Como limpar entrada do carregador?

Escrito na categoria "Manutenção de celulares" por André M. Coelho.

Hoje em dia, contamos com telefones celulares para quase tudo – compras, bancos, jogos, fotografia e mensagens, por exemplo. Mas porque eles são tão indispensáveis, tendemos a estar muito atentos aos níveis da bateria. Na verdade, muitos tem o medo de que seu telefone fique sem bateria antes de poder ser recarregado.

Mas o que acontece quando você conecta e seu telefone não carrega? Seu telefone está quebrado? A bateria precisa ser substituída? Pior de tudo – quanto tempo você vai ficar sem seu telefone?

Por que limpar o conector do celular?

Uma das causas mais comuns de problemas de carregamento é surpreendente – poeira. Fiapos e outras sujeiras se acumulam na porta de carregamento, obstruindo os conectores da bateria. Quando você insere o cabo de carregamento, a poeira impede que uma boa conexão elétrica seja feita, portanto nenhuma energia é direcionada para a bateria.

Se você não parar para verificar o indicador de carga toda vez que conectar, não saberá que há um problema até a próxima tentativa de usar o telefone. Eventualmente, a bateria descarrega completamente e você não consegue recarregá-la.

Descobrir se você tem um problema de poeira é muito fácil – simplesmente acenda uma luz na porta onde o cabo se conecta e dê uma olhada. Se você não puder ver os contatos de metal de carga ou se houver fiapos e poeira claramente visíveis, é necessário limpar a porta.

Limpeza de porta de carregamento

A porta de carregamento pode ter de ser limpa para o dispositivo carregar corretamente. (Foto: Vipfixtools)

Como limpar a entrada do carregador com ar comprimido?

Engenheiros profissionais de reparos de telefones juram pelo ar comprimido como limpar a poeira dos componentes eletrônicos. Embora pareça um desodorante aerossol padrão, a lata na verdade não contém nada além de ar e pode ser facilmente comprada online ou em uma loja de eletrônicos.

Para usar, basta apontar o bico para a porta de carregamento e dar um bom sopro. Isso deve soltar a poeira o suficiente para fazê-la cair.

AVISO: Não sopre na porta com a boca. Ao contrário do ar comprimido, sua respiração contém vapor d’água que pode danificar os componentes eletrônicos sensíveis dentro do telefone. Consertar danos causados ​​pela água é muito mais caro do que uma lata de ar comprimido.

Como limpar conector de carga com um palito?

Outra opção é usar um palito para raspar suavemente o interior da porta. Passe o palito no interior da porta para retirar a poeira e, em seguida, agite o telefone para que ele caia.

Não tenha pressa e seja o mais gentil possível – você não quer danificar a porta (ou qualquer outra coisa).

AVISO: você não deve usar nada, exceto um palito de dente para este trabalho. Pinos, clipes de papel, agulhas, etc. podem caber no orifício – mas, como eles são de metal, você corre o risco de causar um curto-circuito elétrico que pode destruir o telefone. Um palito de dente de madeira não tem esse problema – e também é mais macio e tem menos probabilidade de causar danos físicos ao telefone.

Limpar a sujeira da porta de carregamento do seu telefone é muito fácil – e pode resolver seus problemas de carregamento. Tenha cuidado, não tenha pressa e você pode evitar uma séria dor de cabeça na próxima vez que seu telefone não carregar.

Caso seu celular ainda apresente problemas, deixem nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar a encontrar uma solução.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário