Existem poucas categorias de wearables que oferecem um número tão estonteante de opções como as pulseiras fitness. O número de modelos e marcas está sempre aumentando e entender a função delas e escolher entre os diversos modelos disponíveis está cada vez mais complicado.

Embora a última safra de rastreadores de atividade tenha oferecido rastreamento de passos e de sono, novas pulseiras incluem monitores internos de frequência cardíaca, aumento de sensores, impermeabilização, GPS e notificações de smartphone tornando as últimas pulseiras modelos híbridos entre pulseiras fitness, relógios de corrida e smartwatches.

Outros recursos a serem considerados incluem o software do aplicativo, a duração da bateria e a facilidade com a qual você pode sincronizar seus dados de volta para o telefone ou para a web. Faça a escolha certa, no entanto, e este pequeno pedaço de tecnologia pode fazer você viver mais saudável e se sentir melhor. É onde entramos …

O que é a pulseira fit e para quê serve?

Enquanto as pulseiras fitness explodiram em popularidade, vale a pena levar um segundo para considerar o que você quer dela.

Rastreadores de condicionamento físico, em geral, rastrearão sua atividade diária em termos de etapas e calorias queimadas através do movimento. Você define uma meta de quão ativo você quer ser e eles vão te dar um guia aproximado do quanto você é bem sucedido. No entanto, pulseiras fitness são muitas vezes cercadas por equívocos, parcialmente alimentados pela linguagem opaca e promessas dos fabricantes.

Embora muitos monitores de atividade física registrem explosões de atividade, eles não são adeptos de métricas avançadas de esportes específicos. Aqueles que praticam natação, fança e Pilates, por exemplo, só receberão um relatório do movimento ou da frequência cardíaca dessas sessões e da queima calorífica e não uma quebra de desempenho.

Outro equívoco comum é sobre corrida e ciclismo. Sem o GPS, os rastreadores de condicionamento físico não podem informar com precisão seu ritmo ou distância e, portanto, são muito inferiores a um relógio de corrida dedicado. Eles podem, no entanto, oferecer um guia básico para seus treinos. Alguns modelos mais modernos já oferecem até GPS, o que pode ajudar a monitorar os caminhos que você realizou, o quanto caminhou e mais.

Se você quer uma ferramenta para ajudar na prática de esportes e no monitoramento do seu desempenho, a pulseira fitness é uma excelente escolha, e as dicas abaixo vão te ajudar a navegar entre as diversas opções disponíveis.

Design do monitor de atividade física

Enquanto a maioria dos rastreadores envolve seu pulso, há modelos que prendem a sua roupa e podem ser mais confortáveis ​​de usar no pulso. Alguns rastreadores também podem ser usados ​​em clipes ou em bolsos, ou intercambiar entre pulseiras e clips. Alguns modelos vem com uma variedade de acessórios elegantes que permitem até que você use o rastreador em volta do pescoço como um pingente.

E enquanto a escolha costumava ser sobre quais as cores escolher ou se o modelo tinha ou não uma tela, os relógios inteligentes agora estão oferecendo ainda mais opções, com telas coloridas e diversos apps para ajudar no monitoramento da sua atividade física.

Funções das pulseiras fitness

Uma pulseira fitness ajuda a monitorar dados sobre sua saúde e auxiliam em uma rotina de exercícios físicos. (Foto: Forbes)

Pulseira de monitoramento à prova d’água

Há um punhado de monitores fitness que podem ser levados para a piscina e informar sobre suas sessões de natação. Eles rastrearão comprimentos na piscina, enquanto outros podem gravar duração e queima de calorias. Os melhores modelos detectarão as braçadas e oferecerão dados sobre sua técnica, oferecendo muito mais para os nadadores obcecados. Nenhum deles pode detectar a freqüência cardíaca na piscina pois para isso, você teria que se mudar para relógios esportivos apropriados. E mesmo assim, não é tão bom o resultado

Entendendo a tecnologia de frequência cardíaca do monitor de atividade

O monitoramento da frequência cardíaca em pulseiras fitness é agora comum, proporcionando um grande aumento na precisão em termos da queima calórica do seu dia. No entanto, o tipo de rastreamento difere enormemente. Alguns modelos monitoram sua frequência cardíaca 24 horas por dia, sete dias por semana, e anotam sua frequência cardíaca de repouso quando você acorda, o que é uma grande métrica para melhorar sua saúde. Eles também rastrearão sua frequência cardíaca durante uma sessão cronometrada. Outros só começam a monitorar quando você configura o app para tal ou durante a prática de esportes.

Monitor de atividade física com ou sem tela?

Opte por uma pulseira com um monitor incorporado e pode monitorizar o tempo e os objetivos de fitness sem ativar um aplicativo do celular. Isso significa um modelo com uma tela, mesmo que pequena. No entanto, uma tela geralmente acrescenta um pouco ao preço, então pense duas vezes para saber se você realmente precisa de uma.

Quantos dados você precisa de um monitor de atividade física?

Os passos tomados e seu sono são as duas principais áreas de foco para a maioria dos rastreadores, embora a precisão relativa de cada um seja difícil de avaliar pois esses rastreadores de fitness medem seus movimentos durante o dia e a noite e tentam adivinhar até onde você está andando e quão bem você está dormindo.

O importante é que a tecnologia nos rastreadores atuais é boa, mas não perfeita. Até que o rastreamento GPS se torne a norma nos rastreadores de atividades físicas, use-os como auxílios motivacionais, em vez de monitores cientificamente precisos.

Muitos rastreadores também podem tomar nota de seus treinos, sessões de natação, ciclismo e outros tipos de exercício, embora você normalmente precise informar ao seu rastreador o que está fazendo a cada vez.

Veja quais informações seriam importantes para seus exercícios antes de comprar um modelo.

O aplicativo é tão importante quanto a pulseira fitness

O aplicativo para dispositivos móveis que acompanha sua pulseira é uma parte vital da equação, permitindo que você analise seus dados, defina metas, desafie seus amigos e assim por diante. Antes de mais nada, verifique se o seu rastreador funciona com o seu celular preferido (a maioria agora suporta Android e iOS).

Também pode haver uma enorme discrepância em termos de qualidade entre os aplicativos Android e iOS de uma marca. Compare as versões antes da compra para não passam grande frustração. Verifique as avaliações de usuários e outros compradores antes de comprar o seu modelo.

Vida útil da bateria e carregamento da pulseira fit

A vida útil da bateria é um fator importante a ser considerado, já que ter que carregar sua pulseira a cada poucos dias pode ser um verdadeiro problema nas suas tentativas de rastrear seu regime de condicionamento físico, e crucialmente pode significar que você precisa deixá-la em casa ou se esgotar durante um dia de trabalho.

As pulseiras agora se enquadram em dois campos: as que exigem recarga a cada cinco dias por meio de um cabo USB e dispositivos que usam uma bateria que dura cerca de seis meses. Pesquise e encontre o modelo que se encaixa nas suas necessidades. Vale lembrar que um smartwatch pode exigir uma carga diária para uso.

Qual pulseira fitness vocês escolheram? Como fizeram a escolha?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)