O que é celular 5G? Como funciona?
Os operadores de rede móvel em todo o mundo estão correndo para implantar redes 5G para servir com mais eficiência o crescente número de dispositivos que usuários e empresas estão se conectando às redes móveis.
Embora os smartphones já sejam onipresentes, o aumento do uso de adaptadores de banda larga móvel, computadores sempre conectados e dispositivos de IoT para consumidores e empresas exigirá mais dados do que as redes 4G atuais podem fornecer de forma sustentável.
Naturalmente, os fabricantes de smartphones estão ansiosos para lançarem seus smartphones com a tecnologia 5G. Por esse motivo, alguns operadores de rede móvel e fabricantes de smartphones podem rotular as tecnologias de rede proprietárias ou de transição como sendo 5G, embora esses dispositivos não recebam todos os benefícios que o 5G “verdadeiro” oferece (ou, pelo menos, as promessas).
Leia também
Vamos então explicar o que é o 5G para você não cair no papo de marketing das fabricantes e acabar com uma armadilha em mãos.
5G: o que é?
5G refere -se à quinta geração de comunicações móveis celulares. Estritamente falando, o padrão da indústria é chamado 5G NR (novo rádio). Ao contrário da quarta geração de comunicações móveis celulares, que possuíam dois padrões concorrentes – LTE e WiMAX – não há padrão concorrente para 5G NR. No entanto, os padrões 5G NR são projetados para serem bastante versáteis, a fim de acomodar uma gama diversificada de casos de uso.
O 5G NR permite que as redes operem em uma variedade mais ampla de frequências, as frequências de reciclagem desocupadas das redes de desativação 2G e 3G, bem como o dividendo digital de espectro desocupado da transição para transmissões de TV digital e frequência extremamente não utilizada (EHF anteriormente não utilizada (EHF) ou frequências de onda milimétrica (MMWAVE), que compreendem a faixa de 30 a 300 GHz.
O padrão 5G NR permite velocidades de até 20 gigabits por segundo, embora este seja um máximo teórico baseado no teste de laboratório do hardware de prova de conceito. Embora os lançamentos iniciais possam atingir apenas velocidades já alcançáveis nas redes 4G atuais, o 5G é projetado para minimizar a latência em comparação com o 4G. Além disso, prevê-se que os modems 5G maduros tenham requisitos de energia modestamente mais baixos que o 4G, estendendo assim a duração da bateria dos smartphones movidos a 5G.
É importante observar que o 5G não é uma atualização incremental ou compatível com os padrões de comunicação móvel existentes. O 5G é separado dos padrões 4G como LTE ou WiMAX e não pode ser entregue a telefones, tablets ou modems sem fio existentes por meio de atualizações de torre ou atualizações de software. Os operadores de rede móvel estão implantando atualizações para sua infraestrutura LTE, incluindo tecnologias como LTE Advanced e LTE Advanced Pro, que permitem velocidades de download em um gigabit em smartphones. Embora valha a pena e os avanços sejam bem -vindos, essas são tecnologias 4G de transição e não fornecem toda a gama de benefícios do 5G NR.
Quais são os benefícios e desvantagens dos smartphones 5G?
Os dois benefícios mais óbvios dos smartphones 5G são latências reduzidas em comparação com as redes 4G e a resiliência contra a degradação do desempenho em áreas densamente embaladas. Estruturas historicamente difíceis de servir através de redes celulares geralmente estão sujeitas a degradação da rede ou interrupção do serviço devido ao número de dispositivos conectados à infraestrutura disponível; Os exemplos incluem prédios de escritórios, que são arquiteturalmente difíceis de servir devido à física das ondas de rádio e grandes estádios destinados a acomodar dezenas de milhares de espectadores. Como o 5G utiliza extensivamente as pequenas torres de células que se comunicam em frequências de ondas milimétricas, essas torres podem atender com mais eficácia clientes nesses tipos de estruturas.
O uso de frequências de ondas milimétricas também é uma desvantagem significativa, pois os projetos precoces da antena e do modem causam calor excessivo em smartphones, o que pode esgotar a carga da bateria rapidamente. Da mesma forma, para as baterias tradicionais de íon de lítio, a exposição excessiva a temperaturas elevadas pode diminuir a vida útil da bateria.
