A segunda geração de tecnologias de telefone (2G) é baseada na tecnologia GSM ou, em tradução livre, o sistema global para comunicações móveis, lançado no ano de 1991.

A rede 2G permite um intensidade de penetração muito maior. Tecnologias 2G permitiram que as várias redes de telefonia móvel fornecessem serviços, tais como mensagens de texto, mensagens com fotos e MMS (mensagens multimídia). É uma tecnologia mais eficiente e tem segurança suficiente para o remetente e o receptor. Todas as mensagens são criptografadas digitalmente. Esta codificação digital permite a transferência de dados de tal modo, que apenas o receptor pretendido pode receber e ler.

Tecnologias de segunda geração são time division multiple access (TDMA) ou code division multiple access (CDMA). TDMA possibilita a divisão do sinal em intervalos de tempo. CDMA atribui a cada usuário um código especial para se comunicar através de um canal multiplex físico. Diferentes tecnologias TDMA são GSM, PDC, iDEN, IS-136. Para o CDMA, a tecnologia é o IS-95. O GSM (sistema global para comunicações móveis) é o padrão mais admirado de todas as tecnologias móveis. Embora esta tecnologia tenha origem na Europa, é usada em mais de 212 países do mundo. A tecnologia GSM foi a primeira a ajudar a estabelecer o roaming internacional. Isso permitiu que os assinantes de telefonia móvel usassem suas conexões de telefonia móvel em diversos países do mundo por se basear em sinais digitais, ao contrário das tecnologias 1G, que foram utilizados para transferir sinais analógicos. A tecnologia GSM tem permitido aos utilizadores utilizar os serviços de mensagens curtas (SMS) para qualquer rede móvel e a qualquer momento. O SMS é uma forma barata e fácil de enviar uma mensagem a alguém, que não seja por uma chamada de voz ou conferência. Esta tecnologia é vantajosa tanto para os operadores de rede quanto para os utilizadores finais.

Conectando o mundo

O 3G é um conjunto de tecnologias que possibilitam maiores velocidades de comunicação entre celulares e a rede. Já redes 2G mal sequer conseguiam acessar a internet. (Foto: www.emersontech.net)

Sinais digitais requerem consumir menos energia da bateria e por isso, ajuda com que as baterias móveis durem muito tempo. Codificação digital de voz melhora a clareza e reduz o ruído na linha. Esses sinais digitais foram os que possibilitaram os primeiros celulares com acesso à internet através da rede 2G.

A maior diferença entre as tecnologias 2G e 3G está na velocidade com que os dados trafegam entre elas. Enquanto na tecnologia 3G os dados trafegam muito mais rapidamente, na tecnologia 2G os dados correm de forma muito mais lenta. Porém, a frequência que é usada para a tecnologia 2G é muito mais abrangente que a frequência do 3G, o que faz com que sejam necessárias menos antenas 2G do que 3G instaladas para atender uma mesma área.

11 comentários para “O que é 2G! Qual a diferença do 3G?”

  1. Eldon

    No sítio seria só pra voz o sinal é fraco é melhor 2g ou 3g obrigado.

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      2G, pois tem um alcance maior de área que o 3G ou 4G. Mas se você comprar um aparelho 3G ou 4G, ele é compatível com a rede 2G

      Responder
      • Tiago Vargas

        Também concordo a rede 2g mesmo sendo lenta é a unica que é dificil não ter sinal pra acessar a internet alem de economizar no seu plano de dados

  2. David

    É possível uma cidade ter uma cobertura 3G e não ter 2G?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Não muito.

      Responder
  3. Luiz

    Meu aparelho eo lgk10 4g mas o sinal de corbertura só aparece 2g porq?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Luiz, na configuração de seleção de redes do seu aparelho, deve estar para buscar 2G, 3G ou 4G, dependendo da disponibilidade do local.

      Responder
  4. Danilo

    Meu celular é blu dash jr k e ele é apenas 2G tem alguma forma de deixa ele 3G, por exenplo o ROOT tem como?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Danilo, se não é uma característica de fábrica, provavelmente não.

      Responder
  5. Alessandra Rolim

    Tenho um aparelho Hyundai D245 como acesso a internet com ele? Não consigo identificar por onde é o acesso! Já verifiquei nos anuncios diz que ele suporta 2G e tem bluetooth, alguém sabe como faço? Obrigado.

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Alessandra,

      É um bom aparelho, mas o que pretende acessar de internet com ele? Pelo que vimos, os gráficos são mais antigos.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)