Sua velocidade de download não é determinada simplesmente pelo seu provedor de serviços de Internet. Tudo o que você faz no seu computador contribui para a sua velocidade total, e mecanismos de segurança como firewalls podem ter um impacto negativo na taxa de download. Se você deseja aumentar temporariamente sua taxa de download, alguns ajustes simples podem proporcionar velocidades um pouco mais altas. Você não dobrará sua velocidade, mas verá pequenas melhorias.

Como acelerar download: priorizando as tarefas

Cancele quaisquer downloads em segundo plano em execução. Atualizações do sistema operacional, videogame e software podem contribuir para uma baixa velocidade de download. Verifique os downloads observando a bandeja do sistema Windows e examinando cada aplicativo em execução.

Baixe apenas um arquivo por vez. Cancele downloads simultâneos para fornecer uma velocidade total mais alta ao arquivo mais importante.

Só essas duas ações já devem resolver boa parte do seu problema. Mas se não resolveram, há mais que você pode fazer.

Desativar aplicativos desnecessários no Android

Quando o seu dispositivo se conecta à Internet, ele simplesmente não conecta determinados programas, ele se conecta como um sistema inteiro. Das atualizações do sistema operacional aos aplicativos em segundo plano, o computador está constantemente usando largura de banda.

Às vezes, esses aplicativos em segundo plano podem interferir na largura de banda que você normalmente usaria para downloads, diminuindo a velocidade da Internet. Verifique sua bandeja de notificação ou gerenciador de tarefas quanto a aplicativos que possam estar executando atualizações ou streaming de dados e desative-os enquanto o download estiver ativo.

Verifique a velocidade da Internet

Às vezes, a resposta está no básico. A execução de um teste de velocidade ou diagnóstico básico da velocidade da Internet pode revelar problemas com a conexão, como dificuldades no controle de velocidade ou no provedor de serviços de Internet. Se a velocidade exibida não corresponder ao plano em que você se inscreveu, entrar em contato com o provedor é a maneira mais rápida de resolvê-lo.

Acelerando download

Deixe seus downloads mais rápidos com apenas alguns procedimentos simples. (Foto: divulgação)

Atualize ou substitua seu roteador

Também pode ser um problema de hardware: à medida que nossos dispositivos envelhecem, sua capacidade de lidar com dados diminui drasticamente. Os roteadores são especialmente suscetíveis a esse problema. Se o seu roteador tiver alguns anos, talvez não seja possível manipular dados com confiabilidade. Substituí-lo pode torná-lo compatível com os sistemas atuais, liberando sua largura de banda.

Ethernet

Outra coisa que você pode verificar é a sua conexão. Embora a maioria dos nossos dispositivos tenha a capacidade de conectar-se sem fio à nossa Internet, isso vem com um certo sacrifício quando se trata da velocidade e do tempo de processamento da Internet. Se você está diminuindo a velocidade dos seus downloads, o uso de um cabo Ethernet para conectar-se diretamente ao seu roteador pode ajudar na sua velocidade de download.

No caso de você estar usando um dispositivo que não pode ser conectado por cabo, desconecte os outros dispositivos cabeados do roteador, tirando qualquer sobrecarga da rede.

Use um VPN acelerador de download

Por fim, se você suspeitar que seu provedor de Internet possa estar limitando sua conexão, obter uma VPN pode ajudar bastante a superar essa limitação. Além de criptografar seus dados, garante que suas informações sejam processadas por meio de um servidor privado, oferecendo toda a largura de banda que você pode ter com seu plano de internet.

Quais outras soluções vocês já usaram? Quais das nossas soluções resolveram seu problema?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)