Os avanços na tecnologia celular foram projetados para abordar questões causadas por 5G de banda alta, e é provável que a inovação futura de smartphones também resolva esses problemas, pois o 5G substitui o LTE e mais tempo passou para avaliar seus Efeitos no hardware.
Quais são os dispositivos com rede de celular 5G?
Com o ritmo acelerado das implantações 5G por operadores de rede, os fabricantes de smartphones estão trabalhando para acompanhar. Praticamente todas as fabricantes de smartphones já colocaram o 5G em seus dispositivos, e estão encaminhando para deixar todos os seus aparelhos já adaptados para a nova tecnologia de redes móveis.
Quem está fazendo modems 5G para smartphones?
Sabe-se que cinco empresas estão desenvolvendo modems 5G para uso em smartphones. MediaTek, Qualcomm e Samsung produzirão modems disponíveis para fabricantes de dispositivos. Os telefones Samsung vendidos na América do Norte usam modems Qualcomm, embora as peças de desenvolvimento internamente da Samsung sejam usadas em telefones vendidos na Ásia. Tradicionalmente, a Samsung fornece acesso a componentes a fabricantes de terceiros, enquanto a divisão Hisilicon da Huawei – que também está produzindo modems 5G – não.
O quinto fabricante, a Intel, aposta bem no 5G, embora tenha descartado toda a divisão de desenvolvimento imediatamente após um acordo no processo da Apple contra a Qualcomm sobre royalties de licenciamento de patentes. Com esse acordo, a Apple anunciou um contrato surpresa de suprimentos de chipset de vários anos, fazendo o anúncio em 25 de julho de que a Apple está comprando a maior parte do negócio de modem 5G da Intel uma surpresa significativa.
O modem Balong de primeira geração da Huawei afirma ser capaz de velocidades de download de 2,3 Gbps. A Huawei tambémanunciou um chipset de smartphone 5G capaz de velocidades de download de 6,5 Gbps. Os Kirin SoCs da Huawei não são vendidos a fabricantes de telefones de terceiros; Como resultado, eles só aparecem nos telefones Huawei, bem como em sua sub-marca.
O Helio da Mediatek possui velocidades de download de até 4,7 Gbps e velocidades de upload de até 2,5 Gbps. Ele pode ser executado em redes celulares de 2G a 5G. Desde então, a MediaTek fez de sua série SoC Chip sua linha 5G.
O líder da indústria Qualcomm lançou seu mais recente modem 5G, o Snapdragon X60, com capacidade de até 7,5 Gbps de download. A Qualcomm é geralmente o fornecedor SoC (sistema em um chip) usado pela maioria dos fabricantes de dispositivos Android convencionais nos Estados Unidos.
A Samsung anunciou o modem Exynos 5123, que a empresa indica que é capaz de velocidades de download de 5,1 Gbps para redes sub-6 GHz e 7,35 Gbps em redes de ondas milimétricas. A Samsung usa o Exynos SoCs para smartphones globais desbloqueados, embora os modelos norte-americanos geralmente usem o Qualcomm Snapdragon SoCs, pois esses apresentam compatibilidade com as redes CDMA .
Como faço para obter um smartphone 5G?
É apenas uma questão de tempo até que os smartphones 5G sejam o padrão de fato em dispositivos móveis. De fato, se você planeja comprar um dispositivo principal nos próximos anos, provavelmente terá apenas dispositivos 5G para escolher
As redes 5G, se espalham lentamente pelo país, começando pelas regiões mais urbanas e indo para os interiores, por isso é uma boa possibilidade de que, se você vive em um ambiente urbano ou suburbano, tenha a capacidade para se beneficiar do serviço 5G.
Se você está procurando um dispositivo de orçamento, precisará olhar para o site da sua operadora para ver o que eles oferecem e se o dispositivo em questão é capaz de 5G.
E se precisar de algun esclarecimento, não deixe de perguntar nos comentários abaixo que iremos te ajudar!
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
Motorola Moto G22: um smartphone econômico
App para medir o consumo da internet 3G ou Wi-Fi
Como tirar a senha do moto G?
O que é 2G! Qual a diferença do 3G?