Quer ter um áudio de qualidade decente em seu PC sem investir em um microfone de alto preço e qualidade? Um monte de smartphones lá fora, no mercado tem muito boa qualidade de áudio. Alguns deles até têm embutido recursos de cancelamento de ruído. Você vai aprender como usar o celular como microfone.

O que eu preciso para usar o celular como microfone para meu PC?

Preferencialmente, celulares antigos não serão tão fáceis de configurar como microfone. Smartphones e/ou tablets rodando Windows Phone, iOS ou Android tem mais chances de funcionarem e requerer menos etapas para que você inicie o uso como microfone. Para todas as dúvidas, nosso guia é voltado apenas para celulares com iOS, Android ou Windows Phone.

Como fazer do celular um microfone para meu PC?

Você vai precisar instalar um aplicativo no seu smartphone. Existem vários aplicativos que transformam o celular em microfone para PC, e você pode testá-los para saber sua preferência. Os mais populares são o Real Microphone, Microphone, Megaphone e o WO Mic.

Aplicativos de microfone para smartphones e tablets

São vários os aplicativos que permitem você usar seu aparelho inteligente como microfone no computador. Basta escolher um que atenda às suas necessidades e gostos pessoais. (Foto: wind8apps.com)

Como configurar o aplicativo de microfone?

Geralmente, que precisa usar o smartphone como microfone está fazendo isto por uma emergência. Esta emergência pode ser uma entrevista de emprego via Skype, um bate papo com membros distantes da família, resolução de problemas a distância e muitos outros. É preciso, porém, não ter pressa para configurar o aplicativo e o microfone para que não haja problemas ou conflitos durante o uso.

Passo 1: Instalar o aplicativo no smartphone/tablet.

Vá a loja de aplicativos do seu smartphone/tablet e instale o aplicativo de sua preferência. Geralmente, ele tem instruções para instalação e conexão com seu PC passo a passo, ajudando no processo.

Passo 2: Conecte seu smartphone ao seu PC

Essa conexão pode ser via Bluetooth, via cabo ou pode ser feita através da rede Wireless, por meio de servidores ou da rede Wi-Fi de sua casa, assim como fazem os aplicativos que transformam seu smartphone em uma webcam.

Passo 3: Instale os drivers do microfone do seu tablet ou smartphone

Alguns aplicativos vão instalar drivers para tornar possível o uso de seu tablet ou smartphone como microfone para seu PC. Para isso, você deverá ir ao site do aplicativo do smartphone e baixar o driver e/ou o programa para o sistema operacional do seu computador Linux, Windows ou OS X.

Passo 4: Instale o programa do aplicativo no seu computador

A grande maioria dos aplicativos de microfone também precisam de uma versão instalada no computador onde o microfone será usado. Baixe e instale. Perceba que alguns aplicativos tem versões pagas, oferecendo melhor qualidade de áudio. Porém, você não precisa disso, pois a versão gratuita já tem um áudio ótimo para conversar pelo computador.

 

Passo 5: Sincronize seu smartphone ou tablet com o programa no computador

 

Use Bluetooth, Wi-Fi ou cabos para conectar seu gadget ao computador. Para obter uma melhor conexão, opte pela escolha da conexão com cabos. Se isto não for possível, opte pelo Wi-Fi ou Bluetooth, como últimos recursos. Você pode ajustar o tipo de conexão no menu Configurações dentro do aplicativo do smartphone.

Abra o programa no seu computador e smartphone e sincronize os dois aparelhos, testando o áudio do dispositivo. Pode haver um atraso entre sua fala e o áudio que sai dos auto falantes de seu computador, mas é completamente normal.

Métodos alternativos para usar o smartphone ou tablet como microfone no computador

Há outros métodos para diferentes tipos de smartphones e tablets, mas a desvantagem é que estes exigem o uso de um cabo de ligação de áudio mas, novamente, podem ser necessários certos aplicativos para fazer a conexão. Você pode também optar por usar aplicativos nos smartphones ou tablets ao invés do computador para ter conversas com áudio ou fazer entrevistas. Basta baixar o aplicativo na loja de aplicativos de seu aparelho.

Você testou os métodos acima? Teve alguma dificuldade em usar o celular como microfone para o PC? Deixe suas dúvidas nos comentários e iremos ajudá-los!

 

2 comentários para “Como usar o celular como microfone? No PC e para entrevistas!”

  1. Josué da Silva

    Olá, eu gostaria de saber se há algum aplicativo, que aceite dois ou mais samrtphones ao mesmo tempo como microfones ligados via bluetooth ao PC, pois eu tenho um grupo de teatro e eu gostaria de usar esse metodo como uma solução barata para o grupo durante as apresentações.

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Josué, não seria uma boa opção usar o mesmo smartphone para todos ao mesmo tempo ou não é uma opção?

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)