Se você está em um plano de dados móveis limitado, quanto mais você puder economizar no consumo de informações pelo seu aparelho, melhor. Basta combinar a mudança de hábitos com algumas configurações adicionais em seu smartphone ou tablet, e você estará bem para ir.

O que é dados móveis no celular?

Só para esclarecer uma dúvida comum: dados móveis é o nome dado para a conexão de internet do celular com a operadora de telefonia. É a troca de informações, de pacotes de dados entre seu celular e a operadora. Esta, por sua vez, cobra por essa troca uma mensalidade que limita uma quantidade mensal de dados que pode ser usada ou uma velocidade específica de acesso a esses dados. Ao ultrapassar limites estabelecidos pela operadora, pode haver limitação na velocidade de internet ou cobrança de taxas extras pelos dados usados.

Reduzir consumo de dados: use o WiFi sempre que possível

Ao invés de usar o plano de dados móveis da sua operadora, use uma conexão WiFi da sua casa ou gratuita. Aplicativos como o Mandic Magic, inclusive, conseguem encontrar redes sem fio e compartilhadas perto de onde você está, dando uma ótima opção para reduzir o consumo de dados.

Para se conectar a uma rede sem fio com segurança, não se esqueça de instalar um antivírus e proteger seu celular contra espiões e hackers, principalmente se a rede sem fio for pública.

Para se conectar a uma rede sem fio (sem usar aplicativos), usuários de Android e iOS devem abrir o menu ou a janela de notificações Configurações/Ajustes, e ligar a opção de WiFi/Conexões sem fio. O dispositivo vai mostrar as redes sem fio disponíveis. Escolha uma rede sem fio confiável e insira a senha.

 

 

Motivos para economizar no plano de dados

Monitorar seus dados e controlar os dados móveis do seu celular vão render boas economias ao fim do mês. (Foto: www.itsecurityguru.org)

Aplicativo de monitoramento de consumo de dados

Monitorando os dados da sua franquia, você consegue controlar melhor seu consumo. Você consegue acessar o monitor de dados através das opções Configurações -> Conexões -> Uso de dados, em dispositivos Android. Nessa opção, você pode definir um limite de consumo de dados móveis. É possível ver o consumo por cada aplicativo Android, o que te dá uma ideia bem detalhada de como mudar seus hábitos para reduzir o consumo de dados

Para dispositivos da Apple, você precisa ir em Configurações -> Geral -> Uso -> Uso de celular, vendo a quantidade de dados que foi enviado e recebido, mas não por aplicativo.

Em qualquer um dos casos, você pode baixar também um app de uma das lojas de aplicativos oficiais para monitorar o consumo de dados, inclusive com alertas quando você chegar a um valor X de dados durante um mês. Estes aplicativos também sugerem mudanças de hábitos que ajudam na melhoria do consumo de dados.

Sistema operacional consumindo dados: desative o conteúdo push

Conteúdo push são os dados enviados automaticamente para o seu telefone sem que você envie qualquer solicitação ao aparelho. Isso vai consumir uma certa quantia de dados, nada muito excessivo, mas pode se acumular durante o tempo.

No Android, em Configurações, basta ir ao menu uso de dados e desativar o conteúdo push ou ativar o conteúdo para que seja acionado apenas quando você solicitar. Dá para fazer isso por aplicativo. Outra forma de mudar esse tipo de configuração é na opção Contas ou Configurações -> Contas e sincronização.

Em dispositivos Apple, vá para Configurações -> Notificações. Podem também ser desligados os dados de celular em recursos específicos em Ajustes/Configurações -> Geral -> Celular.

 

Controle seus dados no celular com menos streaming

Streaming de vídeo e áudio consome muitos dados móveis. Uma hora assistindo vídeos em alta definição (um episódio de seriado ou metade de um filme) pode consumir até dois gigabytes de dados. Isso é mais do que muitos planos de dados básicos oferecer para um mês inteiro de uso. E mesmo reduzindo a qualidade do vídeo ou áudio, o consumo de dados é significativo.

 

Nosso conselho aqui é deixar o streaming de vídeo para redes wireless, e não para uma conexão de dados móveis. Áudio, até que não tem muito problema.

 

Use uma rede de dados móveis de menor velocidade para desencorajar o consumo

Quando você tem a melhor conexão disponível, você vai consumir mais. Mas se você trocar as configurações de velocidade de conexão do seu dispositivo, vai resultar em um consumo menor. Basta, por exemplo, optar por usar um tipo de rede de dados móveis de tecnologia inferior à que você tem (Exemplo: usar 3G ao invés de 4G, 2G ao invés de 3G, etc).

Em dispositivos Android, vá em Configurações -> Conexões -> Mais redes -> Redes Móveis -> Seleção de banda. A seleção atual é a mais rápida, e as outras seleções serão as mais lentas. Volte para automático quando quiser remover o controle de velocidade.

Se você tem um dispositivo iOS, os passos são mais fáceis. Basta ir em Configurações/Ajustes -> Celular e desativar a opção LTE.

 

Essas dicas te ajudaram a reduzir o consumo de dados ou você continua acabando com os dados rapidamente? Tem alguma outra estratégia para reduzir o consumo de dados que você usa que nós deixamos de fora?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)