Smartphones mais modernos são capazes de usar a tecnologia sem fio 3G. A conexão permite que smartphones acessem a Internet, usem aplicações móveis avançadas e transfiram arquivos grandes, além da possibilidade do uso da rede para assistir vídeos e ouvir músicas. Além disso, o smartphone 3G também pode ser utilizado por computadores de mesa, notebooks e tablets, como o iPad, para acessar a Internet. Este processo, chamado tethering, pode precisar do download de alguns aplicativos extras para o compartilhamento da conexão 3G de seu celular com outros aparelhos. Lembramos que isso pode ser bastante útil principalmente para as pessoas que querem economizar na compra de um tablet, já que as versões com conexão 3G embutida são bem mais caras que as versões apenas com Wi-Fi.

Como usar meu celular para me conectar à internet?

Faça o download e instale um aplicativo de tethering no seu smartphone 3G. Usando loja de aplicativos do seu smartphone, procure por “tethering” ou “tether”. Selecione um dos programas para os resultados da pesquisa, e baixe o aplicativo. O sistema operacional Android tem o tethering nativo desde sua versão 2.2. Basta apenas que você acesse as configurações de seu aparelho e procure pelas configurações de conexões e “tethering” ou “hotspot”.

Lembrando que apenas quem tem um pacote de dados 3G poderá compartilhar a conexão com a internet para outros aparelhos.

Preciso baixar algum arquivo para usar 3G no meu PC, notebook ou tablet?

Se você quiser usar seu celular como modem através de cabos USB, você pode precisar de alguns aplicativos. Normalmente, estes aplicativos são fornecidos pelas próprias fabricantes dos aparelhos nos sites oficiais. Porém, não são necessários, se você já tiver um aplicativo no celular que faça o tethering por cabos ou sem fio.

3G em aparelhos tecnológicos

Este símbolo é bem semelhante em aparelhos como celulares e Tablets para ativar ou desativar o uso do pacote de dados 3G. (Foto: diolinux.com.br)

Como configurar meu PC, notebook ou tablet para acessar o 3G do meu celular?

Ative o pacote de dados de seu aparelho celular e abra o aplicativo de compartilhamento da conexão. O aplicativo solicitará a ativação de seu 3G ou do Wi-Fi de seu celular e também pedirá para que você dê um nome e senha para a rede sem fio criada. Ative também o Wi-Fi de seu computador ou tablet.

Seu computador ou tablet irá reconhecer a rede que você acabou de criar, bastando apenas que você coloque a senha e comece a usar a internet. Se a conexão foi feita por cabos, a senha provavelmente será desnecessária.

Usar o 3G do celular no PC, notebook ou tablet funciona mesmo?

Esse tipo de conexão funciona muito bem para tarefas simples, tais como assistir vídeos esporadicamente, baixar arquivos pequenos, ler emails e notícias e outras tarefas mais simples. A conexão 3G é muito limitada para que você a utilize como seu meio principal de conexão à internet. os pacotes de dados tem a velocidade limitada ao atingir um certo limite de dados mensais. Por isso, é importante lembrar que o 3G é como uma “conexão emergencial”, que funciona muito bem para o acesso rápido à internet e como portabilidade da conexão.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)