Qual a diferença entre tablet e celular?

Em Dúvidas de aparelhos e apps por André M. Coelho

Tablets, smartphones, phablets. São tantos termos usados para descrever aparelhos que são quase a mesma coisa que é até um pouco difícil entender as diferenças entre eles. Por isso, se tornar muito importante entender um pouco cada um destes aparelhos para você não se confundir mais e entender qual o melhor uso de cada um deles e como comprar aquele que melhor atende suas necessidades.

O que é um tablet?

Tablet é um dispositivo que tem uma interface de tela sensível ao toque e, geralmente, de 7 a 10 polegadas. Normalmente não tem recursos para ligações ou envio de sms. Exemplos como o iPad, Samsung Galaxy Tab, Motorola Xoom, Google Nexus 7 e 10, Kindle Fire e outros.

Leia também

Seu uso é mais focado no consumo de mídia, seja ela em forma de vídeo, texto, áudio ou jogos. É difícil usar um tablet para produção de mídia, mas alguns Djs já usam iPads para discotecar e alguns desenhistas já usam os tablets para desenhar.

O que é um smartphone?

Um smartphone moderno tem as mesmas características de um tablet só que em menores proporções. Geralmente têm diferentes tamanhos de tela, de 3 polegadas a 5 polegadas. Como exemplos, temos o Samsung Galaxy Mini, Motorola RAZR, o iPhone e outros. Seu principal uso é a comunicação, porém, ele acaba fazendo um pouco de tudo, desde comunicação até consumo constante de diferentes mídias, anotações e produtividade no trabalho.

Diferentes tamanhos para vários perfis

Os diferentes tamanhos dos aparelhos também significam diferentes usos para eles, que podem ser também diferentes para cada tipo de usuário. (Foto: worldofphones.net)

O que é um Phablet?

Phablet é um Smartphone e Tablet combinados que tem um tamanho de tela entre 5 e 7 polegadas e é projetado para incorporar ou complementar as funções de telefones inteligentes e tablets. Um aparelho desse tipo é geralmente maior que um smartphone, mas menor do que um tablet. Não há um limite para o tamanho de um phablet, mas a indústria e os sites especializados adotam como 6,9 polegadas o tamanho máximo de um phablet, já que o Nexus 7 e o Kindle Fire já entram como modelos mais básicos de tablets. Exemplos de phablets são o Galaxy Note I e II e o Sony Xperia Z.

Quais as diferentes entre tablets, smartphones e phablets?

Embora maior do que um telefone inteligente, phablets tendem a ser menores e mais finos que um tablet, tornando-se convenientes para o transporte em bolsas, bolsos e mochilas. Phablets normalmente são usado para acesso à web móvel e multimídia, incluindo atividades que exigem uma tela grande.

Já um tablet com sua tela maior é feito principalmente e quase que unicamente para o consumo de mídias. É bem incômodo usar um tablet para digitar e nem um pouco ergonômico.

O smartphone completa o trio, com a diferença principal em tentar ser um equilíbrio entre ferramenta de comunicação e consumo moderado de mídia.

Quem está em dúvidas entre qual tipo de aparelho escolher, pode muito bem pegar um phablet. Eu tenho meu Galaxy Note II e estou bem satisfeito com ele. Quem tem mãos pequenas pode ficar mais satisfeito com a combinação entre um smartphone e um tablet, mas vai acabar gastando um pouco mais para ter uma dupla de qualidade.

Ficou alguma dúvida? Você já sabe que combinação vai fazer? Compartilhe suas ideias nos comentários e ajude outros leitores que podem ter as mesmas dúvidas e/ou certezas que você!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário