Além de mensagens de texto e, talvez, fazer ligações (sim, celulares ainda ligam), todas as coisas divertidas que você pode fazer em seu smartphone exigem um pacote de dados. As coisas legais incluem e-mail, navegação na web, baixar e executar aplicativos, acessar as mídias sociais e fazer streaming de música e vídeo. O que não é divertido, porém, é ter uma enorme fatura no final do mês para muitos GB de dados ou acabar com seu pacote rapidamente.

Para garantir que você não passe por cima de sua franquia mensal de dados, preste atenção a estas seguintes dicas e truques.

Tente evitar as atividades que consomem uma grande quantidade de dados

Streaming de vídeo, download de aplicativos, update de aplicativos entre outros. Use quando você estiver em uma rede sem fio em casa, um café, um saguão de aeroporto ou átrio de hotel. Para se certificar de que você está usando Wi-Fi, desative temporariamente os dados do celular (em opções ou configurações).

Não se esqueça de fechar corretamente aplicativos quando você não estiver usando-os

Eles ainda podem ser executados em segundo plano e, assim, possivelmente utilizar-se de dados. Isso também irá prolongar a vida da bateria. No iPhone, toque duas vezes no botão Home para ver o que ainda está aberto (na parte inferior da tela). No Android, aperte e segure o botão home (na parte inferior da tela) e abra o gerenciador de aplicativos, fechando todos que estão abertos.

Tente limitar os aplicativos que têm regularmente baixado conteúdo

Cotações da bolsa, atualizações meteorológicas, resultados desportivos ao vivo ou qualquer coisa, já que o seu smartphone vai usar os dados em uma base contínua. Idem para o Siri em seu iPhone: o seu assistente pessoal ativado por voz é ótimo, mas pode ser um pouco sugador de dados.

Apesar de tentador, evite criar um hotspot pessoal com o seu smartphone (tethering)

Você pode ter vários dispositivos para consumir os seus dados sem fio. Da mesma forma, não tente amarrar o seu smartphone ao computador para usar como um modem sem fio. Evitando isso, você tem um controle maior dos seus dados.

Internet móvel e gestão de dados

Cuide de seus dados e assim, evite ter que gastar mais do que planejou com sua internet móvel. (Foto: gizmodo.com)

A tarefa pode esperar?

Se você precisar trocar qualquer grande correspondência de e-mail ou extensa navegação na web, pergunte a si mesmo se pode esperar até chegar a um computador. Só porque você pode fazê-lo em um smartphone não significa que você deve, especialmente com a internet 3G de baixa qualidade no Brasil.

Em uma nota relacionada, desligue o download automático de emails se você realmente não precisa saber sempre que um e-mail vem imediatamente. Então, quando em um hotspot Wi-Fi, faça o downalod de tudo. Além disso, insira as configurações de email para escolher “Ver apenas”, ao invés de baixar um anexo completo.

Tente encontrar aplicativos que usam menos dados

Faça sua pesquisa antes de baixar e usar. Por exemplo, o Apple Maps utiliza apenas um quinto os dados do Google Maps. Muitos sites vão especificar as quantidades de dados para você por aplicativo.

Cuidados com o roaming!

Quando viajar para outro país ou estado, verifique se você está bem ciente de suas taxas de roaming, uma vez que vai ser significativamente maior (e ainda por cima). Algumas operadoras oferecem vários planos de viagem, por isso não deixe de considerar um para evitar uma surpresa desagradável em sua conta. Em caso de dúvida, desative o roaming de dados na seção de seu smartphone Opções/Configurações. Se a viagem é para o exterior, a melhor opção é comprar um chip do país de destino, pré-pago.

Mensagens instantâneas

Programas de mensagens instantâneas como o iMessage, Facebook Messenger, WhatsApp Messenger e BlackBerry Messenger (BBM) são soluções acessíveis para os amigos que querem manter contato. Eles usam poucos dados, eles são rápidos e confiáveis, e oferecem vantagens sobre mensagens de texto (tais como a obtenção de uma confirmação quando a mensagem foi entregue e lida). No Brasil, há operadoras que podem oferecer a gratuidade para alguns dos dados destes aplicativos. Verifique no atendimento da sua operadora por mais informações.

Atualização de aplicativos e do sistema operacional

Não atualizar aplicativos sobre conectividade celular quando você pode fazê-lo em seu computador e depois sincronizar as atualizações para o seu smartphone através de um cabo USB ou Bluetooth ou quando você pode fazer em uma rede Wi-Fi. Isso também irá poupar-lhe sobre o desempenho da bateria.

Ficou alguma dúvida? O que você faz para poupar seus dados móveis? Compartilhem conosco ideias e sugestões!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)