Você saiu com seus amigos para jogar futebol; a partida estava indo bem e você se posicionou para chutar a bola em direção à trave. Correndo em direção à bola, você a chuta com todas as suas forças e percebe que acabou de fazer um gol. Sua equipe torce por você e, justamente quando você sentiu uma sensação de orgulho, percebeu que seu telefone estava no chão, exatamente no local em que você fez seu chute.

Quando você o pega, a tela fica desligada e não está respondendo, independentemente do que você faz. Em pânico, você decide levá-lo ao centro de serviço mais próximo. Mas não precisa se desesperar ainda. Existem algumas correções que você pode tentar por conta própria para reviver seu pequeno companheiro.

Se seu celular caiu e não liga mais, tente um hard reset

Primeiro, você precisa descobrir se há um problema de hardware ou um defeito de software. E a única maneira de fazer isso é realizando uma reinicialização total. Veja como fazer isso:

Para iPhones, pressione o botão home e o botão sleep / ativar simultaneamente e mantenha-os juntos por cerca de 10 a 20 segundos. Você precisa segurá-los até o logotipo da Apple aparecer na tela. Se o telefone ligar novamente e funcionar normalmente, não havia nada de errado com ele em primeiro lugar. De fato, seu telefone nem desligou; foi o tempo todo, mas o software havia travado. Portanto, a tela preta.

Para dispositivos Android, desligue o telefone e então aperte e segure o botão de aumentar volume e o botão de ligar o celular ao mesmo tempo até que o sistema entre na página de recuperação. Use o volume para cima e para baixo para escolher a opção limpar dispositivo/ configurações de fábrica, e use o botão de energia para fazer a seleção.

Consertar celular que não liga

Se seu celular caiu no chão e não liga mais, siga passos simples para tentar consertar o problema. (Foto: Government Technology)

Como consertar celular que não liga recarregando?

Se a opção acima não funcionar, você pode tentar conectar seu dispositivo ao carregador de parede. Se o logotipo da Apple ou Android aparecer, o telefone pode ter se desligado, pois esse é um problema comum em um iPhones e alguns Android. Se o carregador de parede não funcionar, use a porta USB do seu laptop.

Tente conectar o celular ao PC

Outra opção é conectar o seu iPhone ao iTunes usando o cabo de carregamento. Caso o iTunes reconheça seu telefone, faça o backup imediatamente. Em alguns casos, isso significa um problema de hardware, como uma tela danificada, mesmo que não haja sinais físicos de dano na própria tela.

Se o iTunes exibir uma mensagem de erro, tente uma reinicialização total enquanto estiver conectado. Se o iTunes lhe oferecer a opção de recuperar seu telefone, siga em frente. Se nada acontecer, o seu iPhone desenvolveu uma falha interna.

No caso de dispositivos Android e em iPhones que não estão funcionando no iTunes, você pode conectar ao PC e usar um programa de recuperação de arquivos para fazer o reparo. Muitos destes programas ajudam na recuperação fácil de problemas simples de dispositivos.

E se o dispositivo quebrou?

Caso o seu iPhone desenvolva uma falha de hardware, como uma tela quebrada, a única solução é substituí-lo. Se o seu telefone estiver na garantia, geralmente a fabricante o substituirá. Caso contrário, você precisará ir a um suporte técnico autorizado. Em algumas situações, seu dispositivo pode ter absorvido água; talvez o campo de futebol estivesse molhado ou talvez estivesse chovendo.

Se for esse o caso, você pode tentar um remédio caseiro. Coloque seu telefone em um saco de arroz ou, melhor ainda, em pacotes de sílica gel. Deixe-o durante a noite e tente ligar o telefone no dia seguinte. O arroz ou o gel de sílica são bons para absorver a umidade; sílica gel sendo a melhor aposta, pois é um melhor agente secante.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)