela de conexão no PC. Depois de ter feito isso, clique em OK e o seu tablet ou smartphone deve começar a agir como um segundo monitor no modo de área de trabalho estendida.

Passo 4: ajuste as configurações

A configuração padrão dos aplicativos coloca o tablet ou smartphone no modo de área de trabalho ampliada e assume que o aparelho estará localizado à direita ou esquerda da tela principal. Para alterar essas configurações, abra o menu do aplicativo no seu computador e escolha Configurações no menu. Na janela resultante, você pode alterar algumas opções básicas, como a posição do aparelho ou se deseja que o programa para iniciar com o Windows e verificar se há atualizações. Você também pode configurar o tablet ou smartphone para espelhar o monitor do computador. No entanto, para a função de espelho funcionar corretamente, você não pode definir a resolução do PC superior à resolução da tela do tablet ou smartphone.

Desvantagens em usar seu tablet ou smartphone como segunda tela

Usar um gadget como um monitor secundário é definitivamente conveniente, e que pode ser um reforço da produtividade real, mas não é bem assim. Embora as peculiaridades e incompatibilidades de tal configuração sejam diferentes de app para app, há algumas desvantagens que precisamos salientar. Algumas configurações podem ser desativadas quando o aplicativo estiver ativo e um tablet ou smartphone está conectado. Além disso, o áudio de seu computador não vai aparecer no tablet, embora o som vai continuar a tocar normalmente através dos alto-falantes do seu PC.

Além disso, o desempenho de tais aplicações é altamente dependente da velocidade da rede sem fios. Em uma conexão de rede sem fio mais lenta ou congestionada, você notará um atraso ao arrastar janelas de e para a tela do tablet/smartphone, e a reprodução de vídeo é mais provável que os quadros sejam pulados. Alguns aplicativos podem não processar corretamente também.

Considerações Finais

Uma vez que você tenha sincronizado o computador e tablet, o tablet ou smartphone funcionará como qualquer outro monitor secundário. Você pode arrastar a tela de seu computador do seu monitor primário para a tela do gadget como se estivessem conectados diretamente ao sistema. Independentemente disso, a possibilidade de ter itens como widgets, janelas de mensagens instantâneas, ou sua caixa de entrada sempre abertas em uma tela secundária pode ser útil. No mínimo, você vai ter um espaço extra que vai ser de ótima utilidade.

Qual seu aplicativo de segunda tela favorito? Você usa para o trabalho ou só para diversão?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)