Tablet diferem de laptop padrão e sistemas de desktop pois usam principalmente uma interface touchscreen e muitas vezes são menores e mais portáteis do que os outros sistemas de computador. Sua interface única pode fazer algumas aplicações mais fáceis de usar, mas as restrições de hardware também podem desacelerar tarefas comuns, tais como digitação e jogos. À semelhança de outros computadores, tablets vêm em uma variedade de modelos e executado em uma variedade de diferentes plataformas de sistemas operacionais, principalmente Android, Windows 8 e iOS.

Antes de falarmos sobre os acessórios que complementam estes aparelhos, é bom que falemos sobre as características principais dos tablets.

Hardware

Ao contrário dos computadores portáteis, tablets têm apenas uma única superfície que funciona como a tela e dispositivo de entrada principal. Tablets mais velhos geralmente apresentavam uma tela sensível ao toque que exigia uma caneta para funcionar corretamente, mas os modelos mais recentes costumam usar telas de toque capacitivo, que podem incluir o suporte multi-toque. Há modelos também com suporte à canetas. A maioria dos tablets incluem portas de conexão padrão para o uso de fones de ouvido, USB e outros acessórios de computador, embora a conectividade disponível varia conforme o modelo. Há também a conectividade Wi-Fi, e muitos podem também acessar a Internet usando uma conexão 3G. Alguns tem até acessórios que os transformam em aparelhos híbridos entre tablets e laptops.

Benefícios do tablet em relação a notebooks e PCs

A interface de toque do tablet faz algumas tarefas comuns mais intuitivas, e os dispositivos facilitam a navegação na Web e navegação baseada em gestos. A entrada única também dá aos usuários o acesso a jogos e aplicações artísticas que podem revelar-se difíceis de serem controlados usando um mouse e um teclado tradicional. A falta de peças móveis e design compacto de tablet também os torna bons companheiros de viagem, já que eles permanecem fáceis de usar, sem uma mesa ou superfície plana.

Teclados Bluetooth

Acessórios como os teclados sem fio podem facilitar a vida de usuários de tablets em alguns momentos. (Foto: buyincoins.com)

Teclados e acessórios para tablets valem a pena?

É justamente nas restrições de um tablet que torna o uso de acessórios algo necessário. A falta de um teclado físico pode fazer processamento de texto e outros aplicativos de digitação intensiva mais difíceis em tablets, já que a maioria dos dispositivos que necessitam de recorrer a um teclado virtual exibido na tela. Teclados e acessórios externos podem atenuar este problema, mas tiram a portabilidade inerente de um tablet. Sua estrutura compacta também significa que eles muitas vezes não têm o poder de computação de notebooks ou PCs, tornando jogos e uso intensivo de recursos e outras aplicações não completamente funcionais.

Acessórios como capas e fones de ouvido vão de acordo com o gosto do usuário. Há baterias maiores que também podem ser compradas no mercado.

Os acessórios valem a pena se você usar o tablet com certa frequência e gosta da portabilidade do aparelho. Porém, se você quer usar o tablet como notebook, não existe acessório algum que será capaz de torná-lo tal aparelho, uma vez que a utilidade de um notebook não se limita apenas à presença do teclado, mas também de um sistema operacional voltado para o uso específico. Os acessórios maiores, com certeza tiram a maior vantagem do tablet, mas podem complementar o uso em um bom aparelho.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)