A Anatel, junto com o Governo brasileiro, decidiu que a partir do ano que vem os celulares “piratas” serão bloqueados. Ou seja, qualquer celular sem homologação da Anatel será bloqueado e deixarão de funcionar dentro do território brasileiro. Isso vale para todos aqueles celulares “xing-ling”, sem marcas reconhecidas no mercado ou cópias não tão fiéis de celulares de marcas mais populares. Haverá exceções, mas vamos tratar do assunto passo a passo.

Como saber se meu celular será bloqueado?

Se seu celular tem selo e numeração da Anatel, sistema operacional compatível com o aparelho, embalagem completa, com manual de instruções em português e boa qualidade no acabamento, chances são de que seu celular é original. Muitos dos aparelhos “piratas” tentam copiar ao máximo modelos originais de grandes marcas, como Nokia, Samsung e até a Apple. A melhor forma de você ter certeza que está comprando um telefone original, além da compra por lojas reconhecidas no mercado, é verificando o nome do modelo pela internet. Na maior parte dos casos, os modelos “piratas” não existem nos sites das fabricantes. Além disso, as caixas contém erros de português, impressão de má qualidade, entre outros problemas.

A falta de garantia para os produtos xing-ling também é outra coisa que mostra claramente que o modelo é “pirata”.

O Selo da Anatel normalmente está presente na bateria do aparelho e o código da Agência aparece no aparelho, debaixo da bateria. Ter este selo garante que o aparelho atende às exigências mínimas da Anatel quanto à segurança e especificações técnicas para perfeito funcionamento no Brasil.

Meu celular importado também será bloqueado?

De acordo com a própria Anatel, celulares importados não serão bloqueados pela rede de telefonia. Haverá um sistema que identificará os celulares importados, não “piratas”, possibilitando também que estrangeiros possam usar nossa rede sem problemas, principalmente levando em conta os vários eventos internacionais que serão realizados no Brasil nos próximos anos. O sistema ainda será criado para funcionar perfeitamente e autorizar o funcionamento dos originais.

Hiphone

Na foto, um dos vários modelos de celulares piratas que tenta copiar o iPhone, da Apple. (Foto: www.supplierlist.com)

Por que os celulares “piratas” serão bloqueados?

Celulares “piratas” serão bloqueados porque a Anatel alega que seu funcionamento não regulado sobrecarrega a rede das operadoras, o que resulta em maior queda de ligações, lentidão na rede, dentro outros problemas. Além disso, muitos celulares “xing-ling” usam o número IMEI (identificação única do aparelho celular) clonado ou utilizam de meios diferentes para acessar a rede, o que pode resultar em conflitos na hora de tentar identificar um aparelho na rede de telefonia. Isso acaba facilitando também que criminosos utilizem estes aparelhos de forma “descartável” e escapem impunes de seus crimes.

Além disso, aparelhos “piratas” passam por um controle menos rigoroso, o que pode resultar em baterias com menor segurança, aparelhos que emitem uma maior quantidade de ondas eletromagnéticas e/ou utilizam materiais que podem ser prejudiciais à saúde.

Por outro lado, a decisão favorece as grandes marcas e operadoras, que passam a dominar o mercado e ditar os preços de seus aparelhos, que deixarão de concorrer com modelos mais baratos, “xing-ling”. Ao que parece, a decisão tem um caráter maior de protecionismo do mercado brasileiro de fabricantes de celulares do que uma real decisão que se importa com a saúde do consumidor, visto que é raro vermos notícias sobre problemas com celulares “piratas”. Tudo bem que a qualidade da maioria deles é bem menor e a durabilidade questionável, mas em comparação com modelos de entrada das grandes marcas, seu preço sai muito mais em conta e com muito mais recursos do que um celular “original” equivalente.

Responsabilidade social do consumidor

Vale lembrar que a maioria dos celulares “piratas” entra no Brasil por meio de contrabando, sonegando impostos que poderiam ser usados para melhorar a vida do brasileiro. (Foto: cidadepop-plus.blogspot.com)

Mesmo com a desoneração de impostos, ainda temos celulares muito caros em relação ao resto do mundo, principalmente os celulares topo de linha que, no Brasil, já passam de R$2000, um preço absurdo comparado com seus equivalentes no exterior, e que nenhum imposto ou processo de importação consegue explicar. O governo continua dizendo de incentivos à produção do Brasil, mas a desoneração de impostos das “montadoras” em nosso país resultará em uma queda de menos de 10% nos preços dos aparelhos.

O que acontece é que no Brasil, o consumidor, desinformado, compra o aparelho de qualquer jeito, sem se preocupar com o lucro que a operadora ou fabricante está colocando. Com isso, eles podem cobrar preços abusivos e nós engolimos tais valores.

Dificilmente um aparelho “pirata” pode ser considerado responsável por problemas na rede das operadoras. O que as operadoras e principalmente a Anatel tem que fazer é melhorar a prestação de serviços no Brasil e cobrar investimentos na infraestrutura, coisa da qual todas as operadoras estão correndo. O 3G ainda nem chegou a todo o Brasil e já querem enfiar o 4G de qualquer jeito. Falta qualidade e vergonha na cara dos governantes para cobrar investimentos e responsabilidade por parte destas grandes empresas.

4 comentários para “Como saber se meu celular será bloqueado?”

  1. Paulo

    Tenho uma dúvida: ano passado, fui à Noruega e adquiri um celular simples da NOKIA, de dois chips. Um slot eu uso para o chip da Noruega, o outro eu uso para o chip da vivo. Será o meu aparelho bloqueado?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Paulo,

      Apenas os aparelhos falsificados que tem IMEI duplicado serão bloqueados.
      Resta saber como irão identificar cada um deles.
      Em geral, os aparelhos adquiridos no exterior e de marcas confiáveis não serão bloqueados.

      Responder
  2. Ana Carolina

    Oi tenho um celular original da apple um iphone 5 comprei ah nas ou menos 1 mes e meio ele tem chances de ser bloqueafo eu comprei ele no paraguai

    Responder
  3. Rafael

    Meu celular Xperia Z1 compact D5503 será bloqueado?

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)