O termo 3G se refere à terceira geração de padrões de telefonia móvel, como definido pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). As tecnologias 3G permitem que os operadores móveis ofereçam mais opções de serviços aos seus usuários, incluindo a banda larga de acesso a internet móvel. O serviço 3G oferece maior flexibilidade e serviços, fazendo uso mais eficiente da largura de banda móvel do que o seu predecessor, o 2G.

A relação entre 2G e 3G é semelhante à relação entre a internet discada e a internet banda larga ou a TV analógica com a TV digital. Em todos estes exemplos, uma maior eficiência espectral permitiu mais escolhas para o consumidor e um serviço mais eficaz. Trocando por miúdos, mais dados podem ser transmitidos mais rapidamente.

As tecnologias 3G permitem que dispositivos como telefones celulares e modems móveis se conectem à internet banda larga com boa velocidade. A maioria dos novos telefones celulares são habilitados 3G, tornando mais fácil a tarefa de verificar e-mails e navegar na web em qualquer lugar.

Rede 3G

Na foto, uma simples explicação de como todas as tecnologias se conectam com a rede. (Foto: bazarbacaninha.blogspot.com)

A banda larga móvel via modems e smartphones decolou extremamente rápido. A banda larga móvel permite que os clientes naveguem na Internet, verifiquem e-mails, façam download de arquivos, música e videoclipes em seus laptops e PCs onde há cobertura.

A tecnologia 3G é possível graças a duas tecnologias complementares – HSDPA e HSUPA (high speed download and upload packet access, respectivamente – acesso ao download e upload rápidos, em tradução simples). Estas tecnologias permitem que os usuários de banda larga móvel acessem velocidades de download de até 21Mbps e velocidades de upload de até 1.76Mbps através de um modem móvel ou qualquer outro aparelho que se conecte à rede 3G.

Antecessores do 3G, como as tecnologias 2G e GPRS oferecem conectividade com a Internet limitada, que muitas vezes era cara e lenta. Por outro lado, por conta do 3G utilizar as ondas de rádio de forma mais eficiente, ele é capaz de oferecer velocidades maiores com preços mais baratos pelos pacotes de dados, tornando-se um dos carros chefes nas propagandas e vendas das operadoras de telefonia no Brasil.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)