Apps pagos que valem a pena comprar!
Pagar por um aplicativo é algo que muita gente torce o nariz, mas não deveria. Afinal, com tantas opções gratuitas, por que tirar dinheiro do próprio bolso para pagar um aplicativo?
Assim como muitas coisas gratuitas no mundo, não é diferente com os aplicativos dizer que versões pagas geralmente tem melhor qualidade, oferecendo mais benefícios, funcionalidades e recursos aos quais você não teria acesso normalmente se tivesse pego um aplicativo gratuito.
O problema é que também existem aplicativos pagos que não tem uma qualidade muito boa, e o investimento pode ser um tiro no pé. Separar o joio do trigo pode ser uma tarefa difícil, mas não impossível, se você sempre seguir algumas regras básicas a cada escolha de app pago. Ou, melhor ainda, ter sempre uma lista dos melhores apps pagos em mãos, para mantê-los em qualquer aparelho que você comprar.
Leia também
Aplicativos que valem a pena comprar: serviços de streaming
Os primeiros apps que entram na nossa lista de aplicativos que valem a pena comprar são os aplicativos de streaming. Bom, não é bem uma “compra” em si, mas por esses serviços exigirem a assinatura de uma mensalidade ou anuidade para poderem ser usados, podem ser considerados apps pagos. Alguns desses apps são o Netflix para séries e filmes, o Spotify para música, o Amazon Prime para filmes, séries, e livros, dentre muitos outros que você pode ainda muitas vezes testar gratuitamente antes de confirmar a compra.
Apps que valem a pena comprar: armazenamento na nuvem
É muito fácil encontrar um aplicativo de armazenamento na nuvem que te ofereça muito espaço ou até espaço ilimitado de armazenamento. O Google Photos, por exemplo, oferece espaço ilimitado de armazenamento para fotografias. Ao pagar um valor extra de mensalidade ou anuidade, você recebe um espaço de armazenamento que pode te ajudar bastante na hora de fazer um backup ou até na organização dos arquivos pessoais ou do seu escritório. Exemplos de aplicativos são o Google Drive, OneDrive, DropBox, Box, entre muitos outros exemplos oferecem muito espaço de armazenamento por um preço relativamente barato, algo que pode valer seu investimento.
Apps pagos que valem a pena: jogos
Jogos gratuitos se mantém com seus jogadores fazendo compras dentro do jogo. quem gosta de um jogo “gratuito”, pode fazer esse investimento, mas o jogo não deixará de ser gratuito por causa disso.
Os jogos pagos mesmo, feitos por empresas conhecidas no mercado, ou aqueles jogos que são versões adaptadas de jogos clássicos mas para plataformas móveis, valem o seu investimento porque é um dinheiro investido em jogos de qualidade. Assim como você investe em jogos originais para sua diversão, investir em jogos originais na loja de aplicativos do seu smartphone é a mesma coisa, e vale cada centavo do seu dinheiro.
Apps pagos que valem a pena comprar: aplicativos profissionais
Existem várias versões gratuitas para aplicativos profissionais. Todos eles, sem exceção, vão pecar em um ou outro aspecto, seja em funcionalidades, em integração com outras plataformas, ou mesmo no desempenho no seu smartphone ou tablet. As versões pagas, inclusive, na grande maioria das vezes oferecem integração com serviços de armazenamento na nuvem (apesar de não ser uma quantidade tão grande assim, na maioria das vezes). Principalmente para quem trabalha com mais pessoas e precisa otimizar o uso das ferramentas pelos funcionários, esses aplicativos profissionais são práticos, e um investimento excelente. Exemplos são as ferramentas da Microsoft, o AutoCAD, e o Photoshop.
Apps pagos que valem a pena comprar: apps gratuitos que liberam mais recursos na versão paga
Alguns apps pagos, ao invés de oferecerem a venda de recursos dentro dos aplicativos, oferecem a opção de você pagar um certo valor e liberar recursos extras dentro do app. Nem todos os aplicativos tem recursos que valham a compra da versão completa. Muitos, já oferecem a melhor parte deles na versão gratuita. Mas por exemplo, o Titanium Backup, na versão Pro, oferece o armazenamento do backup do seu celular na nuvem, além de possibilitar que você faça mais de um backup de todos os aplicativos do seu aparelho. Só tenha certeza de que os recursos da versão Premium ou Pro valem o dinheiro que será investido.
Apps pagos que valem a pena: aplicativos de saúde e fitness
É cada vez mais comum aplicativos de saúde que oferecem acompanhando personalizado para os exercícios físicos e dieta. Os apps pagos vão um degrau a mais, oferecendo muitas vezes a consultoria direta de profissionais de saúde, e o acompanhamento remoto. Na correria do dia a dia, esse tipo de consultoria e acompanhamento é excelente, e o preço que os apps cobram é uma fração do que os profissionais cobram no presencial. Vale o investimento, principalmente para quem quer emagrecer com um acompanhamento personalizado.
Você já pagou por algum aplicativo de celular? Qual? Acha que vale a pena investir em um app pago ou prefere ficar sempre em apps gratuitos?
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
Como liberar mais espaço no cartão de memória de seu celular?
Como melhorar o desempenho do celular para jogos?
Todos os apps Google para celular Android
Celular saindo dos aplicativos sozinho, como resolver?